Um dos principais eventos de literatura do Brasil está chegando, cheio de atrações para aproveitar todos os 10 dias de eventos. Em aquecimento para o início da Bienal do Livro 2023, a Agência UVA separou os principais painéis do primeiro final de semana do evento.
Sexta, 01 de setembro
17h – Palavra-Chave: 40 anos de Bienal – Uma Celebração
Para dar início a mais uma edição e celebrar os 40 anos do evento, a Bienal reuniu um time de autores que fazem parte da história do festival para compartilhar com o público suas memórias favoritas e inesquecíveis que viveram nos pavilhões do Riocentro. Com Thalita Rebouças, Ana Maria Machado, Ruy Castro, Maurício de Sousa, Clara Alves e Rosa Maria Araújo.
Sábado, 02 de setembro
11h – Palavra-Chave: Entrevista Cassandra Clare
Uma das atrações mais aguardadas desta edição, Cassandra Clare é autora best-seller da série “Os Instrumentos Mortais”, com mais de 36 milhões de cópias vendidas mundialmente. O painel será mediado pelo produtor de conteúdo literário, Alec Costa. Depois, a autora segue para a Praça de Autógrafos, para assinar os exemplares dos seus livros.
18h – Estação Plural: Páginas na Tela – Um conto e Ano Inesquecível com Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet, Lázaro Ramos e Amazon Brasil
“Um Ano Inesquecível” é um livro que reúne quatro contos de autoras brasileiras e cada história vai se passar em uma estação do ano. Recentemente a Prime Video adaptou a obra de 2015 para as telas, formando uma tetralogia, que já está disponível para assistir na plataforma. Lázaro Ramos foi diretor da adaptação do conto de Outono, e também vai participar do bate papo junto com as autoras para falar de como as histórias atravessam gerações e se adaptam a diferentes meios. A mesa será mediada pela editora Ana Lima.
19h – Palavra-Chave: Baile da Realeza
A autora de “Bridgerton”, Julia Quinn, vai receber os seus leitores num baile de máscaras. Mais detalhes sobre como funcionará a atração serão divulgados em breve.
Domingo, 03 de setembro
11h – Palavra-Chave: Entrevista Holly Black
A autora americana de mais de 30 livros de fantasia, incluindo a série de livros “As Crônicas de Spiderwick”, vai participar de um painel para falar das suas inspirações e processo de criação. A mediação será do criador de conteúdo literário, Edu Luckyficious.
13h – Palavra-Chave: Entrevista Julia Quinn
À tarde, é a vez da autora Julia Quinn retonar à Bienal para falar sobre a sua trajetória e o sucesso da adaptação da sua série de livros “Bridgerton” pela Netflix, que se tornou um sucesso instantâneo e recorde de audiência da plataforma. Frini Georgakopoulos vai comandar esse bate-papo.
19h – Palavra-Chave: Desfile de Fantasia
Domingo é o dia de fazer cosplay do seu personagem literário favorito. À noite, acontecerá um desfile a presença de Cassandra Clare e Holly Black.
Para poder participar dos painéis e das sessões de autografo, é necessário pegar uma senha na Central de Senhas, que fica próxima ao Jardim Central. As senhas serão distribuídas uma hora antes do inicio de cada atividade e são limitadas. Também será possível acompanhar os painéis oficias pela transmissão que será feita no canal do Youtube do evento. Verifique a programação completa no site da bienal.
Foto de capa: Reprodução/Twitter
Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de João Agner.
LEIA TAMBÉM: Bienal do Livro celebra 40 anos com autores internacionais e novas experiências
LEIA TAMBÉM: 5 livros para quem leu e gostou de ‘Vermelho, branco e sangue azul’

Pingback: Museu Nacional realiza festival na Quinta da Boa Vista com atividades gratuitas | Agência UVA
Pingback: Bienal do Rio cria memórias há 40 anos | Agência UVA