Esporte

Zverev perde de virada no individual e dupla brasileira avança à final do Rio Open

Atual número 2 do mundo perde e dá adeus ao Rio Open

Nesta sexta-feira (21), o saibro carioca foi palco de ótimas partidas, com viradas espetaculares nas quartas de final do ATP 500 Rio Open, realizado no Jockey Club Brasileiro. O torneio perdeu um grande nome: o principal favorito ao título, Alexander Zverev, foi derrotado de virada por Francisco Comesana e se despediu da Cidade Maravilhosa de mãos vazias. Rafael Matos e Marcelo Melo venceram de virada a parceria formada por Luciano Darderi e Mariano Navone e vão disputar a final do torneio, com Matos em busca do bicampeonato. No torneio de simples, o atual campeão, Sebastian Baez, segue na disputa após vencer Chun-Hsin Tseng e enfrentará seu compatriota Camilo Ugo na semifinal.

Pela segunda vez Comesana vence um tenista no top 10.
(Foto: Rio Open/Fotojump)

Alexander Zverev (GER), número 2 do mundo e favorito ao título, foi eliminado por Francisco Comesana (ARG) de maneira espetacular. O alemão começou a partida quebrando o saque e abrindo 2/0, mas logo depois Comesana devolveu a quebra e igualou a disputa. Sascha conseguiu novamente a vantagem e passou a administrar para vencer um longo primeiro set de 53 minutos.

O segundo set começou mais tranquilo, sem muitos sustos, até o sexto game, quando Francisco quebrou o saque de seu adversário. No momento de fechar o set, Zverev conseguiu um duplo break point, mas Comesana soube explorar a bola curta e se salvou. O argentino abusou das curtinhas para dificultar o jogo do alemão, que permanecia mais ao fundo da quadra. Mesmo salvando três set points, Alexander não conseguiu evitar o empate no placar.

No terceiro set, Zverev abriu 3/0 e inflamou o público na quadra central, que queria ver o segundo melhor do mundo em ação. A partida parecia encaminhada para a vitória do alemão, mas Comesana devolveu a quebra e venceu quatro games seguidos, contando com uma dupla falta de Zverev em um break point. O argentino chegou a um triplo match point e confirmou a surpreendente vitória. Francisco Comesana venceu por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4, em 2h31 de partida. Agora, ele enfrentará o francês Alexander Muller, que vem surpreendendo na competição desde que eliminou João Fonseca.

Zverev sofreu sua segunda derrota no saibro para um jogador de fora do top 50.
(Foto: Rio Open/Fotojump)

Já nas duplas, a parceria brasileira formada por Rafael Matos e Marcelo Melo garantiu vaga na decisão do Rio Open. Na noite desta sexta-feira (21), os tenistas superaram um início difícil e viraram sobre o italiano Luciano Darderi e o argentino Mariano Navone, vencendo por 6/7 (3-7), 6/3 e 10-5, em 1h44 de jogo.

Matos, atual campeão do torneio ao lado do colombiano Nicolás Barrientos, busca o bicampeonato. Já Melo, ex-número 1 do mundo, chega à sua terceira final no ATP 500 do Rio, ainda em busca do título inédito. Na decisão deste sábado, os brasileiros enfrentam os espanhóis Pedro Martínez e Jaume Munar, que eliminaram os argentinos Andrés Molteni e Máximo González.

Marcelo Melo é campeão de dois Grand Slam.
(Foto: Rio Open/Fotojump)

Outros três confrontos encerraram as quartas de final. O argentino que veio do qualificatório, Ugo Carabelli, venceu o português Jaime Faria por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/4, em uma partida que durou 1h56. Sebastian Baez derrotou o taiwanês que eliminou Thiago Monteiro por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1, em uma partida de 1h35. Alexander Muller, o francês que eliminou João Fonseca, avançou para a semifinal ao vencer o argentino Francisco Cerundolo por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/1, em 1h17.

No sábado, ocorrerão as semifinais do torneio de simples e a final das duplas. Rafael Matos e Marcelo Melo entrarão em quadra às 20 horas na disputa pelo título. Todos os duelos terão transmissão do Sportv.

Foto de capa: Rio Open/Fotojump

Reportagem de Pedro Freitas com edição de texto de João Gabriel Lopes

LEIA TAMBÉM: Thiago Monteiro se despede do Rio Open nas oitavas de final

LEIA TAMBÉM: Rio Open 2025: o maior torneio de tênis da América Latina

0 comentário em “Zverev perde de virada no individual e dupla brasileira avança à final do Rio Open

Deixe um comentário