Com o Natal cada vez mais próximo, é como uma tradição ao redor do mundo assistir filmes centrados no “espírito natalino”. Há quem prefira relembrar os clássicos, e quem goste das novidades que os streamings lançam a cada ano. Pensando nisso, a equipe da Agência UVA, separou 10 filmes para quem ama um filme de Natal.
“O Grinch” (2000) – Netflix
Um dos queridinhos pela galera do sofá, Grinch sempre é lembrado na época natalina. O filme conta a história do ranzinza vilão verde que planeja um plano para acabar com o Natal de seus vizinhos. Porém, tudo muda quando o personagem conhece uma garotinha que o mostra a magia natalina.
“O Expresso Polar“ (2004) – Prime Video
A animação dos anos 2000 narra a história de um menino que não acredita mais no Papai Noel, mas ao embarcar em um trem com destino ao Polo Norte ele vive uma experiência mágica que o faz voltara a acreditar na magia do Natal.
“Menores Desacompanhados“ (2006) – Prime Video
Nessa comédia, uma nevasca fecha um aeroporto na véspera de Natal e seis crianças e adolescentes que estão viajando sozinhos na área de “menores desacompanhados” se juntam para se divertirem pelo aeroporto.
“Ritmo de Natal” (2023) – Globoplay
O Natal desse filme não tem neve ou roupas de frio. O filme original do Globoplay traz o Natal situado em terras brasileiras, onde a cantora de funk Mileny e o violinista Dante, que se apaixonam, e passam pelo desafio de reunir suas famílias de origens completamente distintas para o primeiro Natal juntos.
“Os Rejeitados” (2023) – Prime Video
Com uma abordagem mais sentimental sobre o fim de ano, o longa acompanha a desventura de um professor mal-humorado de um internato prestigiado que é forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Assim, ele acaba criando um laço improvável com um dos alunos e a cozinheira-chefe da escola.
“Carol” (2016) – Mubi
No longa melancólico, vemos Therese, uma jovem que trabalha na seção de brinquedos de uma loja de departamento, conhecer a elegante Carol quando busca um presente para sua filha, e as duas se aproximam. Quando é impedida de passar o Natal com sua filha em meio ao divórcio, Carol convida Therese para uma viagem pelos Estados Unidos.
“O Natal de Cinderela“ (2019) – Netflix
Algo que combina com Natal são os musicais. Em “O Natal de Cinderela”, releitura da clássica princesa, Kat é uma aspirante a cantora, que tem os sonhos esnobados por sua madrasta e meias-irmãs. A história tem seu desenrolar quando Kat, que trabalha como elfa em uma feira natalina, se apaixona pelo novo Papai Noel, que a convida para um baile em sua casa.
“Uma quedinha de Natal” (2022) – Netflix
Uma das apostas da Netflix, o filme é uma comédia romântica que conta a história de uma herdeira mimada que acaba perdendo a memória após um acidente de esqui e fica sob os cuidados de um viúvo e sua filha durante as festas de fim de ano. A jovem, sem nem mesmo se lembrar de seu próprio nome, reencontra a felicidade do Natal e enxerga a beleza nas coisas simples.
“Esqueceram de mim“ (1990) – Disney+
Neste clássico natalino, o pequeno Kevin, de oito anos e que adora causar confusão, foi acidentalmente esquecido pela família durante as férias de Natal. Sozinho, o menino terá que defender a casa de dois ladrões que tentam invadir sua casa.
“Barbie em uma canção de Natal“ (2008) – PrimeVideo
Nesta releitura do clássico de Scrooge, a personagem Eden Starling é uma cantora em um teatro de Londres. Starling planeja fazer com que todos os artistas do teatro trabalhem no Natal. Mas em uma noite, a egocêntrica cantora recebe a visita dos espíritos do Natal passado, do Natal presente e do Natal futuro e a levam para uma viagem e mostram o verdadeiro espírito do Natal.
Foto de capa: Netflix
Reportagem de Luisa Lucas e João Agner, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: Natal: relembre e conheça discos para celebrar o final de ano
LEIA TAMBÉM: Enemies to lovers e magia natalina: conheça “Um amor cinco estrelas”, novo livro de Beth O’ Leary

Pingback: “Capitão América: Admirável Mundo Novo”, decepciona com roteiro fraco | Agência UVA
Pingback: Esporte em cena: 10 produções imperdíveis para se assistir | Agência UVA