Esporte

Baez triunfa sobre Muller e conquista bicampeonato inédito do Rio Open

Brasileiros tem desempenho ruim e caem no ranking mundial

A 11ª edição do ATP 500 Rio Open chegou ao fim na noite deste domingo (23), no Jockey Club Brasileiro. O atual campeão, Sebastian Baez, mostrou sua força ao derrotar o francês Alexandre Muller, que até então era a sensação da competição, com um convincente 6/2 e 6/3, em uma partida que durou 1h26. Com esta vitória, Baez garantiu seu lugar na história como o primeiro bicampeão do torneio.

Desde o primeiro set, Baez mostrou segurança e controle sobre a partida. Depois de um início equilibrado, o argentino aproveitou melhor as oportunidades e conseguiu duas quebras fundamentais, abrindo vantagem para fechar a parcial em 6/2.

No segundo set, Baez manteve o ritmo forte, confirmando rapidamente seu saque e conquistando uma quebra logo no terceiro game. Muller ainda tentou reagir, devolvendo a quebra, mas o argentino continuou pressionando e voltou a se impor nos momentos decisivos, obtendo mais duas quebras para confirmar sua vitória e levantar o troféu pelo segundo ano consecutivo.

Sebastian Baez chega ao sétimo título da carreira e o sexto no saibro.
(Foto: Rio Open/Fotojump)

Com a nova conquista, Baez, atual 31º do mundo, defendeu os 500 pontos do ranking e manteve sua posição na ATP. Além disso, ele levou para casa uma premiação de US$ 448.090.

Muller, por sua vez, encerra sua campanha com sua terceira final de ATP na carreira e seu segundo vice-campeonato. O francês, campeão do ATP 250 de Hong Kong em janeiro, alcança seu melhor ranking e subirá para a 41ª colocação. Ele também sai do torneio com uma premiação de US$ 241.100.

Muller fez ótima campanha no torneio
(Foto: Rio Open/Fotojump)

Após a presença de três brasileiros nas quartas de final do Rio Open em 2024, a edição de 2025 não foi tão favorável para o tênis nacional. Apenas o cearense Thiago Monteiro conseguiu avançar na chave principal, mas acabou eliminado na segunda rodada. Como consequência, os principais tenistas do Brasil sofreram quedas expressivas no ranking da ATP, atualizado nesta segunda-feira.

Monteiro, que já figurava no top 100, perdeu nove posições e agora ocupa o 108º lugar. Já João Fonseca, grande esperança do torneio após conquistar o título em Buenos Aires, não conseguiu corresponder à expectativa e caiu logo na estreia. Com isso, o jovem carioca de 18 anos despencou 10 posições, ficando agora na 78ª colocação. Apesar da queda, ele segue como o número 1 do Brasil no ranking mundial.

Outro brasileiro que viu sua posição ser afetada foi o paranaense Thiago Wild, que perdeu 11 lugares e caiu para o 86º posto. Ele e Fonseca são, atualmente, os únicos representantes do país dentro do top 100 de simples.

Foto de capa: Rio Open/Fotojump

Reportagem de Pedro Freitas com edição de texto de João Gabriel Lopes.

LEIA TAMBÉM: Matos e Melo triunfam sobre espanhóis e conquistam título das duplas

LEIA TAMBÉM: Prefeitura anuncia Plano Operacional para o Carnaval Rio 2025

0 comentário em “Baez triunfa sobre Muller e conquista bicampeonato inédito do Rio Open

Deixe um comentário