Adaptar um livro para o cinema nunca é uma tarefa simples. A literatura, sendo mais expositiva, contrasta com a preferência do cinema pela subjetividade. A diretora Aitch Alberto enfrenta esse desafio em “Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante”, uma adaptação do best-seller de Benjamin Alire Sáenz. O filme, que preserva as características dos romances juvenis, se destaca pela sutileza de sua narrativa.
Aristóteles, interpretado por Max Pelayo, e Dante, interpretado por Reese Gonzales, são dois adolescentes mexicano-americanos que vivem em El Paso, em 1987. Isolados por se sentirem diferentes, de um simples um encontro casual, eles criam uma conexão que os levam a questionar os mistérios do universo juntos. Ainda que o amor entre eles exista desde o primeiro momento em que se tornaram amigos, é complicado principalmente para Ari assimilar que gosta do amigo.
A adolescência, longe de ser uma fase fácil, é um período de questionamentos incessantes sobre o mundo, o universo e a própria identidade. O desenvolvimento do pensamento individual traz consigo a confusão de distinguir entre certo e errado. Nesse turbilhão de dúvidas, Ari e Dante surgem com questionamentos sobre a própria essência, ainda mais quando confrontados com normas conservadoras da sociedade.

Apesar de ambos serem protagonistas, o filme foca mais no cotidiano de Ari. Mesmo que Dante enfrente uma crise existencial ao descobrir aspectos de sua personalidade, consegue ser mais transparente consigo mesmo e com os outros. Ari, por sua vez, guarda todos os seus sentimentos para si, resultando em conflitos internos e emoções de raiva muito aflorados. Mas a relação com seus pais e tia, mesmo que não seja explicitamente explorada, serve como alicerce para quebrar essas barreiras sem arrependimentos.
São processos de auto aceitação de uma perspectiva particular da jornada dos personagens. No entanto, não deixam de explorar a atração mútua que nasce da relação e revoluciona o mundo íntimo de ambos. O filme permanece fiel à essência do livro, proporcionando uma homenagem tocante ao cinema LGBTQIA+.
Confira o trailer de “Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante”, que chega nos cinemas no dia 30 de novembro:
Título: Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante
Direção: Aitch Alberto
Roteiro: Aitch Alberto
Foto de capa: Divulgação
Reportagem de Mariana Motta, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” mostra passado do vilão de Jogos Vorazes
LEIA TAMBÉM: Confira os filmes com temática LGBTQIAPN+ que concorrem ao Prêmio Félix

0 comentário em ““Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante” e o processo de auto aceitação”