Na última quinta-feira (12), ocorreu a última palestra da programação da SECOM 2025, com a presença do ex-aluno de Publicidade da Veiga de Almeida, Armando Aguiar, que é especialista em mídia e performance. Na área, ele já trabalhou para empresas como a XP Investimentos e na promoção de eventos culturais. Armando falou sobre sua trajetória e explicou como funciona esse mercado, além de dar dicas de como ingressar na área de tráfego pago.
Ele contou o que o levou a migrar para essa função, já que, durante a faculdade, atuou com audiovisual em estágios e dentro dos laboratórios da universidade, como na TV UVA, e acreditava que seguiria por esse caminho. No entanto, viu oportunidades no segmento de tráfego pago, passou a estudá-lo e se especializar. Um dos conselhos de Armando para os alunos foi justamente não ter medo de errar e explorar diversas áreas, ele mesmo mudou de jornalismo para publicidade no início da graduação.

Ao entrar na parte em que falou sobre seu trabalho, por meio de diversos slides, Armando explicou o conceito de tráfego pago de maneira bastante didática e simples, além de destacar sua importância para as empresas:
“Nosso trabalho não é apenas gerar cliques, mas leads e resultados para a empresa”, explicou o gestor.
Ele abordou as principais plataformas utilizadas para o tráfego, como Google Analytics e o Claraty, além de apresentar conceitos como alcance, impressões, ROAS e custódia, que fazem parte desse universo. Também ressaltou como esse segmento pode ser multidisciplinar, exigindo conhecimentos de diversas áreas da comunicação. Segundo ele, os anúncios no contexto digital são essenciais para qualquer empresa:
“Atualmente, um gestor de tráfego é uma referência estratégica, não só quem sobe anúncios”, pontuou Armando.
Por fim, Armando respondeu a perguntas dos alunos, falou um pouco sobre seu atual trabalho em uma agência americana e comentou as diferenças culturais, tanto na relação com os clientes quanto na criação dos anúncios e mostrou cases de seus outros trabalhos. Ele também deu dicas de carreira para os estudantes, como fazer networking, participar de projetos da faculdade e não ter medo de mudar de área, se necessário.
Foto de capa: Pexels
Reportagem de Karla Maia
LEIA TAMBÉM: Secom 2025: Oficina debate política na cultura digital e uso de Inteligência Artificial
LEIA TAMBÉM: Secom 2025 comemora os 30 anos do curso de Comunicação Social da UVA

Pingback: Secom 2025: Palestra de encerramento tem como tema tráfego pago e marketing digital – Zaplim