Cidade Cultura Geral

Escritora Carolina Maria de Jesus é homenageada em exposição no Museu de Arte do Rio

A mostra estreia no próximo sábado, dia 24 de junho e homenageia uma das maiores escritoras contemporâneas brasileiras

Carolina Maria de Jesus é considerada uma das maiores escritoras contemporâneas brasileiras, sua principal obra, “Quarto de Despejo”, tornou sua figura e suas obras reconhecidas internacionalmente. A exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil Para os Brasileiros” conta sua história e de sua produção literária. A mostra é uma parceria do Museu de Arte do Rio com o IMS, o Instituto Moreira Salles, que está atualmente fechado para obras. A exposição faz sua reestreia dia 24 de junho no MAR, após temporadas no SESC de Rio Preto e no IMS da cidade de São Paulo. 

Ao todo, são mais de 400 arquivos, entre manuscritos originais da escritora mineira, que passou sua vida na favela do Canindé e narrou suas experiencias no lugar em “Quarto de Despejo”. A exposição tem curadoria do antropólogo Helio Mendes e da historiadora Raquel Barreto, e é composta por contos, letras de músicas e romances, juntamente com fotos, documentos e depoimentos de sua filha Vera Alice, organizados em 16 núcleos. A ideia inicial da mostra vem de um de seus escritos inéditos arquivados pelo IMS, que possui o mesmo nome “Um Brasil Para os Brasileiros” que estará exposto para o público. Há ainda, obras de outros 69 artistas visuais que dialogam com a escritora mineira, realizadas entre 1951 e 2021.

Um dos painéis da exposição. (Foto: Divulgação)

A questão visual da exposição também se relaciona com a escritora, ao usar da caligrafia dela para compor a identidade da amostra, pois seus manuscritos escritos com sua letra cursiva serão expostos. Muitas vezes, seus textos originais foram alterados pelas editoras que detinham seus direitos autorias e publicavam suas obras.

A exposição estará no MAR até novembro e, no dia de sua abertura, estará com entrada gratuita. Nos demais dias, custa R$20 a entrada inteira, e R$10, a meia, de quinta a domingo, de 11h às 18h. Também acontecerá uma roda de samba promovida pelo Samba da Volta em comemoração a estreia da exposição e da nova bandeira que será hasteada no Museu, com a frase “A Ordem É Samba”, escolhida por voto popular. 

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro , Rio de Janeiro.

Foto de Capa: Audálio Dantas/Agência Brasil

Reportagem por Karla Maia, com edição de texto de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM: Sétima edição do Festival Ecrã cultiva a imagem em movimento

LEIA TAMBÉM: Recursos para construção de dois novos presídios no Rio são anunciados

0 comentário em “Escritora Carolina Maria de Jesus é homenageada em exposição no Museu de Arte do Rio

Deixe um comentário