Na manhã desta quarta-feira (06), ocorreu “Voz dos Crias”, evento organizado por estudantes de Comunicação da disciplina “Eventos e Experiências”, no auditório da Universidade Veiga de Almeida no campus Tijuca. A palestra reuniu Gabriel Nascimento, influenciador digital e estudante de publicidade, e Helena Gusmão, publicitária e diretora de operações da SILVA. O “Voz dos Crias” discutiu com leveza a representatividade de vozes periféricas na criação de conteúdo e em campanhas publicitárias. A conversa foi mediada pelo estudante e organizador do evento Gustavo Pinheiro.

Gabriel Nascimento aborda a vida de estudante e morador de Niterói, região metropolitana do Rio. É estudante de publicidade da UFF e fala em vídeos publicados em suas redes sobre o trajeto exaustivo de casa para universidade e sua rotina, de forma descontraída. Antes de se tornar influenciador, Gabriel trabalhava como garçom e, também, foi jovem aprendiz na área de Marketing da L’Oréal. Recentemente, participou da, em suas palavras, o seu melhor trabalho até então, em uma campanha para a Rexona.

Helena Gusmão trouxe a sua bagagem profissional do mercado publicitário. Sócia da agência de publicidade SILVA, ela é formada pela Universidade Veiga de Almeida, e compartilhou suas experiências no mercado de trabalho e a importância para a representatividade de vozes periféricas. A SILVA, segundo Gusmão, é imersa nos contextos do Brasil, fora do eixo Sudeste e Sul. Ela diz que “o comportamento brasileiro é o protagonista em nossas campanhas”. Em sua apresentação, Helena mostrou cases de campanhas para Netflix, Dove e Kolene.

Foram discutidos temas como a escolha de carreira na comunicação, o planejamento e a sorte para a criação de conteúdo e engajamento na internet e a importância da representatividade e seus desafios. Um ponto importante foi a necessidade de apresentar em campanhas publicitárias pessoas que realmente acreditam nos produtos das marcas, como o caso da influenciadora Camila de Lucas que, junto da SILVA, fez a campanha para a Kolene para cabelos cacheados.
No geral, a “Voz dos Crias” foi bem recebida pelos alunos de comunicação, com perguntas no final das apresentações sobre futuro de carreira, superação de estereótipos e preconceito no mercado de trabalho.
Foto de capa: Antonio Brenna/NFoto
Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: Palestra sobre comunicação corporativa é bem recebida pelos alunos da UVA
LEIA TAMBÉM: Aula inaugural dos cursos de comunicação da UVA discute a importância do trabalho do assessor de imprensa

0 comentário em “Palestra “Voz dos Crias” discutiu a representatividade na publicidade”