Na noite desta quinta-feira (15), o Flamengo enfrentou o Corinthians pela NBB, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, e conquistou uma vitória importante na sua campanha pelo título, abrindo 2 a 1 na série melhor de cinco. Após ir para o intervalo em desvantagem, o maior campeão do NBB reagiu bem e virou a partida, com destaque para o armador Franco Balbi, que veio do banco e marcou 16 pontos.

Em uma partida intensa desde o início, o Flamengo viu o Corinthians ditar o ritmo na primeira metade do jogo e abrir seis pontos de vantagem. A equipe carioca, no entanto, não se deixou abalar e começou a retomar o controle ainda no fim do primeiro tempo. Mesmo assim, os paulistas foram para o intervalo na frente, vencendo por 45 a 39.
Apesar de muitos erros nas conclusões das jogadas ofensivas, o Flamengo foi, aos poucos, construindo a virada no placar, liderado pelos principais nomes da partida. Franco Balbi, com 16 pontos, e Ruan, com 12, comandaram a reação no terceiro período. Shaquille Johnson também se destacou, sendo o cestinha rubro-negro com 19 pontos.
Em entrevista após o fim do jogo, o pivô Ruan Miranda explicou a mudança de estratégia do rubro-negro carioca na segunda etapa para a equipe da Agência UVA
“Consegui voltar com mais energia para ajudar minha equipe, e fiz isso tão bem que conseguimos a vitória. O Corinthians estava muito bem, mas a nossa principal característica é a energia e a raça. Conseguimos nos manter unidos nos momentos decisivos e nos sobressaímos no fim do jogo. Agora é fazer alguns ajustes para o jogo em São Paulo, mas levando a mesma energia que tivemos no último quarto. Sempre que jogamos assim, a vitória vem.” – afirmou Ruan.

O jogo seguiu emocionante e acirrado até o fim, com um placar extremamente equilibrado. Mas, aos dois minutos do último quarto, o Flamengo assumiu a liderança com uma bola de três de Balbi, colocando o time à frente por 69 a 67. A nação rubro-negra explodiu e incendiou o ginásio do Tijuca.
O Corinthians seguiu lutando pela vitória fora de casa, mantendo o jogo emocionante até o fim. No entanto, a derrota por 85 a 82 para o time mandante caiu como um balde de água fria para os paulistas, que agora estão a uma derrota da eliminação na temporada.
O próximo jogo da série será em São Paulo, com mando do Corinthians, no próximo domingo (18). Em caso de necessidade, o quinto e decisivo jogo será disputado novamente no Rio.
Foto de capa: Hermes de Paula / CRF
Reportagem de Tales Vieira, com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Minas vence o Vasco, fecha a série em 3 a 0 e avança às semis da NBB
LEIA TAMBÉM: Timberwolves eliminam Warriors e vão às finais do Oeste pela segunda temporada seguida

Pingback: Nuggets vence OKC e força o jogo 7 na série | Agência UVA
Pingback: Knicks dominam os Celtics e voltam às finais de conferência pela primeira vez em 25 anos | Agência UVA
Pingback: Kings League: saiba mais sobre a nova modalidade que é sucesso mundial | Agência UVA
Pingback: Em jogo de viradas, Flamengo vence Corinthians e avança às semifinais do NBB | Agência UVA