A Prefeitura do Rio anunciou, nesta sexta-feira (21/02), no Centro de Operações Rio (COR), o Plano Operacional para o Carnaval 2025, destacando a expectativa de receber cerca de oito milhões de foliões na cidade. Na Marquês de Sapucaí, os desfiles acontecerão ao longo de sete dias, agora com uma novidade: o Grupo Especial ganhará uma noite extra, totalizando três dias de apresentações, com quatro escolas desfilando por noite, além de desfiles da Série Ouro e Escolas Mirins. Já na Intendente Magalhães, os desfiles se estenderão por seis dias, com agremiações das séries Prata e Bronze, além dos Blocos de Enredo e Grupos de Avaliação.
“O nosso Carnaval representa a identidade do Rio e do Brasil. No Centro de Operações, destacamos o planejamento e a organização que garantem a festa, desde os blocos até a Sapucaí. A prefeitura trabalha com antecedência, preparando o próximo carnaval assim que o atual termina. Que tenhamos mais um Carnaval incrível, histórico, com números recordes que consolidam o Rio de Janeiro como a maior festa do mundo, feita pelos cariocas”, afirmou o prefeito em exercício do Rio, Eduardo Cavaliere.
O Terreirão do Samba, tradicional reduto do gênero na Praça Onze, recebeu melhorias na estrutura do palco e no sistema de som para a temporada de shows que começa nesta sexta-feira (21) e segue até 8 de março. Mais de 40 artistas se apresentarão no espaço, que espera atrair um público de dez mil pessoas por dia.

Além disso, os órgãos municipais envolvidos nos desfiles da Sapucaí e da Intendente Magalhães detalharam seus planos operacionais para a festa. Segundo o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, o Rio tem ampla capacidade na organização tanto do Carnaval quanto de grandes eventos. Por isso, a cidade segue investindo na melhoria da gestão operacional, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência possível para os foliões.
“A integração de todos os órgãos municipais é essencial para planejar e realizar o Carnaval com sucesso. Sem esse esforço conjunto, nada seria viável. Estamos constantemente reunindo equipes e ajustando os detalhes para garantir um excelente resultado. Além do terceiro dia de desfiles das escolas de samba, teremos também a roda de samba após os desfiles no Sambódromo. A expectativa é a de mais um Carnaval inesquecível”, declarou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
Centro de Operações terá mais de 100 câmeras e 500 operadores
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) mobilizou mais de 500 operadores para atuar no Carnaval em diferentes turnos. Na Marquês de Sapucaí, as equipes acompanharão o transporte das alegorias das escolas de samba, desde os barracões até o Sambódromo e no retorno. A chegada e saída do público também serão monitoradas de perto, com mais de 100 câmeras transmitindo imagens em tempo real. Além disso, dois drones serão utilizados exclusivamente para fiscalização na região do Sambódromo.
Na Intendente Magalhães, o monitoramento contará com 18 câmeras dedicadas ao Carnaval, dentro de um total de 35 equipamentos espalhados pela área. Um drone adicional será empregado nos dias de desfile para auxiliar na análise das movimentações, garantindo mais precisão no trabalho dos operadores da Sala de Situação.
Mais de 900 agentes trabalharão no ordenamento público
A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal mobilizarão diariamente um contingente de 923 agentes para atuar na organização urbana, fiscalização de ambulantes e patrulhamento preventivo na Marquês de Sapucaí e na Estrada Intendente Magalhães.
As equipes também estarão responsáveis por coibir estacionamento irregular, organizar o trânsito e fiscalizar táxis nos bolsões das ruas Afonso Cavalcanti e Marquês de Pombal, além de veículos de aplicativo e transporte complementar. Além disso, a Ronda Maria da Penha estará presente com ações de prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher.
CET-Rio cuidará do funcionamento do trânsito
A CET-Rio organizará um esquema especial de trânsito no Centro e nas principais vias de acesso para assegurar a fluidez do tráfego e a segurança nas áreas dos desfiles. A operação contará com 250 profissionais por dia, entre agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e equipes de apoio, que atuarão na fiscalização de estacionamento irregular, controle de cruzamentos e realização de bloqueios estratégicos.
Para auxiliar na liberação das vias, serão disponibilizados 19 reboques, 43 motocicletas e 25 veículos operacionais. O monitoramento será feito em tempo real pelo Centro de Operações Rio (COR), que utilizará 36 painéis de mensagens variáveis para orientar os motoristas.
Carros alegóricos começarão a se deslocar na madrugada de quinta-feira
O transporte dos carros alegóricos para o Sambódromo acontecerá em duas etapas. A primeira será na madrugada de quarta para quinta-feira (27/02), quando os carros sairão do Caju em direção à Cidade do Samba. Já a segunda etapa ocorrerá na madrugada de sexta-feira (28/02), com interdições a partir das 21h para o deslocamento de oito escolas de samba.

Devido ao intenso fluxo de veículos, os motoristas devem evitar a região, especialmente durante a movimentação dos carros alegóricos. Além disso, o desfile das escolas da Série Ouro na sexta-feira (28/02) resultará no fechamento da Avenida Presidente Vargas a partir da meia-noite de quinta para sexta-feira, interditando a pista central no sentido Praça da Bandeira.
As alterações no trânsito do Centro seguirão horários específicos, com bloqueios em vias estratégicas, como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março, a partir das 19h30. Para minimizar impactos no tráfego e evitar congestionamentos, a recomendação é que a população utilize transporte público, como metrô e trem.
TRANSPORTE
A Secretaria Municipal de Transportes organizou um conjunto de interdições nas áreas próximas ao Sambódromo, no Centro, e à Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte. Para facilitar a locomoção dos foliões, os serviços de ônibus, BRT, VLT, Metrô e Supervia operarão durante a madrugada. Além disso, haverá pontos específicos de embarque para táxis nos arredores do Sambódromo.
BRT funcionará 24 horas, linhas de ônibus serão reforçadas
O BRT seguirá com funcionamento durante a noite toda no período de Carnaval.
Sambódromo:
Terminal Gentileza – Os passageiros podem fazer a integração com o VLT ou as linhas 104 / SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada).
Intendente Magalhães:
Para a ida, o público deve embarcar nas estações Campinho ou Pinto Teles, que terão horários especiais de funcionamento. O retorno, após os desfiles, poderá ser feito pelo Terminal Paulo da Portela, a partir das 4h, ou pela estação Madureira – Manaceia, que ficará aberta durante 24 horas.
Haverá reforço no esquema de operação noturna dos ônibus que fazem a circulação ao Sambódromo, com opção de integração com o Terminal Gentileza: Linhas 104 / SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada), com parada na pista lateral da Av. Presidente Vargas no sentido Praça da Bandeira.
Táxis
Durante os dias 28/02 e 08/03, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas será:
- Início do bloqueio se dará às 19h
- Até às 20h, estará liberado para os táxis com passageiros para desembarque
- Das 20h até o encerramento do bloqueio somente Táxi.Rio credenciado com QR Code
- Táxi especial para PCD liberados sem restrição
Setores Pares: Ponto Táxi.Rio (credenciados) – Rua Afonso Cavalcanti, esquina com a Rua Laura de Araújo.
Setores Ímpares: Ponto de Táxi Comum – Rua Marquês de Pombal, esquina com a Rua Frei Caneca.
Metrô e Supervia
Durante o Carnaval, o MetrôRio estará em operação das 5h de sexta-feira (28/02) até as 23h59 de quarta-feira (5/03). Para o Desfile das Campeãs, no dia 8 de março, o funcionamento será das 5h até as 23h do dia 9 de março.
Para quem vai ao Sambódromo, o desembarque nos setores pares será na estação Praça Onze (concentração no Edifício dos Correios), enquanto para os setores ímpares, o desembarque será na estação Central do Brasil (concentração no Edifício Balança Mas Não Cai e no Terreirão do Samba).
A SuperVia preparou um esquema especial para o Carnaval, com viagens extras durante o dia e à noite, nos ramais de Japeri, Santa Cruz (incluindo Deodoro), Saracuruna e Belford Roxo. A Estação Central do Brasil funcionará 24 horas, de sexta-feira (28/02) até o último trem de quarta-feira (5/03). Durante a madrugada, as outras estações estarão abertas apenas para desembarque de passageiros.
Na sexta-feira (28/02), os trens irão operar com a grade de dia útil, com viagens extras durante a madrugada para atender os foliões. Entre sábado (1/03) e quarta-feira (5/03), os trens circularão com a grade de sábado como referência, com viagens adicionais ao longo do dia, conforme a demanda, e saídas extras da Central do Brasil à noite.
Na quinta e sexta-feira pós-Carnaval (6 e 7/03), os trens seguirão a grade de dias úteis, com ajustes conforme a demanda.
OPERAÇÕES NO SAMBÓDROMO E INTENDENTE MAGALHÃES
Esquema com mais de mil garis por dia nas ruas
A operação de limpeza do Carnaval no Sambódromo, realizada pela Comlurb, terá a participação de 1.030 garis, que trabalharão todos os dias, apoiados por 1.330 contêineres de 240 litros, caminhões compactadores, caminhões basculantes, caminhões pipa, mini varredeiras e outros equipamentos.
Na Intendente Magalhães, 175 profissionais serão responsáveis pela limpeza durante a noite, incluindo garis, agentes de limpeza e líderes de apoio. Durante o dia, 54 profissionais estarão encarregados da limpeza. As equipes contarão com caminhões compactadores, caminhões pipa, contêineres e mini varredeiras, além de outros recursos para garantir a limpeza do local.
Sapucaí terá seis pontos médicos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) instalou seis postos médicos ao longo da Avenida Marquês de Sapucaí, em locais estratégicos, para oferecer atendimento durante os desfiles da Série Ouro, do Grupo Especial e das Campeãs. Além disso, profissionais do Instituto de Vigilância Sanitária do município (IVISA-Rio) irão realizar fiscalizações para garantir o cumprimento das normas sanitárias.
Os postos médicos estarão situados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão), funcionando das 19h às 5h nos desfiles da Série Ouro, e até as 6h nas três noites do Grupo Especial e no Sábado das Campeãs. No dia do desfile das escolas mirins (7/03), cinco postos estarão em operação a partir das 16h.
Para casos mais graves, ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) estarão à disposição para realizar transferências para hospitais ou UPAs da rede, com coordenação da Central Municipal de Regulação.
Orientações importantes da Secretaria Municipal de Saúde à população:
- Beba bastante água
- Mantenha a medicação de uso contínuo em dia
- Use roupas leves
- Tenha atenção ao utilizar produtos cosméticos ou capilares que possam causar alergias
- Sempre leve um documento de identificação e um telefone de contato
Rioluz reforça iluminação no entorno do Sambódromo
Para as operações do Carnaval, a Rioluz terá equipes de plantão na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães. No Sambódromo e nas áreas ao redor, o monitoramento será feito com o auxílio de 100 câmeras de vigilância, cobrindo a região entre a Avenida Francisco Bicalho e a Central do Brasil. A iluminação nas áreas de concentração e dispersão, no Viaduto Trinta e Um de Março, na Central do Brasil e nas estações do Metrô será reforçada.
Equipamentos de iluminação cênica de alta tecnologia foram instalados ao longo da Passarela do Samba, incluindo refletores e outros dispositivos especiais. Além disso, há 24 quilômetros de fibra ótica e 14 câmeras conectadas a uma sala de controle para monitoramento contínuo.
Para o Carnaval na Intendente Magalhães, haverá melhorias na iluminação e manutenção, com a instalação de 104 novos projetores para garantir melhor visibilidade. A Operação Caça-Fios também foi realizada ao longo de toda a via, visando a segurança da rede elétrica.
Sambódromo terá postos de coleta de resíduos sólidos
A Secretaria de Meio Ambiente e Clima (SMAC) irá oferecer uma contagem dos resíduos sólidos coletados com atualização dos números em tempo real. Somente na Sapucaí terá dez postos de coleta, além da realização de uma campanha de educação ambiental para o público presente.
Secretaria da Mulher dará apoio em casos de assédio ou violência
Equipes da Secretaria da Mulher estarão presentes na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães com o objetivo de oferecer apoio a foliãs, turistas e trabalhadoras, além de promover a conscientização sobre violência e importunação sexual. A ação também fornecerá informações sobre os serviços disponíveis nos 26 equipamentos que compõem a rede municipal de combate à violência contra a mulher no Rio de Janeiro.

Profissionais capacitados e identificados estarão disponíveis para oferecer acolhimento e suporte imediato à mulheres vítimas de assédio ou violência, realizando o encaminhamento emergencial quando necessário. As vítimas atendidas receberão orientação e acompanhamento durante e após o evento, sendo encaminhadas para os centros de apoio da rede com o auxílio da equipe da secretaria.
Mais de 3,5 mil ingressos distribuídos para pessoas com deficiência
A partir de sexta-feira (28/02), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) estará com equipes no setor 13 PCD. Os portões serão abertos às 19h para que as pessoas com convites recebidos nos dias 11 e 12 de fevereiro possam fazer a troca pelos ingressos oficiais da Liesa. Serão distribuídos 3,6 mil ingressos gratuitos para pessoas com deficiência e seus acompanhantes, válidos para os seis dias de desfiles na Frisa do Setor 13.
Quando necessário, serão fornecidos abafadores de ruído para aqueles com sensibilidade sensorial, no setor 13. O espaço de 600 metros quadrados, completamente acessível, contará com audiodescrição dos desfiles para pessoas com deficiência visual, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e suporte para quem utiliza a língua de sinais para comunicação.
Ambulantes poderão deixar seus filhos nos Espaços de Convivência
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) vai distribuir pulseiras de identificação para menores no Sambódromo durante os desfiles da Série Ouro, Grupo Especial, Escolas Mirins e Sábado das Campeãs, e no Carnaval da Intendente Magalhães. O objetivo é prevenir o desaparecimento de crianças. As pulseiras terão o nome da criança e o telefone de contato dos responsáveis.
Além disso, a SMAS disponibilizará Espaços de Convivência para crianças, um serviço destinado aos ambulantes do Carnaval, permitindo que deixem seus filhos de até 12 anos em um local seguro enquanto trabalham na Sapucaí, na Intendente Magalhães e nas áreas ao redor. As crianças participarão de atividades recreativas e culturais e serão alimentadas durante o período em que os pais estiverem trabalhando.
No Sambódromo, haverá duas áreas de convivência: uma para os dias de Ensaio Técnico (21, 22 e 23/2), localizada na Rua Benedito Hipólito, 163, na Cidade Nova, aberta das 18h à meia-noite, e outra, para o período do Carnaval, no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Rachel de Queiroz, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, aberta das 18h às 6h.
Na Intendente Magalhães, o Espaço de Convivência será na Escola Municipal Padre Dehon, localizada na Rua Dom Quixote, 1, em Oswaldo Cruz, funcionando das 19h30 às 6h.
A Secretaria também lançará a campanha “Dispersão não é lugar de Diversão!”, com foco na área de dispersão da Sapucaí, onde caminhões-guindaste e carros alegóricos fazem manobras após o desfile de cada agremiação. O intuito é evitar acidentes envolvendo crianças e adolescentes.
Foto de capa: Alexandre Macieira/Riotur
Reportagem de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Carnaval 2025: LIESA divulga as datas dos ensaios técnicos
LEIA TAMBÉM: Carnaval 2025: o que esperar do segundo dia de desfiles?

Pingback: Matos e Melo triunfam sobre espanhóis e conquistam título das duplas | Agência UVA
Pingback: Baez triunfa sobre adversário e conquista bicampeonato inédito do Rio Open | Agência UVA