O primeiro dia da chave principal também foi péssimo para os brasileiros. Na segunda e terça-feira (18 e 19), ocorreu a rodada de 32 do Rio Open. Dos cinco brasileiros em quadra, quatro foram eliminados. A grande atração foi a estreia de João Fonseca, uma das promessas da nova geração do tênis nacional. Ele lotou a quadra principal, mas acabou sofrendo uma dura derrota para o francês Alexandre Muller por 2 a 0. Já Alexander Zverev, cabeça de chave número 1, teve algumas dificuldades, mas conseguiu avançar. Thiago Monteiro foi o único brasileiro a seguir na competição.
Alexander Zverev começou bem a partida, dando sinais de que poderia ter uma vitória tranquila. No entanto, o chinês Yunchaokete Bu deu trabalho ao alemão. Sascha quebrou o saque do adversário logo no início e abriu 3/1, mas começou a ter dificuldades com o forehand, o que Bu soube explorar. O chinês teve quatro break points, devolveu a quebra e chegou a sacar para fechar o set. Ainda teve um set point, mas Zverev conseguiu reagir e, após três oportunidades para quebrar o serviço de Bu, devolveu a quebra e venceu o set no tie-break.
O segundo set começou equilibrado, com ambos os jogadores consistentes no saque e sem oferecer muitas chances ao adversário. Esse cenário se manteve até o nono game, quando Zverev pressionou o serviço de Bu e conquistou duas oportunidades de quebra, concretizando a segunda delas com um belo forehand. Após a quebra, confirmou o serviço e fechou a partida. Zverev venceu por 2 a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/4, avançando para enfrentar o cazaque Alexander Shevchenko nas oitavas de final.

(Foto: Rio Open/Fotojump)
O jogo mais aguardado da noite para muitos brasileiros era a estreia do campeão do ATP de Buenos Aires, João Fonseca, contra o francês Alexander Muller. No entanto, a noite de terça-feira (19) não foi boa nem para João nem para seus fãs. Com a quadra central lotada e muitos torcedores gritando seu nome, Fonseca começou bem e conseguiu um break point no primeiro game de Muller, que conseguiu se salvar. Depois disso, porém, o brasileiro passou a errar muito. Com um péssimo aproveitamento no primeiro saque e inúmeros erros não forçados, Fonseca viu Muller aproveitar o momento ruim do adversário e explorar bem as devoluções, especialmente no segundo serviço do brasileiro. O francês chegou a abrir 5/0 e fechou o primeiro set em 6/1.
João demonstrava sinais de cansaço físico e mental, deixando claro que não estava 100% após uma longa disputa no ATP de Buenos Aires na semana anterior. Ele começou o segundo set salvando vários break points e encontrando dificuldades para confirmar seus games. O domínio dos sacadores se manteve até o fim, levando a decisão para o tie-break. Muller seguiu firme, variando o jogo e executando grandes devoluções, incomodando bastante um visivelmente desgastado Fonseca. Com isso, o francês levou a melhor e eliminou a principal atração da casa. Muller venceu por 2 a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (7-4), em 1h32 de partida, e agora enfrentará o argentino Tomás Etcheverry nas oitavas de final.

(Foto: Rio Open/Fotojump)
O único brasileiro a vencer na 11ª edição do Rio Open foi Thiago Monteiro. O cearense de 30 anos, venceu de virada o argentino Facundo Diaz Acosta, em um jogo de 2h38. Acosta começou melhor o primeiro set e com um desempenho sólido nos games de serviço, bastante firme, ele administrou bem e venceu a parcial. Já no segundo set, o jogo muda de figura, Monteiro melhorou seus saques e o aproveitamento em pontos ganhos no segundo saque. Sem sofrer sustos, ele empata o jogo.
Apoiado pela torcida na quadra Guga Kuerten, Monteiro manteve o embalo. O saque dos jogadores prevaleceu e não houve mais nenhuma chance de quebra até o final, deixando a decisão para o tiebreak. Neste momento, Facundo Díaz já demonstrava sinais de cansaço e limitação física, e Thiago se aproveitou muito bem disso, abrindo confortáveis 5-1. Thiago venceu por 2×1 com parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7-3). Monteiro vai enfrentar nas oitavas o Taiwanês Chun-Hsin Tseng.

(Foto: Rio Open/Fotojump)
Thiago Wild foi eliminado na estreia do Rio Open ao perder para o espanhol Jaume Munar por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 6/0) em um duelo de 1h55. O brasileiro começou bem, quebrando o saque do adversário, mas sofreu duas quebras seguidas e perdeu o primeiro set. Ele se recuperou na segunda parcial, dominando com 95% de aproveitamento no primeiro saque e empatando a partida. No entanto, no set decisivo, seu desempenho caiu drasticamente, permitindo que Munar aplicasse um ‘pneu’ e avançasse para as oitavas contra o português Jaime Faria.
Felipe Meligeni também não avançou na chave principal do Rio Open, sendo derrotado por Alexander Shevchenko em sets diretos (6/4 e 6/2) após 1h26 de jogo. O paulista começou bem, chegando a quebrar o saque do rival no primeiro set, mas sofreu a devolução logo em seguida e perdeu o controle na reta final. No segundo set, Shevchenko impôs um ritmo forte, abriu 3/0 rapidamente e, apesar de uma breve reação de Meligeni, o brasileiro cometeu muitos erros e foi quebrado mais duas vezes, garantindo a vitória do cazaque.

(Foto: Rio Open/Fotojump)
Gustavo Heide protagonizou uma batalha de 3h21 contra o argentino Francisco Comesana, mas acabou derrotado por 2 sets a 1 (7/6, 6/7 e 6/3) na estreia do Rio Open. O paulista teve chances de quebra no primeiro set, mas não aproveitou e viu o adversário vencer no tiebreak. No segundo set, Heide salvou match-point e levou a decisão para mais um tiebreak, onde conseguiu empatar a partida.
No set decisivo, o brasileiro começou bem e quebrou o saque de Comesana pela primeira vez, mas não sustentou a vantagem e sofreu duas quebras seguidas. Com a liderança no placar, o argentino administrou o resultado e garantiu a vaga nas oitavas, onde enfrentará o chileno Nicolas Jarry.
Ocorreram mais 10 confrontos nessa rodada.
- Juan Manuel Cerundolo x Nicolas Jarry – 2×1 para o argentino
- Francisco Cerundolo x Hugo Gaston – 2×0 para o argentino
- Luciano Darderi x Hugo Dellien – 2×0 para o italiano
- Corentin Moutet x Tomas Etcheverry – 2×0 para o argentino
- Roman Burruchaga x Sebastian Baez – 2×0 para Baez
- Mariano Navone x Roberto Carballes Baena – 2×0 para Navone
- Chun-Hsin Tseng x Alejandro Tabilo – 2×0 para o taiwanês
- Pedro Martinez x Camilo Ugo Carabelli – 2×1 para o argentino
- Dusan Lajovic x Damir Dzumhur – 2×0 para o bósnio
- Tomas Barrios Vera x Jaime Faria – 2×0 para o português
Os atletas voltam a quadra na quarta-feira (19), para a disputa das oitavas de final. Thiago Monteiro vai enfrentar Chun-Hsin Tseng às 20 horas com transmissão do Sportv e segue firme no sonho de trazer mais um ATP para o Brasil.
Foto de capa: Divulgação/Rio Open
Reportagem de Pedro Freitas com edição de texto de João Gabriel Lopes
LEIA TAMBÉM: Rio Open 2025: o maior torneio de tênis da América Latina
LEIA TAMBÉM: “O Brutalista” brilha nas atuações e na estética, mas tropeça no excesso de duração

Pingback: Thiago Monteiro se despede do Rio Open nas oitavas de final | Agência UVA