Nesta terça-feira (19), começa a primeira edição do FLIC-BF (Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense), realizado no Parque Natural Municipal do Gericinó, em Nilópolis. O evento terá a presença de nomes como Itamar Vieira Júnior, autor do livro “Torto Arado” e de Conceição Evaristo, escritora da obra “Olhos D’Água” e grande homenageada da edição. Serão 5 dias de Festival, do dia 19 até o dia 24, sempre das 9h às 18h, com uma programação composta de palestras, espetáculos teatrais, oficinas, música entre outras manifestações culturais em convergência com a literatura.

O evento conta com curadoria de Thiago Cardoso, ator e morador da cidade, realização do Instituto LatinoAmerica, produção da ABÈBÈ Produções e apoio da Prefeitura de Nilópolis. O principal objetivo da FLIC é valorizar a arte e a cultura da Baixada Fluminense, com 90% das atrações sendo compostas por professores, escritores e artistas da região.
O FLIC contará com 22 estandes, espaços destinados para pequenas editoras divulgarem seus trabalhos e quatro palcos para palestras e atividades culturais. Além de homenagear Conceição, que participará de uma roda de conversa no dia 24, os principais nomes do evento também são mulheres negras, como a jornalista Flavia Oliveira, que estará no mesmo dia participando da palestra “Beija-Flor Patrimonio Cultural”, e da escritora e atriz Elisa Lucinda, patrona do evento e estará presente no dia 20.

Todos os nomes dos palcos homenageiam mulheres do universo do samba e que contribuíram de alguma maneira para sua construção, as chamadas “tias”. O espaço principal, que receberá as palestras, se chama Tia Ciata. Os outros três espaços: o infantil, chamado de Tia Nilda, terá uma série de oficinas para esse público alvo, a exemplo de uma de maquiagem e de discotecagem, todas as oficinas precisam de inscrição prévia que podem ser feitas através desse link; o espaço multicultural, nomeado de Tia Celuta, reunirá as demais apresentações artísticas como de dança e teatrais; e por fim, o Coreto, com o nome de Tia Nadir da Beija-Flor, terá uma programação especial destinada a contar histórias sobre diversos assuntos, principalmente ligadas à Baixada Fluminense.
Ao todo, serão 16 palestras, 18 oficinas e 20 rodas de conversa. Além das palestras, um destaque da programação artística será a apresentação do grupo de samba Fundo de Quintal no dia 22, às 18h. Para conferir a programação completa, acesse aqui.
Endereço: Parque Natural Municipal do Gericinó – Rua Alberto Teixeira da Cunha, 1907 – Centro, Nilópolis – RJ
Foto de capa: Juh Almeida/Divulgação
Reportagem de Karla Maia, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Escritores independentes e editoras pequenas procuram visibilidade na Bienal do Livro
LEIA TAMBÉM: Bienal do Livro Rio 2023 registra recordes de público e vendas

Pingback: Tragédia climática no Sul do Brasil gera críticas ao governo federal | Agência UVA
Pingback: Conceição Evaristo, grande homenageada da FLIC-BF, fala sobre suas obras e trajetória em roda de conversa | Agência UVA