Cidade Cultura

MPB4 celebra “60 anos de MPB” em turnê comemorativa

Depois do Rio, onde se apresentou no fim de semana no Teatro Rival Petrobras, o quarteto viaja para Belo Horizonte e Brasília

O quarteto MPB4 celebrou, no último fim de semana, no Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia, suas seis décadas de carreira. O tradicional e quase centenário palco carioca, que já recebeu Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Alcione, Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila, João Nogueira, Cauby Peixoto, Elza Soares, João Bosco e inúmeros outros representantes da música popular brasileira, estava lotado de um público saudosista e que cantou em coro as 26 canções encenadas pelo grupo.

Depois do Rio, o MPB4 segue na estrada e toca nesta sexta-feira (4) em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, em show conjunto com a dupla Kleiton & Kledir. Em seguida, o grupo viaja para Brasília, onde se apresenta nos dias 25, 26 e 27 na Sala Martins Pena. A turnê faz parte do lançamento do disco “60 anos de MPB”.

MPB4 cantou “Notícias do Brasil”, de Milton Nascimento, no show no Teatro Rival Petrobras no fim de semana. Vídeo: Daniela Oliveira/Agência UVA

Seis décadas em show
No show no Rival, Aquiles Reis, Milton Lima dos Santos Filho, o Miltinho, Dalmo Medeiros e Paulo Malaguti subiram ao palco emocionados com a celebração: “é muito bonito festejar 60 anos de carreira cantando para vocês”, disse Miltinho.

Em cerca de duas horas, o quarteto apresentou um repertório alternando entre grandes sucessos e momentos especiais com convidados. A banda Fluctua, integrada por Moreno Leon e dois filhos de falecidos integrantes do MPB4, João Faria (filho de Ruy Faria, 1937 – 2018) e Edu Waghabi (filho de Antônio José Waghabi Filho, 1943 – 2012), o Magro, teve participação especial cantando composições autorais e também “Falando de Amor” (Tom Jobim) e “Cicatrizes” (Miltinho e Paulo César Pinheiro).

Show contou com a participação do trio Fluctua, que cantou músicas autorais e também “Falando de amor”, de Tom Jobim. Vídeo: Daniela Oliveira/Agência UVA

A abertura do show foi com “Mascarada” (Chico Buarque), apresentada por Miltinho, seguida de clássicos como “Notícias do Brasil” (Chico Buarque/João Bosco) por Aquiles, “Cálice” (Chico Buarque/Gilberto Gil) com Miltinho, e “Gota D’Água” (Chico Buarque/Pauleira) com Dalmo. O meio do show trouxe “Apesar de Você” (Chico Buarque) e “Que Tal um Samba” (Chico Buarque), com Miltinho.

A segunda parte incluiu “Milagres” (Milton Nascimento/Fernando Brant) por Miltinho, “Velas Içadas” (Dori Caymmi) com Aquiles, encerrando com os icônicos “Roda Viva” (Chico Buarque) por Aquiles e “O Cantador” (Dori Caymmi/Nelson Motta). O bis surpreendeu com o medley “Vira Virou/Quem Te Viu” (a primeira, de Kleiton e Kledir; a segunda de Chico Buarque/Jards Macalé). O repertório destacou a pluralidade do grupo, mesclando canções de protesto, sambas e poesia musical.

Disco
O quarteto vocal MPB4 lançou o álbum “60 Anos de MPB”, registrando sua trajetória de seis décadas na música brasileira. O disco foi gravado ao vivo no Rio de Janeiro e contém 14 faixas, incluindo composições de Chico Buarque, Milton Nascimento, Edu Lobo e Joyce, além de canções menos conhecidas do grupo como “Onde Andará” (Jards Macalé e Luiz Carlos Sá). A produção ficou a cargo de Miltinho (último fundador ativo) e Aquiles Rique Reis, com direção musical de Jaques Morelenbaum.

O álbum reúne desde sucessos como “Roda Viva” (Chico Buarque) e “Casa no Campo” (Edu Lobo e Zé Rodrix) até registros menos frequentes em seu repertório, como “Toada” (Milton Nascimento). A cantora Joyce participa da faixa “Vida Boa”. O trabalho está disponível em CD e nas plataformas digitais.

Foto de Capa: Daniela Oliveira/Agência UVA

Reportagem de Daniela Oliveira

LEIA TAMBÉM: O pecado original subequatorial
LEIA TAMBÉM: Alaíde Costa lança álbum em tributo à Dalva de Oliveira e é destaque da música

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “MPB4 celebra “60 anos de MPB” em turnê comemorativa

  1. Pingback: Painel no Rio Innovation Week com Mumuzinho debate impactos do uso de IA no mercado musical | Agência UVA

Deixe um comentário