Esporte

Fluminense e Flamengo empatam em tarde de arbitragem polêmica

Em clássico com 14 cartões amarelos, equipes reclamam de seus gols anulados

Em jogo no Maracanã, Fluminense e Flamengo empataram sem gols pela 15° rodada do campeonato brasileiro. Em partida marcada por polêmicas com a arbitragem, times agora vêem o Botafogo disparar na liderança.

Com dois gols anulados, um para cada lado, as equipes saíram de campo furiosas com a arbitragem de Sávio Pereira Sampaio (FIFA – DF). Distribuindo mais de dez cartões amarelos na partida, o árbitro, com a ajuda do VAR, anulou gol do rubro-negro Gabigol, e de Arias, para o Flu, ambos por falta no começo da jogada.

Em boa partida, Jhon Arias teve gol anulado pelo VAR. (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

O clássico começou com grande pressão do Flamengo. Marcando a saída de bola do Fluminense no campo de defesa, o Rubro-Negro encurralou os zagueiros adversários conseguindo roubar algumas bolas, porém, sem sucesso no arremate ao gol. Primeiro, Gerson achou Gabi na entrada da área, que bateu rente à trave. Depois, foi a vez de Arrascaeta girar e finalizar de dentro da área, mas Fábio fez boa defesa. Após os sustos, a equipe Tricolor se acertou e equilibrou a partida com seu habitual toque de bola. Em bom corte de Ganso no campo de ataque, o meia cruzou na cabeça de Cano, que desperdiçou grande oportunidade. Muito disputado e truncado, o primeiro tempo seguiu com muitas faltas, cerca de 20, e sete cartões amarelos, seis para o Tricolor.

Arrascaeta sofreu com faltas na partida (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)

A etapa final se iniciou com mais intensidade de ambas as equipes. O Tricolor conquistou a posse de bola e controlou boa parte do segundo tempo. Aos 10′ Lelê recebeu no meio campo e disparou em jogada individual, chutando cruzado para defesa de Matheus Cunha. Após escanteio, Nino subiu sozinho na defesa rubro-negra e cabeceou para Matheus Cunha operar um milagre com os pés, impedindo o Tricolor de abrir o placar. A partir daí, o VAR se tornou personagem principal da partida ao anular um gol de cada lado. O primeiro marcado por Jhon Arias, onde o Árbitro de Vídeo assinalou falta no começo da jogada, de André em Cebolinha. O segundo, com Gabigol, anulado por falta de Pablo em Cano.

A arbitragem ainda seguiria polêmica em lances de possíveis pênaltis em cima de Arrascaeta, para o Fla, e de mão de Gerson dentro da área. No final da partida, ao sofrer lindo drible de Marcelo, Luiz Araújo fez falta dura no lateral e recebeu cartão amarelo. Após consulta ao VAR, o árbitro expulsou o Rubro-Negro. A partida se encerrou com ânimos quentes e sem gols: Flu 0x0 Fla.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos 27 pontos e se manteve como segundo colocado na competição, mas viu o líder Botafogo disparar mais ainda na ponta da tabela, com 12 pontos de vantagem. O Fluminense caiu para a quinta colocação, com 25 pontos.

O Fluminense volta a campo domingo (24) para o confronto contra o Coritiba, fora de casa. O Flamengo recebe o América-MG no Maracanã no sábado (22).

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO BRASILEIRO – 15° RODADA

FLUMINENSE 0x0 FLAMENGO

Data e Local: 16 de julho de 2023, 16h (de Brasília), Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA/DF)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Leone Carvalho Rocha (GO)

VAR: Wagner Reway (FIFA-PB)

Público e Renda: 62.354 presentes. R$ 3.593.120,50.

Cartões amarelos: Felipe Melo, André, Cano, Pedro Rangel, Lima, John Kennedy, Ganso e Fernando Diniz (FLU); Everton Ribeiro, André, Gabigol, Filipe Luis, Thiago Maia e Jorge Sampaoli (FLA)

Cartão vermelho: Luiz Araújo (FLA)

Escalações Finais

FLUMINENSE:

Fabio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (John Kennedy, 52’/2°T) e Marcelo (Felipe Andrade, 50’/2°T); André, Martinelli (Lelê, intervalo), Lima e Ganso (Leo Fernandez, 25’/2°T); Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz

FLAMENGO:

Matheus Cunha; Wesley, David Luiz (Pablo, 34’/2°T), Léo Pereira e Filipe Luis; Thiago Maia (Allan, 20’/2°T), Gerson, Arrascaeta (André, 34’/2°T), Everton Ribeiro (Victor Hugo, 34’/2°T); Cebolinha (Luiz Araujo, 20’/2°T) e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli

Foto de capa: Mailson Santana/Fluminense FC

Reportagem de Jorge Barbosa, com edição de texto de Anne Rocha

LEIA TAMBÉM: Em casa, Botafogo encara o Bragantino para disparar na liderança

LEIA TAMBÉM: Fluminense e Flamengo se enfrentam pela vice-liderança

2 comentários em “Fluminense e Flamengo empatam em tarde de arbitragem polêmica

  1. Pingback: Flamengo recebe lanterna América-MG e busca diminuir a distância para o líder Botafogo | Agência UVA

  2. Pingback: Botafogo visita o Santos na Vila Belmiro em estreia do técnico Bruno Lage | Agência UVA

Deixe um comentário