Cidade Cinema Cultura

Museu de Arte do Rio promoverá CineClube com entrada franca no Dia Internacional da Mulher

A exibição ocorrerá no auditório do MAR, no dia 8 de março às 14h

No dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte do Rio (MAR) promoverá uma edição especial do CineClube Zezé Motta com entrada franca, sujeita a lotação. Serão exibidos três curtas que trazem histórias representativas com mulheres apagadas pela história, mulheres negras e LGBTQIAP+, finalizando com uma roda de conversa com as diretoras.

O curta “Mulheres da Independência”, dirigido por Kelly Siqueira e Alexandre Boury e protagonizado por Leona Cavalli, que retrata mulheres que construíram o processo de independência brasileiro e não são citadas nos livros de história, como Maria Felipa de Oliveira.

A diretora Sabrina Fidalgo também estará presente com seu curta “Rainha”, estrelado por Ana Flávia Cavalcanti, que conta a história de Rita, uma mulher negra que precisará lutar contra forças internas para realizar seu sonho de se tornar rainha de bateria.

O último curta, dirigido por Leticia Leão, traz a representação da mulher LGBTQIAP+. “O Fundo dos nossos Corações” conta a história de Joana, uma criança curiosa que, após uma aula de ciências sobre concepção, quer saber como veio ao mundo tendo duas mães.

Imagem do curta “Rainha”. (Divulgação: Mutuca Filmes)

O CineClube Zezé Motta é uma parceria da Superintendência de Audiovisual do Estado com o Museu de Arte do Rio. Além da exibição dos curtas, as diretoras estarão presentes para um bate-papo sobre a execução dos projetos. O MAR fica localizado na Praça Mauá, no Centro do Rio.

Foto da Capa: Divulgação/CineClube

Reportagem de Gyovanna Cabral, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Confira os filmes com temática LGBTQIAPN+ que concorrem ao Prêmio Félix

LEIA TAMBÉM: “Ó Paí,Ó 2” chega em novembro aos cinemas celebrando o mês da Consciência Negra

Avatar de Desconhecido

Sobre Hunter

Eu me escolhi chamar Hunter e usar a arte como refúgio. Escrevo ficções especulativas; em 2021, publiquei Colmeia e A outra, porém após problemas com a editoração retirei A outra de publicação. Em 2022 publiquei Rompendo Akai Itos, um livro de poesias que fala sobre rompermos laços tóxicos. E hoje em dia, sou formada em gastronomia, estudo jornalismo com uma bolsa na UVA e sou repórter na Agência UVA, onde tenho minha própria coluna de crônicas e cuido das matérias culturais e internacionais. E no meu Instagram @hunterlivros, monto um acervo de fotos estilo 2000 junto de meus textos chamado "Caixinha de papel debaixo da cama".

2 comentários em “Museu de Arte do Rio promoverá CineClube com entrada franca no Dia Internacional da Mulher

  1. Pingback: Mulheres compartilhando suas vivências foi a pauta principal da edição especial do CineClube para o dia da mulher | Agência UVA

  2. Pingback: “Instinto Materno” traz um suspense eletrizante para as telas de cinema | Agência UVA

Deixe um comentário