No dia 3 de maio, ocorrerá o tão esperado show da cantora pop Lady Gaga nas areias da Praia de Copacabana. Na manhã de hoje (25), foi realizada uma coletiva de imprensa no Centro de Operações do Rio, para apresentar o esquema operacional da cidade para este mega evento.
A festa começa às 17h30, com apresentações de dois DJs convidados ao palco que ficará em frente ao Copacabana Palace. O show principal, de Lady Gaga, está previsto para começar ás 21h15 e deve durar cerca de duas horas e meia.
O transporte público terá uma organização semelhante ao do Réveillon, com grande de horários especiais, veja a seguir como será o esquema de cada transporte:
Ônibus:
Para quem for de ônibus, o principal ponto de embarque será o Terminal Enseada de Botafogo, na Avenida das Nações Unidas. Entre 19h30 do dia três até a madrugada do dia quatro, o terminal contará com linhas regulares de ônibus com destino à Zona Sul — incluindo Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá — e à Zona Norte, com direção à Tijuca e ao Méier. Durante esse período, algumas linhas de ônibus também operarão de forma especial, com partidas e chegadas no Terminal de Botafogo. São elas: 100 (Central do Brasil), 167 (Terminal Gentileza), 483 (Penha) e 492 (Bancários).
Além disso, será possível utilizar os pontos regulares na Praia de Botafogo para as seguintes linhas: 309 (Terminal Alvorada), 550 (Cidade de Deus), 553 (Recreio), 554 (Vargem Grande), 410 (Saens Peña), 426 (Usina), 433 (Vila Isabel), 457 (Abolição) e 474 (Méier).
Metrô:
O metrô também contará com uma operação especial, com as três estações de Copacabana abertas durante 24h de sábado para domingo, e a estação Arcoverde funcionará apenas para desembarque das 16h às 22h do sábado, dia 3. Após a meia-noite, todas as estações do metrô, exceto as de Copacabana, funcionarão apenas para desembarque. Na volta, o público poderá utilizar as estações Siqueira Campos, Cantagalo e Cardeal Arcoverde, que estarão abertas 24 horas
Trem:
A estação Central do Brasil irá reabrir à meia noite do domingo do dia quatro, para quem for utilizar os trens da Supervia. Estão programadas as seguintes partidas: no ramal Santa Cruz, os trens sairão às 1h, 2h, 3h e 4h30; no ramal Saracuruna, às 0h45, 1h45, 2h45 e 4h; e no ramal Japeri, às 0h30, 1h30, 2h30 e 4h.
BRT:
O BRT também terá um esquema diferente, com funcionamento estendido para atender ao público. A Transoeste operará 24 horas nas linhas 11 e 22; a Transcarioca funcionará 24 horas na linha 38; a Transolímpica estará ativa 24 horas na linha 51; a Transbrasil operará 24 horas nas linhas 60 e 80; e a Conexão BRT, com os ônibus alimentadores, funcionará 24 horas em todas as linhas.
VLT:
O VLT também terá operação excepcional para o show. A linha 1 funcionará 24 horas, e o trecho entre o Terminal Gentileza e a Central do Brasil operará de forma contínua das 23h do dia 3 até às 5h da manhã do dia 4, com intervalos de 20 minutos. São aceitos os cartões RioCard e Jaé, que podem ser comprados ou recarregados nas paradas e estações.

A partir da meia-noite de sábado (03), começarão os bloqueios de acesso em Copacabana. Ônibus fretados não terão permissão para entrar no bairro, nem para estacionar em bairros vizinhos. A partir das 7h da manhã do dia 3, a Avenida Atlântica será totalmente interditada.
Às 18h, começa o bloqueio ao acesso de veículos particulares a Copacabana, sendo permitida apenas a entrada de ônibus e táxis. Após as 19h30, nem ônibus nem táxis poderão entrar no bairro. A liberação dos bloqueios começará às 4h da manhã de domingo, exceto na Avenida Atlântica, que seguirá fechada para o tráfego até as 6h.
Por fim, a segurança pública será redobrada no dia: serão mobilizados 1.310 agentes da Seop e da GM, além de 78 viaturas, 24 motocicletas e 9 reboques. As ações incluem patrulhamento e fiscalização do comércio ambulante e irregular.
Outras informações também foram divulgadas, como o impacto econômico e turístico, planejamento de saúde, coleta de lixo e assistência a mulheres vítimas de abuso.
Para mais informações acesse as redes sociais da prefeitura do Rio ou no site da Prefeitura do Rio.
Foto de capa : Lady Gaga/Instagram
Reportagem de Pedro Turteltaub, com edição de texto de Karla Maia
Leia também : Lady Gaga no Rio: confira alguns dos looks mais icônicos da carreira da cantora
Leia também : Prefeitura do Rio lança calendário de eventos oficiais para 2025

Pingback: Lady Gaga além da música: conheça produções onde a estrela pop se desafiou como atriz | Agência UVA
Pingback: Lady Gaga: Agência UVA rankeia álbuns da Mother Monster | Agência UVA