A seleção feminina de vôlei iniciou sua campanha na Liga das Nações jogando em casa, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Dos quatro jogos disputados nesta primeira semana, o Brasil venceu três, sendo superado apenas pela Itália, atual campeã olímpica. A equipe encerrou a primeira semana na quinta colocação da competição.
O retorno às quadras foi contra a República Tcheca, estreante da competição. A seleção verde e amarela levou a melhor diante da torcida que lotou o Maracanãzinho, vencendo por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/20 e 25/17.
O jogo começou tenso e equilibrado, mas as brasileiras foram superiores e logo assumiram o controle da partida. Na última parcial, dominando o jogo, o Brasil confirmou a vitória sem maiores dificuldades. Ana Cristina foi o destaque da partida, sendo a maior pontuadora, com 16 pontos.

O segundo confronto foi um reencontro com os Estados Unidos, responsável por eliminar o Brasil da disputa pelo ouro nas Olímpiadas de Paris 2024. Desta vez, quem levou a melhor foram as brasileiras, que venceram por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/17 e 25/19.
As donas da casa ditaram o ritmo do jogo do início ao fim, as americanas até chegaram a encostar em algumas parciais, mas o Brasil soube aproveitar os erros das adversárias e ampliou o placar. O bloqueio e o ataque foram arrasadores, e Ana Cristina, mais uma vez, se destacou, anotando 20 pontos.

Um dos jogos mais difíceis da semana foi contra a Alemanha, as anfitriãs garantiram a vitória no tie-break, vencendo por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 21/25, 23/25, 25/20 e 18/15. A seleção brasileira viu as adversárias abrirem vantagem, mas conseguiu reagir e fechar a primeira parcial na frente com apoio do Maracanãzinho lotado. No set seguinte, porém, não manteve o ritmo, permitindo a virada das alemãs, que também venceram a terceira parcial, abrindo 2 sets a 1.
Em um quarto set mais equilibrado, o Brasil voltou a acertar o bloqueio e o contra-ataque, aumentando a vantagem e forçando o tie-break. No set decisivo, a equipe brasileira continuou firme, aproveitando os erros das adversárias para garantir a vitória. Ana Cristina foi, mais uma vez, decisiva, somando 21 pontos.

A última partida na capital carioca foi contra as italianas, que levaram a melhor e venceram as anfitriãs por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/18 e 29/27. O Brasil chegou a abrir vantagem na primeira parcial, aproveitando os sucessivos erros das rivais, mas as adversárias se reorganizaram e conseguiram fechar o set.
A segunda parcial também começou com as brasileiras na frente, mas, desta vez, foram as italianas que aproveitaram os erros do Brasil e viraram o placar. No terceiro set, a Itália manteve o ritmo e abriu vantagem logo no início.
Empurradas pela torcida, as brasileiras conseguiram buscar o empate, mas um erro de saque no fim acabou sendo decisivo, e as italianas fecharam o set e garantiram a vitória.

Agora, a seleção feminina segue para a Turquia, onde dará continuidade à fase classificatória da Liga das Nações. Em Istambul, o Brasil retorna às quadras no dia 18 de junho, enfrentando a Bélgica na primeira partida. Em seguida, encara o Canadá, a República Dominicana e, por fim, as anfitriãs turcas.
Foto de capa: Mauricio Val/FV Imagem/CBV
Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Brasil volta às quadras pela Liga das Nações de Vôlei
LEIA TAMBÉM: Brasil vence o Paraguai e garante vaga na Copa do Mundo de 2026

0 comentário em “Seleção feminina de vôlei encerra primeira semana com três vitórias na Liga das Nações”