Cidade Sociedade

Estação de trem de Marechal Hermes sofre abandono e moradores reclamam

O local é um patrimônio histórico do subúrbio carioca

A estação de Marechal Hermes foi inaugurada em 1913 e é considerada uma das mais antigas e luxuosas da cidade. O prédio, localizado na zona norte do Rio, segue o modelo ferroviário de uma estação inglesa, feito com tijolos maciços trazidos da Inglaterra. A estrutura também conta com telhas francesas e detalhes com azulejos de origem alemã e belga. O local possui uma arquitetura eclética considerada uma das mais bonitas da região metropolitana do Rio de Janeiro.

“Você ter um bem arquitetônico, como a estação de Marechal Hermes, no subúrbio carioca, enriquece a história e a memória do local, pois muitas vezes só é visto e destacado na mídia os patrimônios históricos do Centro ou zona sul. É importante destacar que as zonas norte e oeste da nossa cidade também têm patrimônios centenários que fazem parte da história do Rio de Janeiro”, diz Diego Lacerda Produtor cultural e ex-morador do bairro.

Foto da estação de Marechal Hermes em seus primeiros anos de funcionamento. (Foto: Reprodução)

Mesmo sendo uma parte importante da história do subúrbio carioca, hoje a estação sofre um abandono administrativo. Quem pega o trem por lá encontra árvores crescendo dentro do prédio, rachaduras nas paredes, portas e janelas danificadas, entre outros problemas. André Luis Mansur, de 54 anos, é administrador da página do Facebook: Marechal Hermes antigo e conta que, nas últimas décadas, o abandono se manteve.

“A falta de manutenção durante décadas fez com que até árvores nascessem no teto. Se ela tivesse sido usada, por exemplo, de forma administrativa pela Supervia, talvez não estivesse assim. Todo imóvel que fica sem uso e sem manutenção fica neste estado”, conta André.

A atual situação tem preocupado alguns moradores, que têm lutado pela preservação do imóvel. André Luís destaca que é importante também que a própria população do bairro ajude na conservação do local.

“Nos últimos tempos teve um interesse maior, mas ainda é pequeno. É preciso que a população entenda que preservar o patrimônio é mostrar que se tem amor por ele. Se não sabemos nem como o nosso lugar se formou, fica difícil lutar por ele no presente. A preservação do patrimônio histórico é fundamental para isso,” explica André Luís Mansur.

Há anos, a estação sofre nas mãos do poder público, que faz pouco caso para as reclamações dos moradores em relação ao péssimo estado do imóvel.

“A partir do momento que o Ministério Público determina ações emergenciais de manutenção na estação, cobrando a Supervia, o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, é porque os órgãos públicos que deveriam se importar pela restauração e conservação deste bem histórico e tombado”, diz o ex-morador do bairro, Diego Lacerda.

Mesmo com ocorrências do Ministério Público, o prédio da estação ainda sofre com problemas sem solução. (Foto: Pedro Turteltaub/Agência Uva)

Depois de muita luta dos moradores, na última segunda-feira (23), a 14° Vara de Fazenda Pública da justiça carioca deu a decisão exigindo que a Supervia, o estado e o município do Rio tomem medidas imediatas para a conservação da estação. Mesmo com nenhum plano dos três anunciado, a medida já é vista de forma otimista pela população.

“Não sou arquiteto nem engenheiro civil para poder confirmar se é possível ou não. Mas eu acredito que sim. Olhando do lado de fora, penso na possibilidade ainda de restauração deste bem tombado e seu uso como espaço de exposição e memória da história do bairro de Marechal Hermes, a primeira vila planejada pelo Governo Federal para a classe operária do Brasil”, afirma Diego Lacerda.

O Ministério Público do Rio de Janeiro já realizou uma revisão pelo prédio em 2022 e destacou o péssimo estado de conservação. O imóvel pertence à Supervia, que foi notificada pelo órgão em novembro do ano passado. A empresa disse que já tinha começado a elaborar um projeto executivo para a recuperação do imóvel, porém, quase um ano depois, até a última medida tomada pela justiça, nenhuma movimentação foi feita.

Foto de capa: Pedro Turteltaub/Agência Uva

Reportagem de Pedro Turteltaub, com edição de texto de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM : Prefeitura do Rio anuncia planos para Réveillon e Carnaval de 2024

LEIA TAMBÉM : O que a lei de cota de tela significa para o rumo do cinema brasileiro?

3 comentários em “Estação de trem de Marechal Hermes sofre abandono e moradores reclamam