A cerimônia de entrega das estatuetas mais cobiçadas do mundo cinematográfico aconteceu neste domingo (10), em Los Angeles. A 96ª edição do Oscar teve como grande vencedor da noite o filme “Oppenheimer”, conquistando ao todo sete prêmios, incluindo o de Melhor Filme. Entre os premiados, se destacaram “Pobres Criaturas” e “Zona de Interesse”.
O comediante e apresentador Jimmy Kimmel apresentou o prêmio pela quarta vez. Durante a abertura da cerimônia, recriou uma cena de “Barbie” como se estivesse participando e exaltou a produção campeã de bilheteria de 2023. Kimmel aproveitou o seu discurso para comentar sobre a injustiça de Greta Gerwing e Margot Robbie não terem sido indicadas em suas respectivas categorias, Melhor Direção e Melhor Atriz.
Sem muitas surpresas quanto aos resultados, os grandes favoritos acabaram vencendo. “Oppenheimer” levou a melhor em sete categorias das 13 indicadas, com destaques para as categorias de Melhor Filme, Melhor Direção por Christopher Nolan, Melhor Ator por Cillian Murphy e Melhor Ator Coadjuvante por Robert Downey Jr.. Vale ressaltar que essa é a primeira vez que o diretor ganha a estatueta, assim como também foram as primeiras de Murphy e Downey Jr.
A categoria mais imprevisível da noite era de Melhor Atriz, que acabou premiando Emma Stone por sua interpretação de Bella Baxter em “Pobres Criaturas”. A atriz conquistou sua segunda estatueta na carreira (a primeira em 2017 com “La La Land”) e entrou para um grupo seleto de atrizes que ganharam mais de um Oscar, que conta com Cate Blanchett, Jodie Foster e Jane Fonda, entre outras.
Quem ameaçava o prêmio de Stone era Lily Gladstone, por seu papel em “Assassino da Lua das Flores”. Apesar de não ter vencido, a atriz fez história no Oscar, sendo a primeira índigena dos Estados Unidos indicada ao prêmio. Quem também dividiu as atenções na categoria foi a atriz alemã Sandra Huller, ela estava indicada por “Anatomia de uma Queda”, mas também fazia parte do elenco de “Zona de Interesse” que concorria na categoria principal.
“Pobres Criaturas” e “Zona de Interesse” também acumularam mais de uma estatueta cada. Além de Emma Stone, o longa levou três prêmios seguidos de Maquiagem e Penteado, Produção de Design e Melhor Figurino. Por sua vez, “Zona de Interesse” venceu como Melhor Filme Internacional e Melhor Som, desbancando o filme do pai da bomba atômica.
A noite não tinha começado tão bem para os grandes vencedores, na primeira categoria Da’Vine Joy Randolph venceu como Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel de cozinheira-chefe em “Os Rejeitados”. Depois, mais uma derrota em Roteiro Adaptado, que ficou para “Ficção Americana”. Mesmo saindo atrás de “Pobres Criaturas”, a cinebiografia do físico Oppenheimer tomou a dianteira.
Ficaram com apenas um Oscar “Anatomia de Uma Queda”, vencendo como Melhor Roteiro Original, “Barbie”, levou a estatueta de Melhor Canção Original por “What Was I Made For?”, interpretada por Billie Eilish, e “Godzilla Minus One” levou a primeira estatueta da franquia por Efeitos Visuais.
Já na categoria de animação “O Menino e A Garça” levou a melhor, e na categoria de documentário, “20 dias em Mariupol” venceu e garantiu o primeiro Oscar da Ucrânia, com um discurso emocionante do diretor que citou a guerra com a Rússia. O diretor ucraniano disse que preferia nunca ter feito o filme, pois preferiria que a guerra nunca tivesse acontecido, mas já que a não pode ser alterada, que os registros façam com que essa história não seja esquecida. Outro momento político do evento foi o protesto de alguns artistas ao usar um broche pedindo o cessar fogo na Palestina, foram eles Billie Elish, Mark Ruffalo, Ramy Youssef e outros.
Durante a cerimônia também foi feita uma menção à greve dos roteiristas e atores que parou Hollywood no último ano. Vários profissionais que atuam nos bastidores subiram ao palco para serem aplaudidos ,e Jimmy Kimmel celebrou a união dos sindicatos para chegar no acordo quanto ao uso de inteligências artificiais nas produções.
Outro momento memorável da cerimônia foi a performance de Ryan Gosling com “I’m Just Ken”, música indicada à categoria de Melhor Canção Original. A performance de Gosling era muito aguardada pelo público e fez sucesso imediato na internet, também sendo ovacionada pelos colegas presentes. O número musical foi grandioso, contou com mais de 60 bailarinos, a presença de colegas do elenco e ainda a participação especial do guitarrista Slash, o guitarrista de Guns N’ Roses. Entretanto, o ator saiu de mãos abanando do evento.
Foto de capa: Trae Patton/AMPAS/Diário do Nordeste
Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de João Agner
LEIA TAMBÉM: Oscar 2024: saiba quais filmes estão concorrendo na principal categoria e como acompanhar a cerimônia
LEIA TAMBÉM: Após 148 dias, chega ao fim a greve dos roteiristas de Hollywood

Pingback: Entenda detalhes sobre o figurino de “Pobres Criaturas”, vencedor do Oscar | Agência UVA
Pingback: “Imaginário: Brinquedo Diabólico” aborda os perigos envolvendo amigos imaginários | Agência UVA
Pingback: Conheça o Letterboxd, aplicativo de sucesso entre os cinéfilos | Agência UVA