O décimo filme da franquia, que chega aos cinemas nesta quinta (28), parece trazer novas surpresas. Os eventos retratados no enredo se desenrolam cronologicamente entre o primeiro e o segundo filme da saga. “Jogos Mortais” é uma série de longas-metragens de terror e suspense que se destaca por sua trama envolvendo jogos sádicos, criada por James Wan e Leigh Whannell. O primeiro filme foi lançado em 2004, e tornou-se um fenômeno do gênero. A Agência UVA já conferiu o filme na cabine imprensa.
Na nova trama, John Kramer está em busca de curar seu câncer e descobre um procedimento médico e experimental, partindo então para a Cidade do México onde a esperança de cura lhe é oferecida. No entanto, ao chegar no destino, encontra um ambiente tenebroso e descobre que toda a cirurgia é uma farsa destinada a roubar dinheiro de pacientes terminais. Agora, o notório serial killer tem um novo objetivo: usar armadilhas engenhosas e inteligentes, para virar o jogo contra a falsa equipe médica, que havia prometido um milagre.

O longa aposta em cenas eletrizantes e agonizantes, algo que a saga já se propõe a fazer desde seu lançamento. Porém, o filme torna-se mais envolvente em seu enredo e na busca de vingança de Kramer, que, por sua vez, está com sua ambiguidade mais acentuada. O diretor Kevin Greutert, que já dirigiu outras continuações como “Jogos Mortais VI” e “Espiral: O Legado de Jogos Mortais”, investe de forma competente na direção, tornando as cenas mais dinâmicas e em efeitos especiais o que dá mais veracidade à história.
Os atores Tobin Bell (John Kramer) e Shawnee Smith (Amanda Young) retornam em seus papéis com muita vitalidade e energia. Outros destaques incluem as atrizes Synnøve Macody Lund, que interpreta a doutora Cecília Pederson, e Renata Vaca, que dá vida à mexicana Gabriela. Ambas as personagens têm arcos narrativos bem desenvolvidos, e cativam o público. O elenco conta ainda com Steven Brand, Paulette Hernández, Octavio Hinojosa, Joshua Okamoto e Michael Beach.
E pela primeira vez, “Jogos Mortais” não está se passando nos Estados Unidos. O México foi escolhido como cenário para os novos desafios que ocorrem no filme. Isso é um ponto positivo, pois a cultura e tradição foram incorporadas na história, assim como a escalação de certos atores com ascendência mexicana, o que aproxima ainda mais os espectadores latino-americanos.

O filme, com quase duas horas de duração, não se torna cansativo e prende o público nas poltronas das salas de cinema. Em algumas cenas é possível perceber sacadas de humor, que aliviam um pouco a tensão da trama. Para aqueles que gostam de um suspense psicológico e um terror de fazer roer as unhas, “Jogos Mortais X” é uma opção para aproveitar a Semana do Cinema que ocorre de 28 de setembro a 4 de outubro, com ingressos custando R$12.
Confira o trailer de “Jogos Mortais”, que chega nesta quinta (28) nos cinemas:
Título: Jogos Mortais X
Direção: Kevin Greutert
Roteiro: Josh Stolberg e Pet Goldfinger
Gênero: Terror, Suspense
Classificação indicativa: 18 anos
Foto de capa: Reprodução/Twisted Pictures
Reportagem de Gustavo Menezes, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: Semana do Cinema terá ingressos com preço único de 12 reais
LEIA TAMBÉM: Oito plataformas de streaming para quem ama cinema

0 comentário em ““Jogos Mortais X” traz retorno vingativo de Jigsaw e cenas inquietantes”