A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (CQNUMC COP 30) será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém, no Pará. A cidade histórica foi escolhida por sua imersão na Amazônia, criando uma plataforma única para discutir as soluções climáticas. O foco do evento é debater mudança do clima, financiamento verde, políticas públicas, entre outros.
Chegando a sua 30° edição, a Conferência das Partes (COP) acontece anualmente e tem como principal objetivo verificar e tomar decisões necessárias para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, encontrar soluções para problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.
Participam da conferência os 193 países da Organização das Nações Unidas (ONU) e cinco territórios, incluindo 49 dos seus 51 membros fundadores. A primeira COP ocorreu em 1995, em Berlim, na Alemanha e sua edição mais recente, a COP 29, foi realizada em novembro de 2024, em Baku, no Azerbaijão.
Realizando o papel inédito de anfitrião da conferência, o Brasil foi escolhido como sede para COP 30 em sessão plenária da COP 28, que ocorreu em novembro de 2022, em Dubai. O anúncio oficial foi feito pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Também de maneira inédita, o Brasil receberá a cerimônia do Prêmio Earthshot 2025, que reunirá inovadores, investidores, filantropos e líderes ambientais de diversas partes do mundo no Rio de Janeiro.

Pela primeira vez na América do Sul, o Prêmio Earthshot é popularmente conhecido como o prêmio ambiental do príncipe William e está marcado para acontecer em novembro.
O anúncio foi feito através de um vídeo e contou com a participação de Heidi Klum, David Beckham, Maju Coutinho, Marcos Palmeira e Cate Blanchett, além do próprio príncipe de Gales.
Através das redes sociais oficiais da premiação, sua organização explica que o Brasil foi escolhido por ser o país biologicamente mais diverso do mundo. Iniciativas criativas no país para lidar com os problemas climáticos e sua liderança no movimento pelo uso de energia renovável também chamaram a atenção dos organizadores.
A 5° edição do Prêmio Earthshot destacará 15 finalistas, premiando 5 deles com £1.000.000 – aproximadamente R$7.800.000 – como ajuda para estes projetos ampliarem seu impacto.
Foto de capa: Antonio Cruz/Agência Brasil
Reportagem de Nathália Messias, com edição de texto de Gabriel Ribeiro
LEIA TAMBÉM: Feijoada de São Jorge e evento de Páscoa são destaques para o feriadão
LEIA TAMBÉM: Bienal do Livro 2025 : Chimamanda Ngozi e Taís Araujo são confirmadas no evento

Pingback: Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara | Agência UVA
Pingback: Lula sanciona lei que transfere capital para Belém durante COP 30 | Agência UVA