A Bienal do Livro começou nesta sexta-feira (13) e promete movimentar o público durante 10 dias, com uma programação diversa que reúne autores nacionais e internacionais, criadores de conteúdo e temas atuais do universo literário. A Agência UVA selecionou os principais destaques do primeiro fim de semana do evento.
Sábado, 14 de junho
12h – Café Literário Pólen – Escrever sobre si, escrever sobre todos
Vindos do universo da comunicação e do humor, Tati Bernardi e Panayotis Pascot navegam pelo riso e pela vulnerabilidade, mostrando como a literatura contemporânea abriu espaço para novas vozes. Em suas obras, os autores compartilham suas experiências pessoais — às vezes com um toque de ficção — que emocionam pela identificação que geram no leitor. É um encontro de vozes que rompem as tradicionais formas de escrita e se colocam como potentes nomes da literatura.
13h – Palco Apoteose Shell – Criadores de Mundos: Fantasia, Mitologia e Heróis
Espadas em punho, dragões e outras criaturas fantásticas e heróis com dilemas bem reais: nesta mesa, três autores que dominam a arte de criar universos falam sobre fantasia à brasileira. Eduardo Spohr, Karen Soarele e Affonso Solano exploram como mitologia, história e cultura pop se entrelaçam em suas tramas — com arquétipos heroicos, conflitos épicos, toques de humor e crítica social. Um papo sobre imaginar mundos para entender melhor o nosso.
14h30 – Praça Além da Página Shell – Trope Lovers: Um encontro de Comédias Românticas
De fake dating a enemies to lovers, fãs de comédias românticas se reúnem para celebrar suas histórias favoritas. Um painel interativo entre leitores: bate-papo, curiosidades e dinâmicas literárias inspiradas nas tropes mais queridas do gênero.
17h – Palco Apoteose Shell – Entra na Roda com Lynn Painter
A autora de “Melhor do que nos filmes” e “Apostando no amor” entra na roda para um bate-papo descontraído. Entre risadas, curiosidades e bastidores, Lynn comenta sobre suas histórias cativantes, personagens apaixonantes e o que faz um romance conquistar tantos corações.
17h30 – Praça Além da Página Shell – Torneio de Fantasias Literárias
Leitores de todas as idades transformam seus personagens favoritos em fantasia e sobem ao palco para celebrar suas sagas prediletas. Com um desfile ao vivo e a votação do público, o torneio premia as fantasias mais incríveis do universo da literatura.
Confira a programação completa do dia 14/06:
Domingo, 15 de junho
10h30 – Praça Além da Página Shell – A Loja de Conveniência e o Consultório Literário
Kim Ho-yeon é o convidado para experimentar a cultura (e a comida!) das lojas de conveniência no Brasil e falar sobre seu sucesso “A inconveniente loja de conveniência”. Depois, uma conversa sobre o poder transformador da leitura e como os livros nos acompanham, inspiram e acolhem.
11h – Palco Apoteose Shell – Curto-Circuito: Eu ❤️ Diários!
Segredos, aventuras e reviravoltas: Maidy Lacerda, Thalita Rebouças e Flavia Lins e Silva mostram como cada diário pode ser o começo de uma história gigante.
15h – Palco Apoteose Shell – Entre Prateleiras e Afetos
Entrevista com Kim Ho-yeon, autor de “A Inconveniente Loja de Conveniência”. Nesta conversa, ele compartilha os bastidores dos livros que conquistaram leitores ao redor do mundo com sua delicadeza e esperança. Uma conversa sobre processo de cura, o poder da gentileza, da empatia, dos laços invisíveis que nos conectam e o papel da literatura em tempos de pressa e exaustão.
17h – Palco Apoteose Shell – Páginas no Palco: A Flor da Pele – Encontros e Leituras da obra de Lázaro Ramos
Ator, diretor, escritor, apresentador, Lázaro Ramos é hoje um dos artistas mais relevantes do nosso país e uma das vozes de maior importância para refletirmos sobre as negritudes. Livros para adultos e crianças, filmes, peças, séries, novelas e muitas ideias compõem a escrita da vida e da obra de Lázaro, que estará no centro da nossa cena. Convidamos artistas muito especiais para entrevistá-lo e para ler trechos de alguns de seus livros. Será uma linda costura afetiva trançada para ouvirmos juntos esse grande criador que ilumina a cultura brasileira.
18h – Café Literário Pólen – Páginas na Tela: O anúncio da morte como reinvenção da vida
Como receber um diagnóstico de uma doença que pode impactar na continuidade da vida? Como encarar esse momento que traz dor e mexe com toda a estrutura emocional, familiar e de nossa rede de apoio? Como fazer de um limão uma limonada? Quem cuida de quem nos cuida? As convidadas Ana Claudia Quintana Arantes, Heloisa Périssé e Clélia Bessa discorrem sobre o tema com humor e profundidade usando o filme “Câncer com Ascendente em Virgem” para ilustrar a conversa.
19h – Palco Apoteose Shell – Amor, ciência e todas as variáveis: Uma conversa com Alexene Farol Follmuth
Autora de “A Mecânica do Amor” e “Noite de Cavaleiros”, Alexene Farol Follmuth cria histórias que misturam genialidade, emoções à flor da pele e romances irresistíveis. Nesta entrevista, a autora fala sobre seus processos de criação, os desafios de escrever com humor e sensibilidade, e como é dar voz a histórias sobre garotas brilhantes, imperfeitas e apaixonáveis.
Confira a programação completa do dia 15/06:
Além da programação, esse ano o evento conta com diversas ativações como Labirinto, Escape Room e Roda Gigante para os visitantes aproveitarem. O Labirinto das Palavras fica logo na entrada do evento e precisa enfrentar uma fila para percorrer o trajeto com corredores inspirados em livro como “Alice no País das Maravilhas”, “Wicked” e mais. Para entrar no Escape Room é preciso agendar um horário para conferir uma das quatro salas. Para andar na Roda Gigante é preciso garantir o ingresso no Ticket 360. Fora os estades dos expositores repletos de promoções para aproveitar.
Foto de capa: Fernando Frazão/Agência Brasil
Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de Gabriel Ribeiro
LEIA TAMBÉM: Pré-estreia, Escape Room e roda gigante: saiba tudo sobre a Bienal do Livro 2025
LEIA TAMBÉM: Bienal do Livro cria memórias há 40 anos

Pingback: “Phantasma” explora romance sobrenatural dentro de uma competição sombria | Agência UVA
Pingback: Orgulho em Cena: 10 nomes LGBT+ que são parte da história no cinema | Agência UVA