Após quatro meses sem o melhor basquete do mundo, a espera acabou. A NBA retorna para a sua temporada 24-25. O formato segue o mesmo, com 82 jogos de temporada regular e os playoffs começando em abril. O In-Season Tournament (torneio de meio de temporada), novidade da temporada passada, retorna para mais uma edição após grande sucesso.
A rodada de abertura começa nesta terça-feira (22), com os atuais campeões, Boston Celtics, enfrentando o reforçado New York Knicks às 20h30min, horário de Brasília. Logo em seguida, o Los Angeles Lakers enfrenta o Minnesota Timberwolves às 23h. Ambos os jogos terão transmissão no Prime Video.
Entre muitas histórias, mudanças de elenco, técnicos, aposentadorias e contratações, talvez o enredo mais intrigante seja o começo de carreira de Bronny James. Ele, como diz seu nome de nascimento, se chama LeBron James Jr. e é o filho primogênito do astro internacional LeBron James.
O jovem de 20 anos foi uma das últimas escolhas do draft de julho de 2024. Bronny participou da Summer League e da pré-temporada da NBA ao lado do pai. Não se esperam muitos minutos de Bronny em quadra, pois ele é uma das últimas opções no banco de reservas do Los Angeles Lakers. Porém, ao longo da temporada, há a expectativa de vê-lo dividindo a quadra profissional ao lado de seu pai e companheiro de equipe, LeBron James.

(Foto: Divulgação/NBA)
Entre os grandes nomes da NBA, as principais mudanças ficaram por conta de Paul George, Klay Thompson, Chris Paul, Karl-Anthony Towns e Dejounte Murray, que estão de casa nova para esta edição da NBA. Klay, após quatro títulos e 13 anos de sucesso no Golden State Warriors, se mudou para os atuais vice-campeões, o Dallas Mavericks.
Paul George decidiu deixar o Los Angeles Clippers, onde formou uma dupla conturbada com Kawhi Leonard nas últimas cinco temporadas, e foi para o Philadelphia 76ers. Apesar do talento da dupla, eles não conseguiram chegar a uma final da NBA, sempre sendo atrapalhados por lesões, muitas vezes dos dois jogadores ao mesmo tempo. Em Philadelphia, Paul George jogará em um trio com o MVP de 2023, Joel Embiid, e a nova superestrela Tyrese Maxey. Conhecido como PG13 (devido às suas iniciais e número de camisa), ele usará a camisa 8 nos Sixers. O histórico de lesões de Paul George e de Joel Embiid fará com que os Sixers gerenciem seus minutos durante a temporada regular, com o objetivo de chegarem saudáveis aos playoffs pela primeira vez em muitos anos.

(Foto: Divulgação/76ers)
Outra dupla que não teve o sucesso esperado, embora com menos destaque, foi Trae Young e Dejounte Murray no Atlanta Hawks. Eles jogaram juntos por duas temporadas, mas não conseguiram passar da primeira rodada dos playoffs e na temporada passada nem chegaram nesta fase. O Hawks decidiu trocar Dejounte para o New Orleans Pelicans, recebendo em troca Larry Nance Jr. e o jovem defensor Dyson Daniels, um pacote relativamente barato pela qualidade de Murray. Ele se junta a um Pelicans com enorme potencial, mas que tem sido prejudicado por constantes lesões de sua principal estrela, Zion Williamson. Além de Zion, o time conta com nomes importantes como Brandon Ingram, Herb Jones, CJ McCollum e Trey Murphy, além do novo armador Dejounte Murray. Caso saudável, o time é esperado para conseguir uma vaga direta nos playoffs.

(Foto: Divulgação/New Orleans Pelicans)
O veterano armador de 39 anos, Chris Paul, está em uma nova equipe pela quinta vez desde 2017. Ele se juntou ao San Antonio Spurs para ser o mentor de um time jovem e promissor, que conta com a provável futura estrela da NBA, Victor Wembanyama. O jovem francês, de 20 anos e incríveis 2,24m de altura, entra em sua segunda temporada na NBA após um ótimo ano como calouro e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A dupla promete entreter os torcedores de San Antonio, embora uma vaga nos playoffs ainda seja incerta.
O New York Knicks se reforçou em duas posições para a próxima temporada. O time, que foi eliminado nas semifinais das últimas duas temporadas, conta com a superestrela Jalen Brunson além dos reforços de Mikal Bridges (seu amigo desde a época de faculdade em Villanova) e Karl-Anthony Towns, que foi trocado por Julius Randle e Donte DiVincenzo pelo Minnesota Timberwolves. Se o time estiver totalmente saudável, os Knicks se posicionam como o principal concorrente no Leste contra os atuais campeões, Boston Celtics.
Além dos jogadores já mencionados, outros que merecem destaque são: DeMar DeRozan, que deixou o Chicago Bulls para jogar no Sacramento Kings com Domantas Sabonis e De’Aaron Fox; Isaiah Hartenstein e Alex Caruso, que reforçam o já fortíssimo Oklahoma City Thunder; e o MVP de 2017, Russell Westbrook, que assinou com o Denver Nuggets.

(Foto: Divulgação/Sacramento Kings)
A temporada regular vai de outubro a abril. O play-in, disputado entre o sétimo e o décimo colocado de cada conferência, começa alguns dias após o fim da temporada regular e define os oito classificados finais de cada conferência. No Brasil, a NBA terá novamente transmissões da ESPN, Prime Video e do YouTube da NBA Brasil.
Foto de capa: Divulgação/NBA
Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Celtics derrotam os Mavericks e se tornam o maior campeão da história da NBA
LEIA TAMBÉM: NBA: Confira os vencedores dos prêmios individuais

Pingback: Temporada da Fórmula 1 terminando: veja tudo o que você deve saber sobre o esporte | Agência UVA
Pingback: Sainz vence com autoridade no México e Ferrari tem dobradinha no pódio | Agência UVA