A exposição “Mundo Pixar” estreou nesta quinta (8), e retrata 13 ambientes imersivos de filmes do famoso estúdio de animação. Após passar por uma temporada em São Paulo, a exposição chega ao Rio de Janeiro, se localizando no estacionamento do Barra Shopping. E, claro, A Agência UVA foi conferir o programa ideal para um passeio em família durante o fim de semana.

A atração apresenta espaços emblemáticos das animações, como o painel de controle das emoções, na mente da personagem Riley de “Divertida Mente”, e a casa do senhor Frederiksen, protagonista de “Up: Alta Aventuras”. Durante o passeio, é permitido e incentivado a produção de fotos e vídeos nos espaços.
Com o objetivo de fazer o espectador se sentir dentro dos filmes, a experiência imersiva se utiliza de recursos visuais. O cenário de “Toy Story” desfruta de grandes proporções para imitar a sensação de ser um dos brinquedos de Andy, protagonista do filme. Assim como em “Ratatouille”, que molda o local para que o público se sinta o personagem Remy. Os recursos sonoros também são utilizados, trilhas sonoras dos longas são tocados durante todo o passeio, além de sons característicos das histórias. Um ótimo exemplo é o barulho de água no espaço de “Procurando Nemo”.

O publicitário Wagner Zaratin, que desenvolve campanhas a fim de proporcionar experiências para grandes marcas e consumidores, é organizador da exposição “Mundo Pixar” e explica como foi o processo de trazer essa ilusão de ótica para o evento.
“Pensamos primeiro na proporção das estátuas, queríamos que elas estivessem na altura do ser humano, em média 1,70, e, a partir disso, criamos os outros objetos. Eles também estão no lugar mais alto do espaço, para permitir que o cenário ficasse o mais alto possível.” afirma Wagner.
Em formato de circuito, o visitante vive uma experiência de cerca de uma hora, passando pelos cenários dos filmes um de cada vez. O evento possui acessibilidade, como roteiro em aúdiodescrição e placas em braile, além monitores em todos os espaços para auxiliar os visitantes. E, ao fim do passeio, há uma loja com brinquedos, roupas e produtos da Pixar, alguns licenciados pela produtora de filmes. Os preços variam de 8 a 250 reais.
Mesmo sendo de um estúdio americano, a exposição foi idealizada no Brasil em parceria com a empresa de filmes. Todos os espaços e objetos foram criados e montados em solo brasileiro.
O espaço estará aberto até setembro, funcionando de terça a quinta de 10h às 20h e aos fim de semana de 10h às 21h. É permitido a entrada de no máximo 70 pessoas por sessão. Os preços dos ingressos estão entre 80 e 164 reais e o horário precisa ser reservado no site durante o ato da compra.
Endereço: Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca.
Foto de capa: Divulgação/Mundo Pixar
Reportagem de Karla Maia, com edição de texto de Mariana Motta
LEIA TAMBÉM: Exposição sobre a história do celular e outros eventos em destaque para o fim de semana
LEIA TAMBÉM: Parque Rita Lee: Boulevard Olímpico será rebatizado em homenagem à cantora

Pingback: Festas juninas: arraiás e Feira de São Cristóvão são opções para aproveitar o período | Agência UVA
Pingback: “De Volta aos 15” e “O Verão que Mudou a Minha Vida” são destaques de julho nos streamings | Agência UVA