O Houston Rockets venceu o Golden State Warriors de maneira convincente pelo placar de 109 a 94 na noite desta quarta-feira (23), no Toyota Center, e empatou a série em 1 a 1 na primeira rodada dos playoffs da NBA. Com uma defesa sufocante e atuação dominante de Jalen Green, a equipe texana mostrou força após a derrota no jogo de abertura. O duelo, no entanto, ficou marcado também por momentos de tensão e uma lesão de Jimmy Butler, que pode impactar o restante da série.
Desde o primeiro quarto, os Rockets impuseram um ritmo intenso. Amen Thompson marcou Stephen Curry de forma agressiva, enquanto Dillon Brooks ficou responsável por conter Jimmy Butler. A estratégia deu certo e Houston rapidamente abriu vantagem com boa participação de Sengun, Thompson e Green. Ainda no primeiro período, Butler sofreu uma queda forte em uma disputa de rebote com Amen Thompson e deixou a quadra com dores na região pélvica. Ele não voltou mais e passará por exames de imagem para saber a gravidade da lesão.
Sem Butler, o time de San Francisco perdeu força ofensiva e viu seu ataque travar diante da agressiva defesa dos Rockets. Curry anotou 20 pontos e distribuiu nove assistências, mas jogou sob intensa pressão e sem apoio dos companheiros — nenhum outro atleta passou dos 12 pontos. Para piorar, Podziemski também deixou a partida no primeiro tempo com mal-estar.
Do outro lado, Jalen Green foi o nome do jogo. Depois de uma atuação apagada no Jogo 1, o jovem ala-armador brilhou com 38 pontos, seis assistências, quatro rebotes e três roubos de bola, comandando a equipe especialmente no terceiro quarto, quando fez 15 pontos e impediu qualquer tentativa de reação dos Warriors. Sengun teve um duplo-duplo com 17 pontos e 16 rebotes, enquanto Brooks (16) e Tari Eason (14) também contribuíram bem.
O clima do jogo também esquentou fora do placar. Jalen Green e Draymond Green se desentenderam e trocaram faltas técnicas. Pouco depois, Tari Eason recebeu punição por jogar uma toalha no rosto do reserva Pat Spencer, aumentando a tensão no ginásio.
O jogo 1
No jogo um as coisas foram diferentes e melhor para o Golden State Warriors. Time da califórnia venceu com uma vitória convincente por 95 a 85. Liderados por uma atuação histórica de Stephen Curry, que alcançou a marca de 4.000 pontos em jogos de pós-temporada, os Warriors contaram ainda com uma defesa sufocante e um elenco mais experiente para vencer o duelo.
Stephen Curry foi o protagonista. O armador anotou 31 pontos, acertando cinco bolas de três, e comandou o ataque de Golden State. Quem também brilhou foi Jimmy Butler, em sua clássica versão “Playoff Jimmy”. O ala terminou a partida com 25 pontos, sete rebotes, seis assistências e cinco roubos de bola, sendo decisivo especialmente no segundo quarto, quando os Warriors viraram o jogo e abriram uma vantagem confortável.
Pelo lado de Houston, Alperen Sengun foi praticamente o único destaque. O pivô turco terminou com 26 pontos e nove rebotes, sendo dominante no garrafão e o único a realmente incomodar a defesa californiana. O restante da equipe teve uma atuação apagada. Fred VanVleet, Jalen Green e Amen Thompson, juntos, acertaram apenas 11 de 43 arremessos tentados.
Calendário restante da série
A série agora se muda para o Chase Center, em San Francisco. O Jogo 3 acontece neste sábado (26), pode marcar o retorno — ou ausência — de Jimmy Butler.
- Warriors x Rockets – 26/04, sábado – Jogo 3 – 21h30 (de Brasília)
- Warriors x Rockets – 28/04, segunda-feira – Jogo 4 – 23h (de Brasília)
- Rockets x Warriors – 30/04, quarta-feira – Jogo 5 – horário a ser divulgado
- Warriors x Rockets – 02/05, sexta-feira – Jogo 6 – horário a ser divulgado – se necessário
- Rockets x Warriors – 04/05, domingo – Jogo 7 – horário a ser divulgado – se necessário
Foto de capa: Reprodução/NBA
Reportagem de Pedro Freitas, com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Mesmo sem Jayson Tatum no segundo jogo, Celtics abre uma vantagem de 2 a 0 na série
LEIA TAMBÉM: Lakers vencem o segundo jogo e empatam a série em 1 a 1

0 comentário em “Rockets vencem Warriors com show de Jalen Green e empatam a série; Butler se lesiona”