Em outubro começa a temporada de festas de Halloween no mundo inteiro. A cultura que é popular nos Estados Unidos vem se popularizando cada vez mais em diversos lugares do globo. No Brasil, essa data vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. O Halloween, mais conhecido como Dia das Bruxas, e Dia do Saci no Brasil, é celebrado no dia 31 de outubro. Nos Estados Unidos, existe a tradição das pessoas saírem às ruas fantasiadas para pegar doces, com a famosa frase “gostosuras ou travessuras?”.
A celebração celta e pagã que tem como sua origem as celebrações dos processos da terra e do sol. Essa data, por mais que seja mais conhecida pela cultura norte-americana, teve origem na Inglaterra, França e Espanha, e só veio para o ocidente depois das colonizações. De acordo com a mestra em antropologia Marisa Sanabria, a data é comemorada dia 31 de outubro por um motivo.
“31 de outubro tem a ver com o ‘sunshine’, que é o ano novo celta, que é a entrada para a parte escura do ano, para o inverno”, conta Marisa.

A mestra ainda afirma que eram tempos difíceis pois não tinham frutos e nem colheita. Todos esses rituais antigos, ainda afetam a nossa sociedade hoje em dia. “Os rituais antigos refletem para nós como uma forma de alinhamento, com a natureza, sustentabilidade e ecologia. Essas festividades eram de grande alinhamento com a natureza”, explica.
Os celtas tinham uma profunda ligação com a natureza e tudo que os rodeavam. Essas conexões se refletem até hoje, com uma sociedade que cada vez mais fala sobre meio ambiente e sustentabilidade. Sobre o crescimento das festividades no Brasil, Marisa afirma que envolve questões econômicas e uma oportunidade do comércio lucrar.
“Estamos entrando no verão, que é a parte clara do ano, enquanto no hemisfério norte é a parte escura no ano. Em termos de natureza não estamos batendo”, explica.
Ela ainda afirma que estamos resgatando em uma espécie de homenagem as famosas bruxas, mulheres que foram abusadas e mortas. Eram mulheres com saberes médicos e pequenas propriedades na idade média que foram perseguidas.

Essa data também é uma oportunidade para prestarmos atenção na nossa própria cultura, já que o Dia do Saci e nosso próprio folclore é pouco falado e esquecido comparado ao Halloween. Algumas cidades do interior brasileiro comemoram com a Festa do Saci, um dia com músicas, teatros e brincadeiras folclóricas. As escolas também estão crescendo a consciência e enriquecendo culturalmente seus alunos.
Nossa consciência sobre a Inquisição e a caça às bruxas está crescendo, nada mais justo do que celebrar essas grandes guerreiras que nos antecederam, mas também sempre honrando nossa própria e rica cultura brasileira.
Foto de capa: Pexels
Reportagem de Cássia Verly, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: Festival WOW Mulheres do Mundo celebra a diversidade feminina
LEIA TAMBÉM: Com alunos da UVA participando, festival Anim!Arte realiza 17ª edição no mês de novembro

Amei a reportagem. Cássia. Muito ansiosa para me vestir de Glinda com minha ajuga de Elphaba para o halloween.
Pingback: Halloween: confira dicas de filmes e séries no streaming para entrar no clima | Agência UVA