O canal ARTE 1, canal de televisão por assinatura brasileiro operado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, apresentou no dia 14 de dezembro a estreia de “Sentidos do Fio”, um longa documental que explora o fio como linguagem na arte contemporânea, utilizando como metáfora para histórias, memórias e conexões. O filme reúne entrevistas com importantes nomes da cena artística brasileira, como Ana Miguel, Ernesto Neto, Marina Colasanti, Brígida Baltar, João Modé e outros destaques do cenário nacional.
A iniciativa do projeto surgiu como experiência acadêmica na Alkimia, produtora audiovisual experimental da UVA, vinculada aos cursos de Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual, e cresceu para o canal ARTE 1. O documentário é idealizado por Mariana Guimarães, artista educadora e pesquisadora das artes dos fios, com direção de Evângelo Gasos, doutorando em Linguagens Visuais pelo programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e professor de Cinema e Audiovisual da Universidade Veiga de Almeida.

Com uma abordagem sensível, “Sentidos do Fio” propõe uma reflexão profunda sobre o fio como símbolo versátil, explorando temas como memória, gênero, conexões e emancipação feminina. Por meio de conversas conduzidas por Mariana Guimarães, o documentário promove diálogos sobre experiências artísticas e suas implicações ao longo do tempo.
É possível conferir “Sentidos do Fio” no streaming ARTE 1 Play.
Foto de capa: ARTE 1 / Reprodução
Reportagem por Mariana Motta com edição de texto de Daniela Oliveira
LEIA TAMBÉM: Documentários realizados em sala de aula abordam projetos sociais
LEIA TAMBÉM: 26ª Feira de Vinil do Rio de Janeiro celebra última edição do ano com homenagem e programação especial

0 comentário em ““Sentidos do Fio” explora o fio como linguagem na arte contemporânea”