O Botafogo venceu, mas não convenceu em sua estreia na Copa do Mundo de Clubes. A equipe alvinegra passou por sustos na vitória por 2 a 1 sobre o Seattle Sounders, na noite do último domingo (15), no estádio Lumen Field, em Seattle. Jair Cunha e Igor Jesus marcaram de cabeça, ainda no primeiro tempo, os dois gols do Glorioso.
O jogo foi de equilíbrio absoluto nos 25 primeiros minutos, com as equipes se alternando nas iniciativas ofensivas. O Botafogo finalizou duas vezes com perigo antes de abrir o placar: Igor Jesus, de cabeça, e Alex Telles, em um belo chute de primeira que obrigou o goleiro Frei a fazer boa defesa.
Em um lance inusitado, Artur e o lateral Nouhou Tolo, do Seattle, se desentenderam e iniciaram uma discussão que terminou em empurrões dos dois lados. O defensor camaronês se exaltou mais e empurrou com força o meia botafoguense. Artur caiu, e o árbitro marcou falta perigosa a favor do Botafogo. Na cobrança, Alex Telles cruzou na medida, e Jair Cunha subiu livre para marcar o primeiro gol brasileiro na Copa do Mundo de Clubes.
O time da casa sentiu o golpe e não conseguiu manter a mesma efetividade na troca de passes, perdendo importantes duelos no meio-campo, que é o principal setor da equipe norte-americana. Já nos minutos finais do primeiro tempo, uma boa troca de passes entre Artur e Vitinho resultou em um cruzamento preciso que encontrou a cabeça de Igor Jesus. O atacante deslocou o goleiro Frei com um toque no cantinho, ampliando a vantagem do clube carioca.
O segundo tempo foi dominado pela equipe da casa, que criou inúmeras chances para diminuir a vantagem e até mesmo empatar o jogo. Ao todo, o Seattle Sounders finalizou 23 vezes na partida, sendo 19 dessas tentativas apenas na etapa final. Aos 30 minutos, após um bate-rebate na área, Christian Roldan chutou, a bola desviou em Igor Jesus e entrou lentamente no gol defendido por John.
Os minutos finais foram de alta pressão por parte dos mandantes, com direito a grandes defesas do goleiro alvinegro. Os reforços do Botafogo para a temporada não estrearam bem. Joaquim Corrêa entrou logo no início do segundo tempo, mas pouco criou. Já Arthur Cabral, que entrou na parte final da partida, também teve poucas oportunidades.
O Botafogo segurou a pressão do Seattle Sounders e saiu do Lumen Field com três pontos importantíssimos. Apesar disso, a atuação não agradou ao técnico Renato Paiva, que reconheceu a má performance da equipe na coletiva pós-jogo.
“Nós começamos o jogo muito bem, tivemos oportunidades, fizemos gols. O primeiro tempo foi OK. No segundo, teve mais intensidade do oponente, chutaram mais a gol, nos sentimos um pouco cansados. Senti o time um pouco cansado e com dificuldade de controlar a agressividade e intensidade do adversário. Não foi um jogo muito bom nosso, mas o primeiro jogo em competição desse tipo é difícil pela ansiedade. Fizemos três pontos, começar com vitória é sempre importante”, afirmou Paiva, em entrevista ao portal norte-americano DAZN.
Apesar da atuação insatisfatória da equipe carioca, o Botafogo somou três pontos importantes, que lhe renderam a vice-liderança do grupo, atrás apenas do PSG, que havia derrotado o Atlético de Madrid por 4 a 0.
O próximo confronto do clube alvinegro será na quinta-feira (19), contra o atual campeão da Liga dos Campeões, Paris Saint-Germain, no estádio Rose Bowl, em Los Angeles. A bola rola às 22h, horário de Brasília.
Foto de capa: Vítor Silva/Botafogo
Reportagem de Tales Vieira, com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Palmeiras e Porto empatam sem gols na estreia da Copa do Mundo de Clubes
LEIA TAMBÉM: Torcedores brasileiros contam expectativa para primeira Copa do Mundo de Clubes da história

Pingback: Flamengo supera o Esperancé na estreia da Copa do Mundo de Clubes | Agência UVA
Pingback: Thunder vence Pacers no jogo cinco e fica a uma vitória do título da NBA | Agência UVA
Pingback: Fluminense domina Borussia Dortmund mas apenas empata na Copa do Mundo de Clubes | Agência UVA