A quarta etapa do Circuito Mundial da Word Surf League ( WSL), disputada nas ondas de Punta Roca, em El Salvador, terminou sem representantes brasileiros entre os semifinalistas. Ítalo Ferreira, Yago Dora e Miguel Pupo, que chegaram às quartas de final, acabaram eliminados ainda na sexta-feira e viram de fora o sul-africano Jordy Smith conquistar seu sétimo título na elite do surfe mundial.
Líder do ranking, Ítalo não teve forças para bater Jordy Smith em sua bateria. Dominante do início ao fim, o sul-africano somou 8.67 e 5.23, enquanto o brasileiro não passou de 5.17 e 4.60, ficando com a quinta colocação na etapa. Apesar da eliminação, Ítalo mantém a lycra amarela, já que o vice-líder Ethan Ewing também caiu nas quartas.
Yago Dora, por sua vez, foi superado por Matthew McGillivray, também da África do Sul, em um confronto equilibrado: 12.16 a 11.00. O brasileiro, atual número 3 do mundo, teve como melhores ondas notas de 5.67 e 5.33, mas não conseguiu superar os 6.83 e 5.77 do adversário. Mesmo com a queda, Yago se mantém no top 3 da temporada.
A última esperança brasileira nas quartas foi com Miguel Pupo que também não avançou. Ele foi derrotado pelo americano Cole Houshmand, que venceu com facilidade por 11.50 a 5.97, em uma bateria com poucas ondas de qualidade.

(Foto: Reprodução/WSL)
No sábado, sem brasileiros em ação, a etapa foi encerrada com vitórias de Jordy Smith e da havaiana Gabriela Bryan. Smith venceu uma final histórica contra seu compatriota McGillivray, a primeira entre sul-africanos na história do Circuito Mundial. Com notas 7.33 e 6.93, Jordy fechou a bateria com 14.26 a 9.33 e somou 10.000 pontos no ranking.
Já no feminino, Gabriela Bryan brilhou contra a australiana Isabella Nichols, vencendo por 14.33 a 11.74 e garantindo seu primeiro título na temporada. Líder do ranking, Caitlin Simmers caiu na semifinal, mas segue com a lycra amarela para a próxima etapa.
A WSL agora parte para Bells Beach, na Austrália, onde será disputada a quinta etapa da temporada, entre os dias 18 e 28 de abril. Com transmissão do Sportv para todo o Brasil, você pode acompanhar e torcer pelos brasileiros.
Foto de capa: Divulgação/WSL
Reportagem de Pedro Freitas com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Yago Dora brilha na etapa de Peniche e vence compatriota Ítalo Ferreira
LEIA TAMBÉM: Com Maracanãzinho cheio, Fluminense perde para o Sesi-Bauru e dá adeus a Superliga Feminina

Pingback: Piastri faz corrida perfeita no Bahrein e vence a segunda do ano | Agência UVA