Cultura Música

Sufjan Stevens retorna à sonoridade folk em “Javelin”

O cantor indicado ao Oscars é destaque na lista de lançamentos músicais da semana, junto de Hannah Diamond, Dorian Electra e Paramore

O cantor indie Sufjan Stevens retorna a sonoridade folk em seu mais novo álbum, “Javelin”, que saiu nesta sexta-feira. Este lançamento é destaque na coluna de lançamentos musicais da semana, com curadoria da equipe da Agência UVA. Além de Stevens, tem Hannah Diamond, Dorian Electra, Paramore e mais. Confira a lista:

Sufjan Stevens – “Javelin” (Ashmatic Kitty)

O renomado cantor e compositor americano Sufjan Stevens está de volta com mais um novo álbum de estúdio. “Javelin” é o retorno de Stevens a sonoridade folk e o estilo cantautor de seu aclamado pela crítica “Carrie & Lowell” (Ashmatic Kitty, 2015). Recentemente, Stevens disse em sua conta no Instagram que não participaria da divulgação do álbum pois foi diagnosticado com Síndrome de Guillain-Barré, uma doença auto-imune em que perdeu o movimento dos braços e pernas, mas já está se recuperando. Escute “Javelin” aqui.

Em 2018, Sufjan Stevens foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original, pela faixa “Mystery of Love”, do filme “Me Chame Pelo Seu Nome” (Luca Guadagnino, 2017). (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Hannah Diamond – “Perfect Picture” (PC)

A estrela da PC Music Hannah Diamond lança, nesta sexta-feira, seu segundo disco. “Perfect Picture” dá continuidade ao universo que Hannah criou com “Reflections” (PC, 2019) e em singles como “Hi” e “Attachment”. Diamond mistura letras melódicas e românticas autorais com a produção plástica e metálica conhecida pelo coletivo PC Music, aqui assinada pela própria Hannah junto de David Gamson (Kesha, Charli XCX). Escute “Perfect Picture” aqui.

Além de cantora, Hannah Diamond é fotógrafa e uma das principais pensadoras dos visuais da PC Music. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Dorian Electra – “Fanfare” (Independente)

Um dos principais nomes do gênero Hyperpop, Dorian Electra retorna, nesta sexta-feira, com um álbum inédito. “Fanfare” é seu terceiro álbum de estúdio e é uma continuação ao estrondoso “My Agenda” (Independente, 2020). Para a divulgação desta nova era, Dorian lançou “Freak Mode”, “Sodom and Gomorrah”, “Puppet” e “Anon”, apresentando influências de música industrial, metal e EDM para seu universo queer, caótico, sexual e sarcástico. Escute “Fanfare” aqui.

Dorian Electra é não-binário e aborda a temática LGBTQIA+ em suas músicas. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Paramore – “Re: This Is Why” (Atlantic)

Após o sucesso do álbum “This Is Why” (Atlantic, 2023), lançado em fevereiro, o Paramore apresenta um álbum “quase” de remixes com as faixas de seu sexto álbum de estúdio. “Re: This Is Why” traz diversos artistas e bandas que influenciaram a banda em seu último disco para remixes e covers. Nomes como Panda Bear, Foals, Julien Baker, Wet Leg, Romy, Claud e The Linda Lindas integram a coletânea. Além dessas gravações, a banda de Hayley Williams entrega uma faixa inédita, “Sanity”, que foi escrita durante a produção do álbum “After Laughter” (Fueled by Ramen, 2017). Escute “Re: This Is Why” aqui.

Trechos dos remixes que compõem “Re: This Is Why” foram divulgados no canal do Discord do Paramore. (Foto: Reprodução/Twitter)

Pitty – “Admirável Chip Novo (Re)Ativado” (Deck)

Em comemoração aos 20 anos de sua clássica estreia, em “Admirável Chip Novo” (Deck, 2003), a cantora Pitty lança, nesta sexta-feira, um projeto de releituras de seus clássicos. Diversos nomes nacionais, como Sandy, Ney Matogrosso, Planet Hemp, Emicida, Céu, Criolo e mais interpretam hits da artista baiana de um dos discos mais amados do rock brasileiro. Com o lançamento de “Admirável Chip Novo (Re)Ativado”, Pitty lançará um box, “Box ACNXX” especial contendo três discos de vinil: o álbum de releituras, o disco original de 2003 e a coletânea de covers “Espelhos”, lançada em Junho de 2023. Escute “Admirável Chip Novo (Re)Ativado” aqui.

“Admirável Chip Novo”, disco de estréia da Pitty de 2003, vendeu mais de 250 milhões de cópias, faturando Disco de Platina. (Foto: Reprodução/Twitter)

Glasser – “Crux” (One Little Independent)

Dez anos depois seu último álbum, “Interiors” (True Panther, 2013), o segundo de sua carreira, a cantora americana Cameron Mesirow, conhecida como Glasser, retorna com um trabalho inédito. “Crux”, seu novo disco, marca seu retorno à música, em um trabalho de pop experimental e atmosférico, e explora temas de identidade pessoal, vulnerabilidade emocional e experiência humana. Especificamente, “Crux” aborda a morte de um antigo amigo, as meditações de Mesirow sobre a fragilidade da vida e a delicadeza dos relacionamentos em tempos incertos, em um álbum pop eletrônico e oblíquo. Escute “Crux” aqui.

“Crux” é a estréia de Glasser no selo “One Little Independent Records”. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Foto de capa: Sufjan Stevens

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Rodrigo Ogi lança o aguardado álbum “Aleatoriamente”

LEIA TAMBÉM: Padam? Kylie Minogue comemora 35 anos de carreira com “Tension”

2 comentários em “Sufjan Stevens retorna à sonoridade folk em “Javelin”

  1. Pingback: Troye Sivan explora seu lado sensual em “Something to Give Each Other” | Agência UVA

  2. Pingback: Ana Frango Elétrico lança novo álbum, “Me chama de gato que eu sou sua” | Agência UVA

Deixe um comentário