Esporte

Saiba tudo sobre a nova temporada da NBA

NBA terá, pela primeira vez na história, pai e filho jogando juntos

Após quatro meses sem o melhor basquete do mundo, a espera acabou. A NBA retorna para a sua temporada 24-25. O formato segue o mesmo, com 82 jogos de temporada regular e os playoffs começando em abril. O In-Season Tournament (torneio de meio de temporada), novidade da temporada passada, retorna para mais uma edição após grande sucesso.

A rodada de abertura começa nesta terça-feira (22), com os atuais campeões, Boston Celtics, enfrentando o reforçado New York Knicks às 20h30min, horário de Brasília. Logo em seguida, o Los Angeles Lakers enfrenta o Minnesota Timberwolves às 23h. Ambos os jogos terão transmissão no Prime Video.

Entre muitas histórias, mudanças de elenco, técnicos, aposentadorias e contratações, talvez o enredo mais intrigante seja o começo de carreira de Bronny James. Ele, como diz seu nome de nascimento, se chama LeBron James Jr. e é o filho primogênito do astro internacional LeBron James.

O jovem de 20 anos foi uma das últimas escolhas do draft de julho de 2024. Bronny participou da Summer League e da pré-temporada da NBA ao lado do pai. Não se esperam muitos minutos de Bronny em quadra, pois ele é uma das últimas opções no banco de reservas do Los Angeles Lakers. Porém, ao longo da temporada, há a expectativa de vê-lo dividindo a quadra profissional ao lado de seu pai e companheiro de equipe, LeBron James.

Pai e filho pela primeira vez jogando juntos na história da NBA.
(Foto: Divulgação/NBA)

Entre os grandes nomes da NBA, as principais mudanças ficaram por conta de Paul George, Klay Thompson, Chris Paul, Karl-Anthony Towns e Dejounte Murray, que estão de casa nova para esta edição da NBA. Klay, após quatro títulos e 13 anos de sucesso no Golden State Warriors, se mudou para os atuais vice-campeões, o Dallas Mavericks.

Paul George decidiu deixar o Los Angeles Clippers, onde formou uma dupla conturbada com Kawhi Leonard nas últimas cinco temporadas, e foi para o Philadelphia 76ers. Apesar do talento da dupla, eles não conseguiram chegar a uma final da NBA, sempre sendo atrapalhados por lesões, muitas vezes dos dois jogadores ao mesmo tempo. Em Philadelphia, Paul George jogará em um trio com o MVP de 2023, Joel Embiid, e a nova superestrela Tyrese Maxey. Conhecido como PG13 (devido às suas iniciais e número de camisa), ele usará a camisa 8 nos Sixers. O histórico de lesões de Paul George e de Joel Embiid fará com que os Sixers gerenciem seus minutos durante a temporada regular, com o objetivo de chegarem saudáveis aos playoffs pela primeira vez em muitos anos.

O novo trio de Philadelphia.
(Foto: Divulgação/76ers)

Outra dupla que não teve o sucesso esperado, embora com menos destaque, foi Trae Young e Dejounte Murray no Atlanta Hawks. Eles jogaram juntos por duas temporadas, mas não conseguiram passar da primeira rodada dos playoffs e na temporada passada nem chegaram nesta fase. O Hawks decidiu trocar Dejounte para o New Orleans Pelicans, recebendo em troca Larry Nance Jr. e o jovem defensor Dyson Daniels, um pacote relativamente barato pela qualidade de Murray. Ele se junta a um Pelicans com enorme potencial, mas que tem sido prejudicado por constantes lesões de sua principal estrela, Zion Williamson. Além de Zion, o time conta com nomes importantes como Brandon Ingram, Herb Jones, CJ McCollum e Trey Murphy, além do novo armador Dejounte Murray. Caso saudável, o time é esperado para conseguir uma vaga direta nos playoffs.

Com a bola na mão, Dejounte Murray e o Pelicans.
(Foto: Divulgação/New Orleans Pelicans)

O veterano armador de 39 anos, Chris Paul, está em uma nova equipe pela quinta vez desde 2017. Ele se juntou ao San Antonio Spurs para ser o mentor de um time jovem e promissor, que conta com a provável futura estrela da NBA, Victor Wembanyama. O jovem francês, de 20 anos e incríveis 2,24m de altura, entra em sua segunda temporada na NBA após um ótimo ano como calouro e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A dupla promete entreter os torcedores de San Antonio, embora uma vaga nos playoffs ainda seja incerta.

A dupla tem mostrado entrosamento já no começo da temporada.

O New York Knicks se reforçou em duas posições para a próxima temporada. O time, que foi eliminado nas semifinais das últimas duas temporadas, conta com a superestrela Jalen Brunson além dos reforços de Mikal Bridges (seu amigo desde a época de faculdade em Villanova) e Karl-Anthony Towns, que foi trocado por Julius Randle e Donte DiVincenzo pelo Minnesota Timberwolves. Se o time estiver totalmente saudável, os Knicks se posicionam como o principal concorrente no Leste contra os atuais campeões, Boston Celtics.

Outra dupla de jogadores que também vem demonstrando entrosamento na fase inicial das competições.

Além dos jogadores já mencionados, outros que merecem destaque são: DeMar DeRozan, que deixou o Chicago Bulls para jogar no Sacramento Kings com Domantas Sabonis e De’Aaron Fox; Isaiah Hartenstein e Alex Caruso, que reforçam o já fortíssimo Oklahoma City Thunder; e o MVP de 2017, Russell Westbrook, que assinou com o Denver Nuggets.

O novo trio de Sacramento que promete competir pelos playoffs.
(Foto: Divulgação/Sacramento Kings)

A temporada regular vai de outubro a abril. O play-in, disputado entre o sétimo e o décimo colocado de cada conferência, começa alguns dias após o fim da temporada regular e define os oito classificados finais de cada conferência. No Brasil, a NBA terá novamente transmissões da ESPN, Prime Video e do YouTube da NBA Brasil.

Foto de capa: Divulgação/NBA

Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Celtics derrotam os Mavericks e se tornam o maior campeão da história da NBA

LEIA TAMBÉM: NBA: Confira os vencedores dos prêmios individuais

2 comentários em “Saiba tudo sobre a nova temporada da NBA

  1. Pingback: Temporada da Fórmula 1 terminando: veja tudo o que você deve saber sobre o esporte | Agência UVA

  2. Pingback: Sainz vence com autoridade no México e Ferrari tem dobradinha no pódio | Agência UVA

Deixe um comentário