Na noite do domingo (9), o Botafogo venceu o Grêmio por 2 a 0, em confronto válido pela décima quarta rodada do Brasileirão, na Arena do Grêmio, na cidade de Porto Alegre. Deste modo, o alvinegro carioca chegou aos 36 pontos continuando no topo da tabela, enquanto o tricolor gaúcho permaneceu como o terceiro colocado com 26 pontos.
Durante a primeira etapa, os clubes mostraram as razões por disputarem o topo da tabela. A equipe comandada por Renato Portaluppi fazia uma alta pressão, enquanto o artilheiro da competição, Tiquinho Soares, marcou um gol para o time da estrela solitária com anulação do VAR instantes depois. A partir desse lance, a equipe de Porto Alegre teve controle total da partida, no entanto desperdiçou diversas oportunidades.
No segundo tempo, o time gaúcho avançou suas linhas, ofereceu mais perigo ao gol adversário, porém o goleiro Lucas Perri teve mais uma boa exibição e assegurou que as redes do alvinegro não fossem balançadas. Com isso, a equipe carioca reagiu aos 29 minutos. Eduardo abriu o placar da partida após o lançamento de Di Plácido. Desta maneira, tendo a vitória parcial, o alvinegro adotou uma proposta mais ofensiva a fim de garantir o triunfo. Foi então que ao final do jogo, Carlos Alberto aproveitou a chance na grande área e definiu o resultado ao marcar o segundo gol.

(Foto: Divulgação/Caio Falcão)
O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira (12), às 19 horas, para a disputa de ida dos 16 avos de final da Copa CONMEBOL Sul-americana contra o Patronato (ARG), fora de casa.
Escalações finais
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Vina); João Pedro, Carballo (Cuiabano), Villasanti e Reinaldo; Bitello (Nathan), Cristaldo (Ferreira) e Luis Suárez (André). Técnico: Renato Gaúcho
Botafogo
Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Víctor Cuesta e Hugo (Marçal); Marlon Freitas, Tchê Tchê (Breno) e Eduardo (Danilo Barbosa); Júnior Santos (Matías Segovia), Luis Henrique e Tiquinho Soares (Carlos Alberto). Técnico: Claudio Caçapa
Ficha técnica
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Reinaldo e Cuiabano (Grêmio); Hugo, Tiquinho Soares, Tchê Tchê, Philipe Sampaio e Marçal (Botafogo).
Gols: Eduardo (29’/2ºT) e Carlos Alberto (42’/2ºT)
Foto de capa: Vítor Silva/Botafogo
Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Anne Rocha
LEIA TAMBÉM: Flamengo e Palmeiras empatam em jogo movimentado
LEIA TAMBÉM: Botafogo vai ao Rio Grande do Sul para defender a sua liderança

Pingback: Em casa, Botafogo encara o Bragantino para disparar na liderança | Agência UVA
Pingback: Flamengo recebe lanterna América-MG e busca diminuir a distância para o líder Botafogo | Agência UVA