Neste sábado (30), começa o Pré Olímpico de Vôlei Masculino, competição que garante seis vagas nos Jogos Olímpicos que acontecem no ano que vem em Paris. São 24 seleções divididas em 3 grupos que disputam as partidas em três países sedes distintos – Grupo A no Brasil, Grupo B no Japão e Grupo C na China. Os dois primeiros colocados de cada grupo se juntam à anfitriã França, já classificada.
A seleção brasileira disputará a vaga com Itália, Irã, Cuba, Ucrânia, Alemanha, República Tcheca e Catar. O grupo tem como favorita a campeã mundial Itália. Brasil, Alemanha, Irã e Cuba também despontam com força. As partidas do grupo A acontecerão no Maracanãzinho, durante os próximos 10 dias, de 30 de setembro até 8 de outubro.

A seleção contará com o apoio da torcida para conquistar a vaga olímpica e superar a má fase. O Brasil, nos seus últimos compromissos desta temporada, foi eliminado nas quartas da Liga das Nações e perdeu o título sul-americano pela primeira vez na história. A única edição anterior que não tinha vencido, o país não participou por questões políticas, disputada no ano da ditadura militar.
A seleção volta ao palco do ouro olímpico de 2016 pela primeira vez para a competição. Na ocasião, a torcida também foi fundamental para a conquista, pois a equipe teve um início de campeonato complicado e terminou conquistando o ouro no final. Três campeões estarão em quadra, Bruninho, Lucarelli e Lucão. Eles comentam sobre a sensação de estar de volta, recordações e expectativas para garantir a vaga para a próxima Olimpíada.
“Voltar ao Maracanãzinho com certeza me remete aos Jogos Olímpicos de 2016, e a gente está voltando justamente com o objetivo de ir às Olimpíadas. Espero que os anjos do Maracanãzinho, que nos abençoaram com o título em 2016, nos abençoem e a gente possa ir muito bem nesse classificatório e conquistar a vaga para 2024”, comenta Lucarelli.

“A gente espera que o público venha e nos apoie, porque é um grande sonho nosso garantir essa vaga para os Jogos Olímpicos aqui, e a gente está muito motivado para essa competição”, disse o capitão Bruninho.
A estreia brasileira acontece neste sábado (30), às 10h. Ao longo dos próximos dias, disputa 7 jogos, um com cada adversário do grupo. Caso não conquiste a vaga, ainda briga pelas cinco vagas finais que serão distribuídas de acordo com o ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), com prioridade para seleções de continentes que não tiverem nenhum representante confirmado. Atualmente o Brasil ocupa a quarta posição do ranking.
Em Tóquio, no Japão, o grupo B também disputa mais duas vagas. O grupo conta com Japão, Sérvia, Turquia, Estados Unidos, Egito, Finlândia, Eslovênia e Turquia. Já o grupo C, vai lutar pelas duas vagas em Xi’an, na China. Terá na disputa Holanda, Canadá, Polônia, Bélgica, Bulgária, Argentina, México e China.
Confira a seleção convocada pelo técnico Renan Dal Zotto para vestir a amarelinha:
Levantadores: Bruninho e Fernando Cachopa
Opostos: Alan e Darlan
Ponteiros: Adriano, Honorato, Lucarelli e Lukas Bergmann
Centrais: Flavio, Judson, Lucão e Otávio
Líberos: Maique e Thales
Confira a lista de jogos da Seleção Brasileira:
Sábado (30/09) – 10:00 – Brasil x Catar
Domingo (01/10) – 10:00 – Brasil x República Tcheca
Terça (03/10) – 20:30 – Brasil x Alemanha
Quarta (04/10) – 20:30 – Brasil x Ucrânia
Sexta (06/10) – 10:00 – Brasil x Cuba
Sábado (07/10) – 10:00 – Brasil x Irã
Domingo (08/10) – 10:00 – Brasil x Itália
Todos os jogos serão transmitidos pelo canal Sportv 2 na TV fechada, e a Rede Globo irá transmitir as partidas dos domingos, contra República Tcheca e Itália, respectivamente.
Foto de capa: Maurício Val/FVImagem/CBV
Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Conselho de Ética do COB entra em acordo com a CBV e diminui suspensão de Wallace
LEIA TAMBÉM: Tecnologia nos estádios: MP pretende ampliar sistema de biometria facial para estádios do Rio

Pingback: Para seguir embalado, Vasco encara desafio contra Santos na Vila Belmiro | Agência UVA
Vamos nos programar pra ir
Pingback: Brasil garante vagas para o individual masculino e para a equipe feminina de Ginástica Artística em Paris 2024 | Agência UVA