Cultura Entretenimento

Agência UVA 20 anos: relembre como era a televisão brasileira em 2003

Confira a retrospectiva de 20 anos na televisão brasileira que preparamos para celebrar o aniversário da Agência UVA

A televisão brasileira está constantemente no dia a dia da população brasileira, com novelas, programas de auditório e minisséries que marcaram e são lembradas até hoje. Em 20 anos de existência, a Agência UVA acompanhou grandes momentos da TV brasileira, como a volta triunfal de Ana Francisca, A surra de Maria Clara em Laura, entre outros.

Muitos eventos marcaram a televisão brasileira nos últimos 20 anos, e a Agência UVA preparou uma lista com os principais programas, que assim como ela, completam 20 anos em 2023.

A Casa das Sete Mulheres

No dia 7 de janeiro de 2003, a Rede Globo exibia o primeiro episódio da minissérie inspirada no livro homônimo de Letícia Wierzchowski, com adaptação de Maria Adelaide Amaral e Walter Negrão. Com 51 episódios, a série contava a história das mulheres da família de Bento Gonçalves, que encaravam dificuldades decorridas do conflito dos Farrapos. A série contou com Eliane Giardini, Mariana Ximenes, Camila Morgado e outros nomes consagrados em seu elenco.

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Big Brother Brasil 3

O reality show mais querido da TV brasileira retornava com a sua terceira edição em 14 de janeiro de 2003, e encerrava a edição em 1º de abril com a vitória do assessor parlamentar Dhomini Ferreira, com 51% dos votos do público. Antes da fama, a apresentadora Sabrina Sato foi participante dessa edição do reality, no qual fez casal com o vencedor. Sabrina foi eliminada na oitava semana com 60% dos votos, enfrentando Dhomini.

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Mulheres Apaixonadas

Um dos grandes sucessos de Manoel Carlos, a novela estreava na Rede Globo em 17 fevereiro. O público pode acompanhar a história de icônica Helena, nessa vez interpretada por Christiane Torloni, que vive um casamento estável porém sem paixão com Téo (Tony Ramos). No decorrer da trama, Helena reencontra Cesár (José Mayer), o ex-namorado que abandonou para se casar com Téo. 20 anos depois, a novela encontra-se em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, na grade atual da TV Globo.

Na época, a novela contribuiu para que as denúncias de violência doméstica aumentassem em 40%, antes mesmo da instituição da Lei Maria da Penha, dois anos depois. Os atores Helena Ranaldi e Dan Stulbach, que interpretavam um relacionamento abusivo na trama, estiveram presentes no lançamento do Programa Nacional de Combate à Violência contra a Mulher do Governo Lula.

(Foto: Reprodução/Memórias Globo)

Eliana na Fábrica Maluca

Em março após o fim de “Eliana e Alegria” na Record TV, a emissora lançava um novo programa com a apresentadora. O programa contava com uma plateia de crianças participando de brincadeiras, repetindo os moldes do antigo programa. A atração, entretanto, não agradou o público, fazendo com que programa fosse finalizado no ano seguinte.

(Foto: Reprodução/Record TV)

Show do Milhão

2003 foi marcado pelo fim do Show do Milhão, atração do SBT, em outubro. A atração estava na grade da emissora desde 1999 e alcançou um imenso sucesso de audiência. Apresentado por Silvio Santos, o game show era um jogo de perguntas e respostas com membros do auditório, com prêmio de valor máximo de 1 milhão de reais. O programa acabou retornando a grade da emissora duas vezes, em 2009 e 2017, porém não teve os resultados esperados.

(Foto: Reprodução/SBT)

Foto de capa: Reprodução/Rede Globo

Reportagem de Pedro Turteltaub e João Agner, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Agência UVA 20 anos: o que era moda em 2003?

LEIA TAMBÉM: Agência UVA 20 anos: do redesenho da marca à criação de um novo site