Cidade Cultura Literatura

Bienal do Livro 2025: primeiro final de semana é marcado por ingressos esgotados

Sábado (14) entrou para a história como uma das únicas vezes em que houve sold out no evento

Na última sexta-feira (13), começou mais uma edição do famoso evento literário, a Bienal do Livro. O evento é ainda mais especial neste ano, já que o Rio de Janeiro foi eleito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a nova Capital Mundial do Livro.

A edição deste ano já começou sendo histórica, marcando uma das raras vezes na história do evento em que os ingressos se esgotaram no sábado (14). Confira um resumo dos principais destaques do primeiro fim de semana do evento.

Dia 13/06: sexta-feira

O dia começou com uma cerimônia de abertura na presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Mais tarde, o evento contou com a presença de Helio De La Peña, Pedro Bial, Ruy Castro, Taís Araújo, entre outros.

Ainda neste dia, aconteceu uma sessão de cinema ao ar livre na Praça Além da Shell, com a exibição de adaptações literárias, como por exemplo “Como Treinar o Seu Dragão” e “O Menino no Espelho”.

A Praça Além da Shell é palco para diversas atividades ao longo do dia.
(Foto: Divulgação/Bienal do Livro)

Dia 14/06: sábado

O segundo dia do evento foi um dos mais históricos até então, uma vez que foi uma das raras vezes em que todos os ingressos se esgotaram. O sábado contou com um concurso de cosplay, que reuniu diversas pessoas vestindo os mais variados personagens literários. A programação se encerrou com a presença da autora best-seller Lynn Painter, que veio divulgar seu mais novo lançamento no Brasil, o livro “Sorte no Amor”.

O dia terminou com a exibição exclusiva de um trecho do novo filme ainda não lançado, “Maurício de Sousa – O Filme”, na Praça Além da Shell. O evento contou com a presença do ator Mauro Sousa, que será o protagonista e interpretará o próprio pai, além do diretor Pedro Vasconcelos.

Lynn Painter foi o grande nome do segundo dia de evento.
(Foto: Divulgação/Bienal do Livro)

Dia 15/06: domingo

O último dia do primeiro fim de semana contou com a presença de nomes voltados a arte a cultura nacional como Thalita Rebouças, Clara Moneke, Lázaro Ramos, Gabz, Bruno Gagliasso e Heloísa Périssé.

O autor coreano Kim Ho-Yeon foi o grande destaque internacional do dia. Autor de sete romances e três livros de não ficção, ele coleciona diversos prêmios literários. O domingo ainda terminou com a exibição do filme de animação nacional Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca.

Uma grande novidade desse ano é o Book Park que conta com ativações como roda gigante, Escape Room e um labirinto literário.
(Foto: Divulgação/Bienal do Livro).

O evento continua durante a semana e se encerra no próximo domingo (22). Você pode acompanhar a cobertura completa na Agência UVA, tanto no site quanto nas redes sociais.

Foto de capa: Divulgação/Bienal do Livro

Reportagem de Cássia Verly, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Pré-estreia, Escape Room e roda gigante: saiba tudo sobre a Bienal do Livro 2025

LEIA TAMBÉM: Lynn Painter arrasta multidão de leitores em bate-papo na Bienal do Livro

3 comentários em “Bienal do Livro 2025: primeiro final de semana é marcado por ingressos esgotados

  1. Pingback: Descaso com banheiros públicos afeta o dia a dia e o lazer no Rio de Janeiro  | Agência UVA

  2. Pingback: Bienal do Livro: Carina Rissi conta detalhes sobre seu processo criativo | Agência UVA

  3. Pingback: Book Park fez sucesso na Bienal do Rio | Agência UVA

Deixe um comentário