Cultura Música

Rodrigo Ogi lança o aguardado álbum “Aleatoriamente”

O rapper paulistano é destaque na coluna de lançamentos musicais da semana, junto de Filipe Catto, Jorja Smith e Wilco.

Rodrigo Ogi está de volta, após oito anos desde seu último álbum, com “Aleatoriamente”. Com produção de Kiko Dinucci (Metá Metá), o rapper sucede “Rá!” (Independente, 2015) e o EP “Pé no chão” (Independente, 2017). Ogi é destaque na coluna semanal de lançamentos musicais, com curadoria da equipe da Agência UVA. Além do rapper, tem um álbum especial da Filipe Catto em homenagem à Gal Costa, o comeback de Jorja Smith e um trabalho inédito da banda Wilco, e muito mais. Confira a lista:

Rodrigo Ogi – “Aleatoriamente” (Independente)

O rapper paulistano Rodrigo Ogi retornou nesta quarta-feira com um trabalho inédito. “Aleatoriamente” é seu terceiro álbum de estúdio e o primeiro desde 2015, ano em que Ogi lançou o aclamado “RÁ!” (Independente, 2015). O projeto tem produção de todas as faixas assinadas por Kiko Dinucci, célebre músico paulista da banda Metá Metá. “Aleatoriamente” conta com participações de Juçara Marçal, Siba, Russo Passapusso, Thiago França, Don L e Tulipa Ruiz. Escute “Aleatoriamente” aqui.

Em discos como “Crônicas da Cidade Cinza” (Independente, 2011) e “R Á!” (Independente, 2015), Ogi apresenta crônicas em formato de rap sobre a população de São Paulo. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Filipe Catto – “Belezas são coisas acesas por dentro” (Jóia Moderna)

A cantora Filipe Catto lançou, nesta última terça-feira, o álbum tributo à saudosa Gal Costa, “Belezas são coisas acesas por dentro”. O lançamento ocorreu na data de aniversário da cantora baiana, que completaria 78 anos. Aqui, Catto apresenta sua irreverência ao repertório de Gal, com produção feroz voltada para o rock, com semelhanças ao começo tropicalista da carreira da cantora homenageada, no começo dos anos 1960. Escute “Belezas são coisas acesas por dentro” aqui.

“Belezas são coisas acesas por dentro” é o sétimo álbum de estúdio da cantora Filipe Catto. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Jorja Smith – “Falling or Flying” (FAMM)

A estrela britânica do R&B Jorja Smith retorna com seu primeiro álbum de estúdio em cinco anos. “Falling or Flying” sucede o trabalho apresentado no aclamado pela crítica e público “Lost & Found” (FAMM, 2018). Em seu segundo álbum, Jorja trabalha com o produtor DameDame e vagueia pelo soul, R&B, jazz e funky house. A artista explora relacionamentos amorosos e de amizade, do passado e do presente em letras confessionais em seu trabalho mais confiante até então. Escute “Falling or Flying” aqui.

Desde 2018, Jorja Smith só lançou um EP, “Be Right Back” (FAMM, 2021) e esteve presente em discos de FKA twigs, Calvin Harris e Burna Boy. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Wilco – “Cousin” (dBpm)

Um dos principais nomes do indie rock norte americano, Wilco está de volta com mais um novo trabalho de estúdio. “Cousin” é o 13° álbum da banda, que está em atividade desde 1994. Em maio de 2022, Wilco lançou “Cruel Country” (dBpm, 2022), em que retomava o estilo country do começo da carreira do grupo. Em “Cousin”, a banda retoma a linha progressiva e experimental, sob produção da cantora galesa Cate Le Bon. Escute “Cousin” aqui.

Em três décadas de atividades, Wilco se firmou na cena indie dos Estados Unidos, em discos que misturam o rock progressivo, o “college rock” e o country. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Animal Collective – “Isn’t It Now” (Domino)

Uma das principais bandas da Nova Música Psicodélica, Animal Collective lança, nesta sexta-feira mais um álbum inédito. “Isn’t It Now” é o título deste que sucede “Time Skiffs” (Domino, 2022), lançado em fevereiro do ano passado. O disco inédito foi gravado, mixado e co-produzido pelo músico vencedor do Grammy Russell Elevado (D’Angelo, The Roots). “Isn’t It Now” é apresentado como um Animal Collective clássico, com toda a ludicidade e ecletismo da banda de Panda Bear e Avey Tare. Escute “Isn’t It Now” aqui.

Animal Collective está em atividade desde o final dos anos 1990 e é uma das bandas mais desafiadoras e emblemáticas de sua geração. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Oneohtrix Point Never – “Again” (Warp)

Forte nome da cena eletrônica e experimental mundial, Daniel Lopatin apresenta mais um trabalho de estúdio sob o nome de Oneohtrix Point Never. Com “Again”, o produtor, músico e compositor trabalha com, em suas palavras, uma “autobiografia especulativa”, formando hipóteses sobre decisões musicais alternativas. “O álbum é imaginado como o que poderia ter sido, à medida que o músico produziu suas músicas através do espaço e tempo. Quais decisões destinaram tais realidades? Como as decisões alternativas teriam soado?” disse Lopatin na apresentação de “Again”. Escute “Again” aqui.

Além de seu trabalho como Oneohtrix Point Never, Daniel Lopatin também produz trilhas instrumentais para filmes e colabora como produtor de artistas pop, como The Weeknd. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Foto de capa: Enio Cesar/Divulgação

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Padam? Kylie Minogue comemora 35 anos de carreira com “Tension”

LEIA TAMBÉM: Mitski lança novo álbum “The Land is Inhospitable and So Are We”

2 comentários em “Rodrigo Ogi lança o aguardado álbum “Aleatoriamente”

  1. Pingback: Sufjan Stevens retorna à sonoridade folk em “Javelin” | Agência UVA

  2. Pingback: Troye Sivan explora seu lado sensual em “Something to Give Each Other” | Agência UVA

Deixe um comentário