Neste domingo (1), Oscar Piastri brilhou mais uma vez e venceu o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, conquistando sua quinta vitória na temporada. A McLaren ainda comemorou o segundo lugar de Lando Norris, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.
A corrida teve poucos desafios na ponta, mas muita disputa nas posições intermediárias, com destaque para Max Verstappen, punido com dez segundos após se envolver em um toque com George Russell. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Kick Sauber, batalhou por seus primeiros pontos, mas cruzou a linha de chegada na mesma 12ª posição em que largou.
Piastri dominou mais um fim de semana de corrida e garantiu a pole position no sábado. No domingo, o australiano não deu chances aos adversários, confirmou sua quinta vitória na temporada e abriu dez pontos de vantagem na liderança do Mundial de Pilotos.
Com o resultado, Oscar chegou a oito pódios consecutivos pela McLaren, marca que só havia sido alcançada na equipe pelo ídolo Ayrton Senna e por Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial. Lando Norris, que chegou a perder o segundo lugar para Max Verstappen na largada, recuperou a vice-liderança ainda nas voltas iniciais e manteve a posição até a bandeirada final.
Verstappen apostou em uma estratégia diferente para tentar reduzir a vantagem da McLaren. A tática parecia promissora, mas um safety car no fim da prova, causado pelo abandono de Kimi Antonelli com a Mercedes, mudou os rumos da corrida. O holandês trocou os pneus macios pelos compostos duros, mas acabou ultrapassado por Leclerc e Russell logo após a relargada. Tentando devolver posição a George, Max se chocou com o piloto da Mercedes, foi punido com dez segundos e terminou apenas em décimo lugar.
Leclerc e Hamilton não obtiveram um bom resultado na classificação, mas se recuperaram na corrida, terminando em terceiro e sexto respectivamente. Com isso, a Ferrari ultrapassou a Mercedes no Campeonato de Construtores e agora ocupa a segunda posição, atrás apenas da McLaren, que segue isolada na liderança com 362 pontos.
As surpresas da prova ficaram por conta de Nico Hulkenberg, da Kick Sauber, com um excelente quinto lugar, Fernando Alonso, da Aston Martin, que marcou seus primeiros pontos na temporada com o nono lugar, e Isack Hadjar, que levou sua Racing Bulls à sétima posição, confirmando o bom momento da equipe após o desempenho surpreendente na etapa anterior em Mônaco.
Além de Antonelli, os pilotos que abandonaram a prova foram Lance Stroll, da Aston Martin, que nem chegou a competir na corrida principal por conta de uma contusão no pulso, e Alexander Albon, da Williams, que deixou a prova após sofrer múltiplos danos no bico do carro.

(Foto: Reprodução/F1)
Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro da equipe Sauber, entrou na zona de pontuação da prova em diversos momentos, mas seu objetivo foi frustrado por carros melhores na disputa e terminou na 12ª posição. A Fórmula 1 retorna em 15 dias para o Grande Prêmio do Canadá, em Montreal, para a décima etapa da temporada.
Foto de capa: Divulgação/F1
Reportagem de Brendon Faria, com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Lando Norris vence o GP de Mônaco após corrida estratégica
LEIA TAMBÉM: Fórmula 1: Veja tudo sobre as mudanças no regulamento

0 comentário em “Piastri vence na Espanha e iguala marca histórica de Senna e Hamilton”