O Flamengo aplicou 6 a 1 sobre o Vasco da Gama na tarde deste domingo (2). O resultado foi a maior goleada do rubro-negro sobre o cruzmaltino na história no Clássico dos Milhões. Os gols foram de Vegetti, para o Gigante da Colina, e de Everton Cebolinha, Pedro, David Luiz, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, para o Mais Querido.
Gabigol, inclusive, não entrava em campo no Rio de Janeiro desde 15 de maio, na vitória da equipe contra o Bolívar por 4 a 0 pela Copa CONMEBOL Libertadores. No dia seguinte à partida, o jogador se envolveu em uma polêmica foto na qual vestia a camisa do Corinthians. A situação resultou em multa e na perda da lendária camisa 10 do Flamengo por parte do atacante.
A relação entre Flamengo e Gabriel Barbosa sempre teve suas turbulências nesses cinco anos. Mesmo sendo um dos maiores ídolos da história do clube além de protagonista de duas conquistas da Copa Libertadores da América, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil e dono de uma conexão invejável com a torcida rubro-negra, o atacante sempre polêmico se envolveu em mais uma controvérsia em maio.
A repercussão da foto com a camisa do Corinthians, também dias após a vitória do Flamengo sobre a equipe paulista, foi negativa entre os torcedores do time que tem sede na Gávea. Gabigol e sua assessoria negaram o ocorrido no dia seguinte à polêmica, mas o clube carioca, em nota, afirmou que a foto era verídica e que o atacante sofreria punições. As sanções foram uma multa e a perda da camisa 10 do clube, historicamente o número mais importante dentro do Flamengo.

(Foto: Reprodução/X)
Desde então, Gabriel, que já vinha sendo reserva na temporada, passou a não entrar mais em campo. O atacante foi banco nas vitórias contra Amazonas e Millionarios, válidas pela Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente.
O Clássico dos Milhões mais histórico do século marcou o reencontro do atleta com o Flamengo e a torcida. O jogador entrou aos 35 minutos do segundo tempo, no lugar de Pedro, artilheiro do time na temporada. Gabigol definitivamente não recebeu o mesmo carinho e apoio que costumava receber em partidas no Maracanã; uma pequena ala da torcida xingou o atleta, outros aplaudiram, mas a grande maioria foi indiferente à entrada do agora camisa 99 do Flamengo.

(Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Até que, no último minuto da partida, em mais uma grande jogada coletiva do Flamengo, o lateral Wesley foi acionado na linha de fundo e cruzou para a área. Gabigol, livre de marcação, apenas precisou empurrar para o fundo das redes, marcando o sexto gol do Flamengo na goleada. O atacante fez sua comemoração tradicional, correndo para perto da bandeirinha e fazendo o seu famoso “muque” para a torcida, que reverenciou o gol marcado.
Após o fim da partida, Gabriel Barbosa concedeu entrevista e novamente se desculpou com o clube e seus torcedores. O atleta ainda reforçou seu amor pelo clube e sua conexão com a cidade e a torcida. Apesar disso, sua renovação segue travada com o Flamengo, já que o contrato do jogador se encerra no fim deste ano.
O Flamengo assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após essa vitória, com 14 pontos conquistados. O próximo compromisso é contra a equipe do Grêmio, no dia 13 de junho, às 20 horas, também no Maracanã.
Foto de capa: Marcelo Cortes e Paula Reis/ CRF
Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro
LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez na história, três times cariocas chegam juntos às oitavas da Libertadores
LEIA TAMBÉM: Flamengo goleia na Libertadores enquanto Botafogo e Fluminense se classificam às oitavas

Pingback: Sorteio define os confrontos das oitavas da Libertadores | Agência UVA