Comunicação Evento

Rio2C 2025: Nyvi Estephan e Gabriel “GB” abordam a originalidade no mundo digital

Os criadores de conteúdo digital refletiram sobre os desafios que esse mercado encontra atualmente

O Summit Game + trouxe Nyvi Estephan e Gabriel “GB” Espinosa para participarem do painel “Vozes em Jogo: A originalidade como motor de criação no ecossistema digital”. Realizado na última terça-feira (27), a palestra foi parte da programação da Rio2C, considerado o maior evento de criatividade e inovação da América Latina.

Durante o painel o tema central foi a forma pela qual a autenticidade é capaz de ser um diferencial fundamental para quem tem vontade de se destacar no universo digital. Nyvi Estephan, uma das apresentadoras mais reconhecidas do cenário gamer nacional, e GB, streamer e criador de conteúdo de eSports, também compartilharam suas vivências. A mediação dessa conversa foi feita por Vanessa Oliveira, uma das fundadoras do Caosfera.

As três pessoas que participaram do painel criam conteúdo para a internet.
(Foto: Gustavo Pinheiro/Agência UVA)

No início do painel, a mediadora, que também é uma criadora de conteúdo, abriu uma reflexão sobre o impacto que cada pessoa que segue essa profissão pode ter. Para ela, os outros convidados presentes na conversa são dois exemplos desse potencial de alcance que o mundo digital é capaz de trazer.

“Todos nós somos criadores e tenho certeza de que vocês inspiram muitas pessoas ao fazer isso”, afirmou Vanessa Oliveira.

Partindo do mesmo princípio, Nyvi Estephan propôs uma observação sobre o termo adequado deste ramo de carreira. Segundo ela, as pessoas desta área deviam deixar de serem chamadas de “influenciadores digitais” e passar a serem referidas como “criadores de conteúdo digital”, uma vez que o foco do trabalho na internet é produzir e não influenciar.

“Acho que criador é um termo melhor do que influenciador. Ninguém entra na internet querendo influenciar”, refletiu a apresentadora.

Nyvi Estephan prefere ser chamada de criadora de conteúdo do que influenciadora digital.
(Foto: Gustavo Pinheiro/Agência UVA)

A conversa se estendeu para outros tópicos voltados ao mundo digital e também foram debatidas questões mais voltadas ao universo gamer que é outra área em comum dentre os convidados que estavam presentes. Ambos, inclusive, aproveitaram essa parte com a finalidade de trazer perspectivas sobre a originalidade neste meio.

Segundo a apresentadora, um desafio que vem marcando a atualidade é a maneira pela qual os criadores podem desenvolver conteúdos mais aprofundados mesmo num contexto de vídeos cada vez mais curtos. Essa foi uma reflexão que permeou boa parte do painel.

“Como impactar as pessoas com aquele fragmento de tempo e mesmo assim manter conteúdos mais aprofundados?”, indicou Nyvi Estephan.

O painel também abordou temáticas como o equilíbrio entre espontaneidade e profissionalismo, o impacto da diversidade de vozes no fortalecimento da comunidade gamer e a influência das redes sociais na construção de marca pessoal. Por fim, GB, aproveitou para apontar as múltiplas diferenças que estão inseridas na comunidade gamer.

“A comunidade gamer tem ideologias, seguem coisas e tem diferenças dentro dela própria”, explicou GB.

GB iniciou no mundo gamer pela perspectiva dos jogos mobile.
(Foto: Gustavo Pinheiro/Agência UVA)

A conversa que reuniu um público jovem e engajado na Cidades das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é um exemplo de como a Rio2C fortalece o compromisso relacionado aos debates sobre o futuro do entretenimento, da tecnologia e da comunicação. Além disso, ainda oferece espaço ao que têm se tornado central na cultura digital.

Foto de capa: Gustavo Pinheiro/Agência UVA

Reportagem de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Rio2C 2025: César Tralli e Renata Lo Prete refletem sobre credibilidade nos dias atuais

LEIA TAMBÉM: Rio2C: confira os destaques da programação do evento

2 comentários em “Rio2C 2025: Nyvi Estephan e Gabriel “GB” abordam a originalidade no mundo digital