Cinema Cultura

História de Nicholas Winton é retratada de forma inspiradora em ‘Uma Vida’

O filme se encontra em cartaz nos cinemas

O mês de março trouxe a estreia do filme “Uma vida”, que conta a história de Nicholas Winton, corretor de bolsa britânico e humanitário, que com apenas 29 anos salvou 669 crianças judias de morrer no Holocausto. Baseado no livro que sua filha escreveu, com registros de cartas, fotos e um diário pessoal, o longa foi dirigido por James Hawes.

A narrativa do filme acontece entre o passado e o presente de Nicholas, que durante a Segunda Guerra Mundial, foi visitar Praga com um amigo, e ficou perplexo com a situação das famílias judias. Observando tudo o que estava acontecendo, conseguiu contato com um grupo de apoio para tirar crianças daquela situação, e irem para a Inglaterra antes das fronteiras serem fechadas.

Foto: Divulgação/Diamond Films

Como foi retratado no filme, Nicholas tinha uma ótima habilidade com papelada, o que favoreceu o processo para levar todas as crianças de forma legal, com vistos, que na época, menores de 17 anos deveriam pagar 50 libras e ter garantia de um endereço. Com base nisso, ele começou com uma força-tarefa onde procurava casais para adotar essas crianças temporariamente, e que estariam dispostas a pagar esta quantia. Durante todo o processo, foram resgatadas 669 crianças, que chegaram na Inglaterra através de trens, um número que poderia ter sido muito maior.

Nicholas nunca teve noção do feito que ele fez. Depois de quase 50 anos, uma jornalista expôs os diários de Nicholas que foram dados a ela por ele, mostrando seus feitos para o mundo, fazendo Nicholas ganhar uma medalha de Herói do holocausto pelo governo britânico, e medalha da Ordem do Leão Branco.

Anthony Hopkins e Johnny Flynn interpretam o protagonista nas suas duas fases da vida de forma brilhante e comovente, contando também com a participação de Jessica Brown Findlay, que interpreta a personagem principal Eliska.

A fotografia do filme é marcante e atmosférica, recriando com êxito os cenários da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. A paleta de cores faz com que os telespectadores sintam tensão e emoção pela tela. A história é contada de forma cativante, permitindo que o espectador mergulhe na narrativa complexa e emocionante.

Confira o trailer de “Uma Vida”, disponível em exibição nos cinemas:

Título: “Uma vida – A história de Nicholas Winton”

Direção: James Hawes

Gênero: Drama / Biografia

Foto de capa: Divulgação/Diamond Films

Reportagem de Luiza Monteiro, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: https://agenciauva.net/2024/03/25/pf-aponta-irmaos-brazao-como-mandantes-da-morte-de-marielle/

LEIA TAMBÉM: https://agenciauva.net/2024/03/22/adrianne-lenker-do-big-thief-lanca-novo-album-e-e-destaque-nesta-sexta-feira/

2 comentários em “História de Nicholas Winton é retratada de forma inspiradora em ‘Uma Vida’

  1. Avatar de Adriana Monteiro Corrêa
    Adriana Monteiro Corrêa

    Belíssima crítica e comentário sobre o filme. Recomendo a todos.

  2. Pingback: Estação NET terá maratona cinema de pijama neste fim de semana | Agência UVA

Deixe um comentário