Internacional Política

Trump é condenado no caso Stormy Daniels

O político é o primeiro ex-presidente americano a ser sentenciado por um crime

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, foi condenado na última quinta-feira (30) por fraude financeira ao ter escondido um pagamento de US$ 130 mil com o intuito de comprar o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels. O caso aconteceu durante as eleições de 2016, quando derrotou Hillary Clinton, candidata do Partido Democrata. A decisão do júri, formado por 12 pessoas, foi unânime e o político foi considerado culpado em todas as 34 acusações.

Ao longo de sete semanas o julgamento ouviu as declarações de mais de 20 testemunhas. Na terça-feira (28), os advogados apresentaram seus últimos argumentos. Um dia depois, na quarta (29), o caso avançou para os jurados. A determinação não decretou a pena do antigo chefe de Estado. A sentença será estipulada em 11 de julho por um juiz e pode variar entre pagamento de multa e até quatro anos de prisão.

Apesar da condenação, Trump ainda pode disputar as eleições presidenciais deste ano. Nos Estados Unidos, mesmo que uma pessoa tenha sido condenada por um crime ela ainda pode concorrer a qualquer cargo e ser eleita. A única exceção a essa regra é ter participado de uma insurreição contra o país e ser considerado um traidor da pátria. O ex-presidente é alvo de investigação sobre as suas atitudes e influências na invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, porém não foi acusado.

Donald Trump disputará sua terceira eleição presidencial como candidato do Partido Republicano.
(Foto: Divulgação/Isac Nóbrega)

Mesmo sem impedir a candidatura republicana, a determinação da Justiça cria um abalo político na disputa e pode tanto prejudicá-la quanto servir como combustível para seus apoiadores. Os estadunidenses terão que escolher entre Donald Trump, atualmente condenado, e Joe Biden, que disputará a reeleição mesmo com baixo índice de popularidade.

Ao deixar o tribunal, o político criticou o julgamento e alegou que a verdadeira resposta virá do povo nas eleições de 2024 que ocorrerão em novembro.

“Este foi um julgamento fraudado e vergonhoso. O verdadeiro veredito será em 5 de novembro, pelo povo. Eles sabem o que aconteceu aqui, e todo mundo sabe o que aconteceu aqui”, declarou Donald Trump.

Este foi o primeiro dos quatro casos criminais que Trump enfrenta na Justiça. Ainda não há uma data marcada para o julgamento dos casos sobre a invasão ao Capitólio em janeiro de 2021. Também não há data agendada para os outros processos como o da situação dos documentos sigilosos que foram levados com o político depois do fim de seu governo e sobre a tentativa de reverter o resultado da votação no estado da Geórgia durante as eleições de 2020.

Foto de capa: Divulgação/Isac Nóbrega

Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Gabriel Ribeiro

LEIA TAMBÉM: Parada do Orgulho LGBT+ propõe resgate de símbolos nacionais

LEIA TAMBÉM: Putin é reeleito presidente e vai governar a Rússia até 2030

0 comentário em “Trump é condenado no caso Stormy Daniels

Deixe um comentário