Cinema Moda

Entenda detalhes sobre o figurino de “Pobres Criaturas”, vencedor do Oscar

As roupas de Bella Baxter dizem muito sobre a personalidade e os desejos da personagem

No último domingo (10), aconteceu em Los Angeles a cerimônia do Oscar, o maior premiação da indústria cinematográfica. O filme ‘Oppenheimer’ foi o grande vencedor da noite, com sete prêmios, mas teve outra obra também conseguiu grande destaque.

“Pobres Criaturas”, do diretor Yorgos Lanthimos e protagonizado por Emma Stone, conseguiu ao todo cinco estatuetas, incluindo Melhor Atriz e Melhor Figurino. O filme acompanha a evolução de Bella Baxter, personagem de Stone, e teve seu figurino como um grande holofote.

No longa, conhecemos a história de Bella Baxter, uma mulher que recebeu um transplante de cérebro de seu falecido filho que nem chegou a nascer. Ao acordar da cirurgia, temos uma personagem no corpo de uma adulta, porém com pensamentos e atitudes infantis. Durante o filme, acompanhamos o amadurecimento da personagem, que no início está aprendendo a dar seus primeiros passos, e ao fim se torna uma grande mulher.

A responsável pelo figurino foi Holly Waddington. Em entrevista para Vogue, ela conta que recebeu um documento com mais de 100 páginas de referências do que eles queriam para o filme. Holly ainda complementa dizendo que o diretor Yorgos Lanthimos lhe deu muita liberdade criativa.

As roupas da personagem Bella Baxter dizem muito sobre sua personalidade e seus desejos. Bella é uma personagem forte, com grandes pensamentos. Ao longo do filme, acompanhamos seu despertar sexual e suas aventuras em busca de seus desejos, de conhecer mais sobre as pessoas e o mundo.

“Pobres Criaturas” se passa no fim do período Vitoriano, mas a atmosfera que Lanthimos criou para o longa é quase como um sonho surrealista, o que permitiu essa “viagem” ao fazer os figurinos.

Podemos ver muitas mangas bufantes, mistura de cores, texturas e materiais. Ao mesmo tempo que pode parecer algo bobinho e muitas vezes infantilizados, também temos transparências em alguns detalhes e momentos, que fizeram toda a diferença ao trazer o ar de maturidade da personagem.

Para a IGN, Waddington conta que usou muitas inspirações da moda do século XIX e XX. As camadas de roupa são justificadas pela personagem também estar em pedaços, então usaram o mesmo na sua forma de se vestir.

Os tecidos de suas vestimentas são mais leves para facilitar a locomoção da personagem, que no início realmente aprende a andar e em diversas cenas do filme anda desajeitada como uma criança.

O filme “Pobres Criaturas” está disponível nos cinemas (com base na programação da sua cidade) e também estará disponível na plataforma Star+ a partir do dia 20 de março.

Foto de capa: Reprodução/Instagram

Reportagem de Cássia Verly, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Oscar 2024: “Oppenheimer” se consagra o grande vencedor do ano

LEIA TAMBÉM: Entenda as eras de Taylor Swift e seu impacto na moda para quem vai a seus shows no Brasil

2 comentários em “Entenda detalhes sobre o figurino de “Pobres Criaturas”, vencedor do Oscar

  1. Pingback: “Imaginário: Brinquedo Diabólico” aborda os perigos envolvendo amigos imaginários | Agência UVA

  2. Pingback: Conheça o Letterboxd, aplicativo de sucesso entre os cinéfilos | Agência UVA

Deixe um comentário