Inaugurado em 1979, o Teatro Villa Lobos fica localizado em Copacabana, mais especificamente na Avenida Princesa Isabel. O espaço já recebeu grandes nomes da dramaturgia brasileira como Marília Pêra, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, entre outros. Também foi casa de produções como “Pato com Laranja”, “Company” e o ” O Despertar da Primavera”. O teatro encerrou suas atividades após um incêndio em 2011.
Hoje, quem passa pela localização encontra ruínas do que um dia já foi um dos palcos mais importantes do Rio de Janeiro. A restauração do local chegou a ser prometida duas vezes pelo governo do Estado em 2014 e 2019, mas nenhuma delas avançou.

Em uma nota oficial enviada para a Agência UVA , a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) divulgou que um projeto de reforma foi aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo (Lei Rouanet) e está em fase de captação de recursos, porém sem nenhuma previsão de quando as obras vão iniciar.
“A FUNARJ informa que entende a importância histórica e cultural do Teatro Villa-Lobos para a população fluminense e ressalta que está empenhada na nova etapa da reabilitação do equipamento”, informou o representante da fundação no final da nota.
A fundação também reforçou que a limpeza e a instalação da iluminação foram feitas no local e informou que contrataram consultorias em acústica e em equipamentos cenotécnicos, além de uma empresa especializada que já elaborou o diagnóstico das estruturas remanescentes do teatro. Uma consultoria anti-incêndio foi nomeada para readequar o projeto arquitetônico à atual legislação do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ).
No final de 2023 , foi postado no Youtube, na conta da Associação de Moradores do bairro de Copacabana, o projeto oficial de reconstrução do espaço:
Até o presente momento, a volta do teatro é apenas um desejo da classe artística, produtores culturais e orquestras cariocas. Em abril, a Associação de Produtores de Teatro fez um vídeo se manifestando pela volta do equipamento cultural:
Foto de capa : Reprodução/ TV Globo
Reportagem de Pedro Turteltaub, com edição de texto de Karla Maia
LEIA TAMBÉM : Decreto sobre ordem nas orlas das praias gera mobilização de ambulantes
LEIA TAMBÉM : Pré-estreia, Escape Room e roda gigante: saiba tudo sobre a Bienal do Livro 2025

Pingback: Museu Nacional reabre suas portas para visitação | Agência UVA