Felipe Massa tornou oficial nesta segunda-feira (11), na Superior Corte de Justiça de Londres, um processo contra a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e Formula One Management (FOM), além de outro contra o ex-presidente da categoria, Bernie Ecclestone. A ação judicial contesta o resultado do campeonato de 2008 da Fórmula 1 (F1) e, sobretudo, a validação do Grande Prêmio de Singapura daquele ano.
Segundo o brasileiro, a intenção dessa iniciativa expressa sua busca por justiça no esporte, além da possibilidade de se tornar campeão mundial na categoria.
Sempre disse que iria brigar até o final. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção dessa injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita”, declarou Massa.
Ao longo da temporada de 2008, o esportista disputou o título e foi vice-campeão pela diferença de apenas um ponto. Na época, Lewis Hamilton conquistou o torneio pela primeira vez na carreira. Porém, a discussão relacionada ao resultado final deste campeonato acontece devido ao GP de Singapura, onde ocorreu um caso que ficou conhecido como “Singapuragate”.
Esse episódio se refere à batida intencional de Nelson Piquet Júnior a fim de beneficiar o companheiro de equipe, Fernando Alonso. Ambos corriam pela Renault, atualmente conhecida como Alpine. O safety car (carro de segurança) foi acionado e, com isso, os pilotos não puderam fazer ultrapassagens ou pit-stops se não estivessem em situação de emergência, como problemas de segurança ou baixo nível de combustível. Massa, por sua vez, era pole position e líder da corrida mas, como vários pilotos, caiu de posição devido a uma paragem. Tendo abastecido antes da batida, Alonso, que estava em quinto lugar, terminou a corrida em primeiro. Hamilton ficou em terceiro e somou seis pontos no torneio, já Massa, encerrou em 13º sem pontuar na tabela geral.
Entretanto, em 2023, Bernie Ecclestone revelou que possuía conhecimento da intencionalidade da batida de Piquet Júnior ainda em 2008. Isso possibilitaria o caminho para uma revisão da corrida, mas o britânico explicou que as organizações mantiveram silêncio com o objetivo de proteger a integridade da Fórmula 1.
Como consequência dessa história, Felipe Massa deu abertura à sua ação judicial com o envio de uma carta que, segundo as regras da Justiça do Reino Unido, deve anteceder qualquer processo. Em seu conteúdo, há a contestação do título mundial e a pretensão por reconhecimento da conquista nos âmbitos esportivo, moral e financeiro conforme o pedido de indenização para o esportista brasileiro por danos e lucros cessantes.
Foto de capa: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Fórmula 1: entenda como funciona a categoria mais famosa do automobilismo
LEIA TAMBÉM: Última etapa do Circuito Brasileiro de Surfe acontece nesta quarta na Barra

0 comentário em “Felipe Massa processa FIA, FOM e Ecclestone pela temporada de 2008”