Cidade Cultura Evento

Bienal do Livro: baile de máscara e bate papo com autoras internacionais são atrações no primeiro fim de semana

Para celebrar seus 40 anos, a Bienal irá realizar bate papo com autores que fizeram parte da história do festival de livros.

Um dos principais eventos de literatura do Brasil está chegando, cheio de atrações para aproveitar todos os 10 dias de eventos. Em aquecimento para o início da Bienal do Livro 2023, a Agência UVA separou os principais painéis do primeiro final de semana do evento.

Sexta, 01 de setembro

17h – Palavra-Chave: 40 anos de Bienal – Uma Celebração

Para dar início a mais uma edição e celebrar os 40 anos do evento, a Bienal reuniu um time de autores que fazem parte da história do festival para compartilhar com o público suas memórias favoritas e inesquecíveis que viveram nos pavilhões do Riocentro. Com Thalita Rebouças, Ana Maria Machado, Ruy Castro, Maurício de Sousa, Clara Alves e Rosa Maria Araújo.

Sábado, 02 de setembro 

11h – Palavra-Chave: Entrevista Cassandra Clare

Uma das atrações mais aguardadas desta edição, Cassandra Clare é autora best-seller da série “Os Instrumentos Mortais”, com mais de 36 milhões de cópias vendidas mundialmente. O painel será mediado pelo produtor de conteúdo literário, Alec Costa. Depois, a autora segue para a Praça de Autógrafos, para assinar os exemplares dos seus livros.

18h – Estação Plural: Páginas na Tela – Um conto e Ano Inesquecível com Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet, Lázaro Ramos e Amazon Brasil

“Um Ano Inesquecível” é um livro que reúne quatro contos de autoras brasileiras e cada história vai se passar em uma estação do ano. Recentemente a Prime Video adaptou a obra de 2015 para as telas, formando uma tetralogia, que já está disponível para assistir na plataforma. Lázaro Ramos foi diretor da adaptação do conto de Outono, e também vai participar do bate papo junto com as autoras para falar de como as histórias atravessam gerações e se adaptam a diferentes meios. A mesa será mediada pela editora Ana Lima.

19h – Palavra-Chave: Baile da Realeza

A autora de “Bridgerton”, Julia Quinn, vai receber os seus leitores num baile de máscaras. Mais detalhes sobre como funcionará a atração serão divulgados em breve.

Domingo, 03 de setembro 

11h – Palavra-Chave: Entrevista Holly Black

A autora americana de mais de 30 livros de fantasia, incluindo a série de livros “As Crônicas de Spiderwick”, vai participar de um painel para falar das suas inspirações e processo de criação. A mediação será do criador de conteúdo literário, Edu Luckyficious.

13h – Palavra-Chave: Entrevista Julia Quinn

À tarde, é a vez da autora Julia Quinn retonar à Bienal para falar sobre a sua trajetória e o sucesso da adaptação da sua série de livros “Bridgerton” pela Netflix, que se tornou um sucesso instantâneo e recorde de audiência da plataforma. Frini Georgakopoulos vai comandar esse bate-papo.

19h – Palavra-Chave: Desfile de Fantasia

Domingo é o dia de fazer cosplay do seu personagem literário favorito. À noite, acontecerá um desfile a presença de Cassandra Clare e Holly Black.

Para poder participar dos painéis e das sessões de autografo, é necessário pegar uma senha na Central de Senhas, que fica próxima ao Jardim Central. As senhas serão distribuídas uma hora antes do inicio de cada atividade e são limitadas. Também será possível acompanhar os painéis oficias pela transmissão que será feita no canal do Youtube do evento. Verifique a programação completa no site da bienal.

Foto de capa: Reprodução/Twitter

Reportagem de Nathalia Bittencourt, com edição de texto de João Agner.

LEIA TAMBÉM: Bienal do Livro celebra 40 anos com autores internacionais e novas experiências

LEIA TAMBÉM: 5 livros para quem leu e gostou de ‘Vermelho, branco e sangue azul’

2 comentários em “Bienal do Livro: baile de máscara e bate papo com autoras internacionais são atrações no primeiro fim de semana

  1. Pingback: Museu Nacional realiza festival na Quinta da Boa Vista com atividades gratuitas | Agência UVA

  2. Pingback: Bienal do Rio cria memórias há 40 anos | Agência UVA

Deixe um comentário