Agência UVA Da sala de aula

Conheça três podcasts produzidos por alunos da UVA

Produções realizadas na disciplina "Web Rádio e Podcast" são destaque na Agência UVA

Nos últimos anos, os podcasts se consolidaram como um importante formato para a comunicação. Uma pesquisa realizada pela Deezer, em abril de 2020, com 2.000 participantes, mostrou que o crescimento de pessoas que consumiram podcasts e audiobooks foi de 43% durante a pandemia de Covid-19. Desses, 42% afirmaram que consumiram esse formato para se distrair. A professora Mônica Nunes, uma das responsáveis pela disciplina de “Web Rádio e Podcast” da Universidade Veiga de Almeida (UVA), destacou como a crise sanitária proporcionou a valorização de conteúdos em áudio e sons em geral. 

“A audiência, que se ampliou durante a pandemia, foi em função das pessoas estarem em casa presas, sem ter o que fazer, sem poder sair. Então o podcast virou uma forma de entretenimento, uma forma de ocupar o tempo. Isso é muito bom, porque o ambiente sonoro nem sempre teve tanta visibilidade, as pessoas sempre se preocupam muito com o imagético, e com a pandemia a gente percebeu que as pessoas começaram a prestar atenção no áudio, no que existia em torno, nos sons dos vizinhos, em áudios bons e em ruídos também.” destacou a professora. 

Pensando justamente na valorização dos conteúdos em áudio que a Universidade Veiga de Almeida planejou a disciplina de “Web Rádio e Podcast”, a fim de proporcionar aos alunos conhecimento e experiências que estão sendo amplamente exigidas pelo mercado de trabalho. Assim, a jornalista e professora dos cursos de comunicação social da UVA, Mônica Nunes, propôs aos seus alunos que construíssem um podcast no formato de mesa redonda, com um tema que fosse de interesse dos grupos. 

“É fundamental já colocar a mão na massa logo no início da universidade, isso faz com que os alunos tenham mais experiência em relação ao mercado de trabalho, onde são exigidas muitas habilidades e competências dos profissionais. Então colocar os alunos já no início da graduação para praticar e criar, é uma experiência muito legal, porque os trabalhos acadêmicos não servem só para passar em uma disciplina, eles são muito mais do que isso e servem também para que seja criado um portfólio. Eu fiquei muito impressionada com a qualidade dos podcasts” finalizou a jornalista.  

A Agência UVA conferiu os podcasts produzidos pelos alunos e preparou uma lista com os mais bem avaliados. Confira: 

1 – Vidas em Cena: “O papel da representatividade na novela ‘Vai na Fé’” 

As novelas, principal produto de cultura popular do país, estão cada vez mais retratando a realidade e a diversidade da população. “Vai na Fé” conquistou o público desde que estreou, sendo assistida por diferentes gerações na TV aberta e no streaming, e amplamente comentada em todas as redes sociais. O recente sucesso de audiência da Globo traz no centro de sua história muita representação racial, religiosa, de diversidade sexual e muitos outros temas que fazem com que o público se identifique diariamente com a trama. Pensando em todas essas questões, o podcast “Vidas em Cena”, busca entender como se construiu o sucesso da novela e como a representatividade colabora nesse processo. 

2 – Plus Verso: “Moda plus” 

Com o objetivo de promover discussões que ainda tem pouca visibilidade em grandes veículos, o podcast traz um panorama de como funciona o mercado de moda plus e busca mostrar o que pensam os consumidores dessa área, destacando os obstáculos que corpos fora do padrão encontram em seu cotidiano. Além disso, a conversa promove uma reflexão sobre a importância do ativismo e das redes sociais na luta por espaços para todos os tipos de corpos. 

3 – Quebrando a Quarta Parede: “A greve dos roteiristas e os remakes no audiovisual” 

Tendo como ponto de partida a greve dos roteiristas dos Estados Unidos, a conversa busca entender como vem ocorrendo as mudanças de perspectivas de novas produções no universo cinematográfico, debatendo se a produção de muitos remakes, movimento que ocorre no mundo todo, pode se tornar algo cansativo e saturado. Além disso, o podcast discute as mudanças mais recentes do universo audiovisual, que ocorreram principalmente durante a pandemia de Covid-19, com a ascensão dos streamings. 

Foto de capa: Pexels

Reportagem de Gabriel Ribeiro, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Ballrooms contemporâneos: como a comunidade LGBTQIA+ se encontra nas noites cariocas

LEIA TAMBÉM: “Heartstopper” e “Vermelho, Branco e Sangue Azul” agitam as estreias de agosto

3 comentários em “Conheça três podcasts produzidos por alunos da UVA