Geral Moda

Milano Fashion Week: “A moda não é olhar para trás. É sempre olhar para frente”

Viagens aos arquivos ao uso de inteligência artificial estão entre destaques da Fashion Week italiana primavera-verão 2024

A Milano Fashion Week terminou na última segunda-feira (25/09), após 176 eventos, entre desfiles e apresentações. Entre as atrações, houveram estreias de Tom Ford, Gucci e Bally com seus novos diretores criativos, aniversário da Moschino e colaboração de Moncler e Pharrell Williams.

Kim Jones abriu a semana revisitando os arquivos da Fendi e repaginando a coleção SS 1999 (Spring Summer 1999), criada por Karl Lagerfeld.

Fendi Spring – Summer (Foto: Reprodução/TagWalk)

Prada fez referência aos anos 20 ao fazer analogia à garota melindrosa com franjas. Os anos 40 e 80 foram representados através de silhuetas oversized e cores escuras, como cinza e azul marinho, devido aos períodos pós-guerra e pós-ditatorial que ocorreram na época.

Prada Spring-Summer / Reprodução: TagWalk

O novo diretor criativo da Tom Ford, Peter Hawkings, fez uma breve homenagem a alguns dos maiores sucessos de seu antecessor no desfile da Gucci de Primavera-Verão de 1996, apresentando ternos skinny de veludo e blusas de seda.

Tom Ford, verão 2024 / Divulgação

Apesar de todas essas viagens de volta aos arquivos e repaginações dos mesmos, alguns dias após o desfile no NYFW, a CEO da marca americana Collina Strada, Hillary Taymour, admitiu e divulgou o uso inteligência artificial no desenvolvimento da coleção apresentada. 

Em sua entrevista para a Vogue Runway, Hillary afirma que a IA ofereceu “diferentes elementos de drapeados que parecem caóticos, mas também sofisticados e realmente novos. É tudo muito ousado, mas também descontraído e superfeminino; isso parece novo e interessante”.

Foto: Paolo Lanzi / Gorunway.com

Foto de capa: Reprodução/Fashion Magazine

Reportagem de Bruna M. de Lima, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Londres Fashion Week traz as franjas de volta: saiba como o item surgiu

LEIA TAMBÉM: NYFW24: da brasileira PatBo até a estreia de Peter Do na Helmut Lang, confira os destaques