Esporte

Brasil é confirmado pela Fifa como candidato à sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Escolha do país sede será definida em 17 de maio com votação no Congresso Anual da entidade

Nesta quinta-feira (14), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) confirmou a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. O país concorre contra duas candidaturas conjuntas, o bloco europeu formado por Alemanha, Holanda e Bélgica quer realizar o evento assim como a aliança norte-americana composta por Estados Unidos e México. 

Segundo a entidade, a decisão do local que receberá o torneio será definida por meio de eleição no dia 17 de maio durante o 74º Congresso Anual em Bangkok, na Tailândia. Cada uma das 211 associações nacionais filiadas à organização terá direito a um voto que será revelado ao público ao fim do pleito.

A Seleção Brasileira de futebol feminino sonha com um título mundial inédito,

O Brasil nunca sediou o Mundial Feminino, ao contrário de seus adversários nessa disputa. A competição foi realizada na Alemanha em 2011 e nos Estados Unidos, em duas oportunidades, nos anos de 1999 e 2003. 

Outro fator interessante para o país é possuir estádios que se adequam às exigências da Fifa, além das experiências recentes com outros grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 organizada pela própria entidade, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, as duas últimas edições da Copa América nos anos de 2019 e 2021 e duas finais da Copa CONMEBOL Libertadores realizadas no Rio de Janeiro em 2021 e 2023. 

Palco de duas finais da Copa do Mundo FIFA nos anos de 1950 e 2014, o Maracanã provavelmente fará parte da lista de estádios caso o Brasil seja definido como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027.

Foto de capa: Divulgação/Ricardo Stuckert

Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM: Brasil é eliminado da Copa do Mundo Feminina

LEIA TAMBÉM: Convocação e anúncio de novos cargos no futebol feminino marcam coletiva da CBF

4 comentários em “Brasil é confirmado pela Fifa como candidato à sede da Copa do Mundo Feminina de 2027