Cidade Cultura Literatura

Eduardo Paes anuncia uma nova biblioteca na zona portuária

"Biblioteca do Saber" pretende disseminar cultura e conhecimento na cidade

Na última segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes anunciou o projeto da construção da “Biblioteca do Saber”, novo polo que visa disseminar e democratizar a cultura e o conhecimento na cidade. A obra será realizada na zona portuária, junto a outros monumentos do Rio.

Este ano, a cidade recebeu o título de Capital Mundial do Livro pela UNESCO. Com isso, as expectativas em relação a ações de incentivo à literatura e ativações de experiências literárias na cidade são altas. O anúncio do novo projeto foi publicado nas redes sociais do prefeito, junto ao vice, Eduardo Cavaliere.

“O Porto Maravilha vai se tornar a casa de mais um espaço público que vai ser símbolo da cultura, da transformação e do conhecimento.” diz o prefeito na publicação que apresenta o nome do novo espaço.

A ideia é que a Biblioteca se junte ao Cais do Valongo, ao Museu do Amanhã e ao Museu de Arte do Rio para “reforçar a importância de preservar a memória”, nas palavras do vice-prefeito, referindo-se ao simbolismo histórico da zona portuária e na esperança que a região se torne um lugar de ‘saberes plurais’.”

Na publicação, também é apresentado Francis Kéré, arquiteto de grande prestígio de Burkina Faso, que irá liderar a construção da biblioteca. Ele foi o ganhador do Prêmio Pritzker de 2022, o mais importante da arquitetura e o primeiro arquiteto negro a ganhar a premiação.

Em outra publicação feita neste domingo (25), a equipe de Paes aparece ao lado de Kéré em uma reunião e em um tour pela região central da cidade. O encontro também contou com a presença da prestigiada escritora mineira, naturalizada carioca, Conceição Evaristo. O arquiteto conheceu três possíveis locais para a construção do prédio: dois na zona portuária e o terceiro na Praça Onze. Ainda não há informações sobre o início das obras, nem a previsão de quando o espaço ficará pronto.

Com o estilo artístico de Kéré, que opta por uma arquitetura vernacular e de caráter social, a ideia é que a nova biblioteca do Rio seja “inspirada nas grandes bibliotecas do mundo, mas com alma carioca”, de acordo com o vice-prefeito.

Foto de Capa: Reprodução/Instagram(@portomaravilhaoficial)

Reportagem de Maria Eduarda Vianna Nogueira, com edição de Karla Maia

LEIA TAMBÉM: Tiktoker usa a leitura para lidar com a abstinência e vira estrela na rede

LEIA TAMBÉM: Rio2C 2025: César Tralli e Renata Lo Prete refletem sobre credibilidade nos dias atuais

2 comentários em “Eduardo Paes anuncia uma nova biblioteca na zona portuária

  1. Pingback: Com sucesso de show de Lady Gaga, quais são os outros artistas que podem estar em Copacabana | Agência UVA

  2. Pingback: Museu Nacional reabre suas portas para visitação | Agência UVA

Deixe um comentário