Cidade Cultura Literatura

Festival do Livro do Rio realiza sua segunda edição neste final de semana

Por meio da literatura, o FLIV-Rio promove debate e reflexão

Após sua estreia em 2022, o Festival do Livro do Rio retorna com a sua segunda edição nos dias 5, 6 e 7 de outubro no Bairro Maracanã. Contando com mais de 40 editoras e descontos de até 30%, o evento foi pensado como um espaço de lançamento, divulgação e debate sobre a produção literária, destacando títulos com temática progressista, chamada literatura de resistência.

“Seguimos na luta contra a desinformação. Precisamos romper essa cortina de fumaça que vem enganado pessoas para que não consigam enxergar a realidade cruel a qual foram submetidas. O objetivo é promover um evento para repensar o país e a necessidade de combater retrocessos. Quem for ao FLIV-Rio, terá a oportunidade de participar de muitos debates, comprar livros e curtir rodas de conversas”, diz Keila Machado, uma das organizadoras do evento.

Nessa edição, o “mercado do sebo” vai trocar alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal por livros. O que for arrecadado será doado para instituições de apoio à população de baixa renda, como os projetos Gerando Vidas, Favelação e Sociedade dos Amigos da Pediatria, do Hospital Gaffrée e Guinle.

A primeira edição do festival foi realizada em meio a campanha eleitoral de 2022, na qual o Brasil ficou dividido politicamente. Com isso, as mesas e atividades do evento foram direcionadas para o enfrentamento do fascismo, combate ao racismo e ao discurso de ódio, entre outros temas.

“Penso que a leitura causa impactos em todos nós, pois mudamos quando nos nutrimos de conhecimento, ainda mais em tempos atuais, onde as pessoas são informadas pelo WhatsApp e não buscam fontes seguras. Então, esse momento não passou, temos que mostrar que livros são fontes de conhecimento e que só o conhecimento liberta”, diz Keila.

(Foto: Divulgação/FLIV Rio)

Nessa ano, essas temáticas voltam ser colocadas em vigor, uma vez que as sequelas dos desmontes das políticas públicas e de direitos constituídos seguem prejudicando a população. Serão promovidos debates e rodas de conversa. Em destaque, no sábado, haverá uma programação infantil, além de uma tarde de autógrafos com Márcia Tiburi e Jean Wyllys. Para mais informações confira a programação do evento.

“Como deu muito certo a primeira edição, poucas coisas tiveram que ser adaptadas. Teremos mais editoras e mais sessões de autógrafos no palco externo. Como novidade, teremos comida de buteco, chopp artesanal, jongo, além do encerramento com uma roda de samba. Ou seja, o mesmo evento, com debates super importantes, está acrescido de mais atividades culturais, aquele bom papo com cerveja gelada”, convida a organizadora do evento.

O festival ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de outubro, das 9h às 19h no Sinttel-Rio.

Endereço: Rua Moraes e Silva, 94, Maracanã – Rio de Janeiro.

Foto de capa: Divulgação/FLIV- RIO

Reportagem de Pedro Turteltaub, com edição de texto de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM : Espaços culturais do Rio são reabertos e devolvidos para os cariocas

LEIA TAMBÉM : Conceição Evaristo, grande homenageada da FLIC-BF, fala sobre suas obras e trajetória em roda de conversa

0 comentário em “Festival do Livro do Rio realiza sua segunda edição neste final de semana

Deixe um comentário