Esporte

Pela primeira vez na história, três times cariocas chegam juntos às oitavas da Libertadores

Botafogo, Flamengo e Fluminense garantiram a classificação mas só o tricolor foi líder do grupo

Três clubes do Rio de Janeiro estão classificados para as oitavas de final da Libertadores de forma simultânea pela primeira vez na história. Fluminense e Botafogo já haviam confirmado suas presenças na próxima fase da competição internacional na rodada anterior, enquanto o Flamengo carimbou sua passagem nesta semana, após a conclusão da sexta rodada.

Na noite de terça-feira (28), o alvinegro e o rubro-negro entraram em campo pela última rodada da fase de grupos com objetivos um pouco distintos. O time da estrela solitária já se encontrava classificado e disputava apenas a primeira colocação do Grupo D. Enquanto isso, a equipe da Gávea ainda precisava confirmar sua classificação para as oitavas, além de lutar pelo topo do Grupo E.

O Botafogo viajou até a Colômbia para enfrentar o Junior Barranquilla, que podia até empatar que continuaria no primeiro lugar do grupo. E foi o que aconteceu. Um 0 a 0 com alguns chutes a gol, mas sem êxito para ambos os lados. Pelo outro lado, o Flamengo enfrentou o Millonarios, também da Colômbia, no Maracanã e venceu pelo placar de 3 a 0, com dois gols de Pedro e um gol contra de Juan Pablo Vargas. Um fato curioso é que os dois times cariocas tiveram um jogador expulso em suas partidas: Diego Hernández pelo Alvinegro e Bruno Henrique pelo Rubro-Negro.

Cariocas e demais brasileiros aguardam jogos atrasados do Grupo C para definição dos confrontos das oitavas de final da competição.
(Foto: Reprodução/X/LibertadoresBR)

Na quarta-feira (29), em um jogo alucinante, o Fluminense venceu o Alianza Lima, do Peru, de virada, por 3 a 2, também no Maracanã. Os peruanos chegaram a estar à frente do placar por duas vezes na partida, mas o Tricolor, com o apoio da torcida e gols de Keno, Marcelo e John Kennedy, superou o adversário e terminou a fase de grupos de forma invicta e na primeira colocação do Grupo A.

O Brasil na Libertadores

Os demais clubes brasileiros que entraram em campo pela última rodada também não decepcionaram. O já classificado Atlético-MG goleou o Caracas, da Venezuela, por 4 a 0 dentro de casa e garantiu o primeiro lugar de seu grupo. O São Paulo, que também já estava garantido na próxima fase, venceu o Talleres, da Argentina, por 2 a 0 e terminou a fase de grupos na primeira colocação, antes ocupada justamente pelos argentinos.

Também jogando em casa, o Palmeiras entrou em campo contra o San Lorenzo, da Argentina, apenas para cumprir tabela, pois estava classificado e com o primeiro lugar em suas mãos. Na despedida de Endrick, que irá se apresentar ao Real Madrid depois da Copa América, os paulistas empataram em 0 a 0 no Allianz Parque.

Gaúchos na rodada e homenagens às vítimas no RS

Grêmio e Internacional voltaram a disputar, nesta semana, uma partida após um mês, por conta das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e geraram grandes estragos pelo estado. O tricolor gaúcho, jogando no Couto Pereira e com forte apoio da torcida, goleou o The Strongest, da Bolívia, pelo placar de 4 a 0, chegando à terceira colocação do Grupo C da Libertadores e ainda com duas partidas a disputar contra Huachipato, do Chile, fora de casa e Estudiantes, da Argentina, dentro de casa.

Pela Copa Sul-americana, o colorado recebeu o Belgrano, da Argentina, na Arena Baurueri, em São Paulo. O Inter chegou a sair na frente com gol de Borré, mas levou a virada dos argentinos ainda no primeiro tempo e não conseguiu uma reação. No entanto, o ponto mais emocionante da noite aconteceu após o clube gaúcho entrar em campo.

Jogadores do Internacional homenagearam vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
(Foto: Reprodução/Ricardo Duarte/Internacional)

Com o uniforme dos jogadores e escudo sujos de lama, a equipe homenageou as vítimas da catástrofe climática que ocorre no Rio Grande do Sul, além de passar a mensagem de conscientização ao que acontece na região Sul do país. Nas redes sociais, o Inter também utiliza seu emblema com as manchas de lama.

No jogo do Grêmio, jogadores e comissão técnica também realizaram uma homenagem, levantando e balançando uma bandeira do estado dentro do campo, além da festa da torcida, que levou bandeirões para exibirem no Couto Pereira.

Foto de capa: Lucas Merçon/Fluminense

Reportagem de Leonardo Pires de Carvalho, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Flamengo goleia na Libertadores enquanto Botafogo e Fluminense se classificam às oitavas

LEIA TAMBÉM: Endrick se despede do Palmeiras rumo à Europa

4 comentários em “Pela primeira vez na história, três times cariocas chegam juntos às oitavas da Libertadores