Esporte Geral

Saiba como os clubes cariocas se mobilizaram para ajudar o Rio Grande do Sul

Clubes do Rio de Janeiro promovem ações beneficentes em prol das vítimas das enchentes

As inundações que atingiram o estado do Rio Grande do Sul desde o final de abril levaram à morte mais de 150 pessoas e deixaram mais de meio milhão de pessoas desalojadas. O Brasil inteiro se mobilizou para ajudar os desabrigados, tanto instituições, quanto pessoas públicas e cidadãos comuns impulsionaram campanhas de arrecadação e doação.

O Campeonato Brasileiro de futebol precisou ser paralisado, já que Grêmio e Internacional, clubes de Porto Alegre, sofreram diretamente com as enchentes. A partir disso, os clubes do Rio de Janeiro se movimentaram com ações em prol do Rio Grande do Sul. A Agência UVA preparou um resumo sobre as atitudes solidárias realizadas pelos quatro clubes cariocas mais populares.

Botafogo

O Botafogo realizou um treino aberto no Estádio Nilton Santos para arrecadar fundos e doações. Cerca de 300 torcedores compareceram ao treino e fizeram as suas contribuições com a campanha. Os ingressos solidários para o treino aberto foram vendidos de forma virtual e toda a arrecadação foi doada.

Além disso, em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o clube alvinegro tornou o Estádio Nilton Santos um ponto de coleta de doações durante seus jogos e entrou em campo com a bandeira do estado que sofre com a calamidade.

Flamengo

O Flamengo junto com a CBF, o grupo Globo, o Jogo das Estrelas e a Prefeitura do Rio de Janeiro, promoveu o “Futebol Solidário”, uma partida beneficente no Maracanã que reuniu craques e artistas do Brasil na tarde do último domingo (26). O objetivo do evento era arrecadar e incentivar doações para a população gaúcha.

Em parceria com a Ação da Cidadania, o clube rubro-negro também promoveu uma campanha de doação em apoio às vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul, disponibilizando pontos de coleta ao redor do Maracanã para receber doações.

O Flamengo também entrou em campo estampando em sua camisa, ao invés do patrocínio master, uma chave PIX para arrecadação de dinheiro que foi doado às vítimas das enchentes. A ação do time das cores vermelha e preta foi uma parceria com a patrocinadora Pixbet e com a ONG (Organização não Governamental) Ação da Cidadania. As camisas do jogo também foram leiloadas em prol das vítimas.

Fluminense

O Fluminense disponibilizou a sede em Laranjeiras e o Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, como pontos de coleta de doações. O clube coletou alimentos não perecíveis, água, itens de higiene pessoal e ração para animais e no dia 14 de maio realizou o transporte das doações. Os pontos de coleta seguem funcionando.

O Fluminense também leiloou as camisas utilizadas na partida contra o São Paulo pelo Brasileirão e arrecadou mais de R$ 28 mil. Outra ação do tricolor foi entrar em campo pela Libertadores divulgando a plataforma ParaQuemDoar, que está recolhendo doações para as vítimas das enchentes

Vasco da Gama

O Vasco também está recebendo doações em São Januário e nas lojas Gigante da Colina, em parceria com a Ação da Cidadania.

O cruzmaltino foi mais um clube que leiloou peças de roupa em parceria com a Play For a Cause. Ao todo, foram 23 camisas à disposição de lances entre os dias 12 a 16 de maio.

O clube, ainda por meio das redes sociais, reforçou campanhas que estão arrecadando doações em dinheiro e serão destinadas ao apoio para as pessoas atingidas pela enchente além da compra de mantimentos, itens de higiene e outras necessidades da população.

Foto de capa: Marina Garcia / Fluminense

Reportagem de Wilson Maia, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: CBF anuncia paralisação do Brasileirão por duas rodadas

LEIA TAMBÉM: Rio envia corpo de bombeiros para apoio às vítimas de desastre das chuvas no Rio Grande do Sul

1 comentário em “Saiba como os clubes cariocas se mobilizaram para ajudar o Rio Grande do Sul

  1. Pingback: Ajuda do governo federal ao Rio Grande do Sul já soma R$ 62,5 bilhões | Agência UVA

Deixe um comentário